LEIA TAMBÉM

RODNEY WALLACE – MEIO CAMPO – AROUCA

Hoje analisamos a nova contratação do Sport Recife. Trata-se do meia-atacante costa-riquenho Rodney Wallace, ex jogador do Arouca, nascido em 1988.

Rodney

Rodney começou sua carreira no futebol universitário dos Estados Unidos, ingressando na MLS em 2009 pelo D.C United. No clube realizou 46 jogos, 41 deles como titular e marcou 03 gols. Em 2011 se transferiu para o Portland, clube pelo qual atuou em 05 temporadas. Ao todo foram 136 jogos, 108 como titular, 19 gols marcados e 28 assistências realizadas. Em 2016 acertou sua transferência para o Arouca de Portugal, clube pelo qual atou em apenas 02 partidas, totalizando 12 minutos em campo.

Pela seleção da Costa Rica atuou em 18 partidas, 11 como titular, marcou 03 gols e deu 01 assistência. Era frequentemente convocado durante as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, porém lesionou o joelho em novembro de 2013 e só retornou aos gramados no final de junho de 2014.

Rodney - Posicionamento

Trata-se de um jogador que pode atuar em todas as linhas do time. Normalmente atua em posição de amplitude como um winger. Entretanto pode fazer funções mais centralizadas no ataque.

É um jogador que se movimenta muito horizontalmente entre os terços do campo. Tem deslocamentos rápidos entre as linhas, principalmente nos últimos terços do campo. Realiza com bastante disposição a recomposição defensiva, tendo papel importante pelo lado do campo.

Rodney - Mapa de Calor

Mapa de Calor ———->

FASE DEFENSIVA

Rodney Wallace é extremamente participativo na fase defensiva. Tem papel importante na transição e organização defensiva como elemento que aborda o adversário, fecha espaços e compõe o equilíbrio defensivo, normalmente ocupando um espaço rente à linha lateral.

Rodney - Fase defensiva

Fase defensiva

Em média realiza 3 desarmes por jogo e participa de 20 duelos defensivos a cada 90 minutos. Nesse tipo de enfrentamento apresenta 44% de vitórias. É um jogador extremamente voluntarioso e capaz de realizar tarefas defensivas se orientado para isso.

FASE OFENSIVA

Após participar da fase defensiva, normalmente é o primeiro jogador a receber a bola para iniciar a construção. Utiliza muito passes curtos e deslocamentos em velocidade para fazer o time avançar no terreno.

Rodney - Transição defensiva

Transição ofensiva – primeiro terço

Em situações nos últimos terços do campo, Wallace costuma ocupar posição de amplitude mas também realizar movimentos em direção ao centro do campo. É um jogador que tem razoável qualidade no passe, apresentando 76% de acertos dos 41 passes que realiza por jogo.

Rodney - Amplitude

Posição de amplitude pela direita

Seus deslocamentos ao centro do campo visam construir oportunidades. Trata-se de um jogador que circula muito entre a primeira e segunda linha adversária buscando espaço para si e para os companheiros. Tem um bom drible curto mas por vezes peca no controle de bola e manutenção dela em demasia. Em média realiza 2.6 dribles por jogo e tem vitória pessoal em 48% das tentativas.

Rodney - Circulação no último terço

Criação de alternativas pelo centro

Nos momentos finais da fase ofensiva, Wallace tenta ser objetivo e vertical. Realiza em média 3.25 cruzamentos a cada 90 minutos e tem um aproveitamento de 28%. Ao longo de sua carreira já deu 29 assistências, muitas oriundas de cruzamentos pelo lado.

É um jogador que quando a jogada é construída pelo seu lado, tenta buscar espaços para infiltração atrás da primeira linha adversária. Trata-se de um jogador mais participativo na construção do que na finalização. Em média finaliza 1.7 vezes por jogo e tem um aproveitamento de 8%.  Mesmo não sendo um finalizador nato, Wallace consegue criar desequilíbrio na defesa adversária, principalmente pela dinamismo e rapidez de raciocínio.

Rodney - Busca espaço atrás da primeira linha

Projeção atrás da primeira linha

Quando a jogada é realizada no lado oposto ao seu, Rodney realiza com muita inteligência e velocidade o deslocamento em direção ao centro. Dessa maneira consegue estar próximo da área de finalização, tornando-se um elemento surpresa.

Projeção pelo lado oposto da bola

Projeção pelo lado oposto

O Sport Recife novamente demonstra estar observando bem o mercado. Rodney Wallace é uma contratação que pode corresponder de forma interessante. Por se tratar de um jogador que realiza com efetividade tarefas defensivas e ofensivas, o costa-riquenho tem possibilidade de se tornar um jogador importante no cenário do futebol brasileiro. Não se trata de um jogador de grande refino técnico, entretanto tem razoável qualidade e pode ser extremamente útil ao Sport Recife técnica e taticamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: