LEIA TAMBÉM

MAXI GÓMEZ – ATACANTE – DEFENSOR SPORTING

Nossa análise de hoje é sobre o atacante uruguaio Maximiliano Gómez, jogador do Defensor, nascido em 1996.

Gómez - Perfil

Gómez é formado nas categorias de base do Club Atlético Litoral de Paysandú e chegou ao Defensor em 2013. Estreou profissionalmente durante o segundo semestre de 2015. Em 2016 assumiu a titularidade da equipe no Torneio Clausura do Campeonato Uruguaio. Ao todo foram 18 partidas, 11 como titular, 08 gols marcados e 02 assistências.

 Gómez - Posicionamento

Maxi Gómez é um jogador que atua na última linha do time em posição centralizada. Trata-se de um atacante de referência posicional e que normalmente atua como o “um” no esquema 4-2-3-1. Entretanto pode atuar ao lado de um companheiro na mesma linha.

Como centroavante se movimenta fazendo o balanço ofensivo em função da bola. Realiza deslocamento horizontais para auxiliar a construção ofensiva e verticais também com o mesmo propósito.

Gómez - Mapa de Calor

Mapa de Atuação ——–>

FASE OFENSIVA

O atacante do Defensor tem participação importante nos momentos finais da fase ofensiva. É um jogador que não consegue participar com tanta qualidade nas transições e que na construção tem o papel de dar profundidade ao jogo, sem ter grandes responsabilidades de organização e armação, além de recuar para receber a bola e criar desequilíbrio na linha adversária.

Gómez - Construção como referência

Movimento de recuo para auxiliar a construção e puxar a linha adversária.

Por trata-se de um jogador com boa estrutura física, Gómez costuma procurar com naturalidade o contato físico, não se importando em entrar em disputas corporais pela posse de bola. Entretanto também busca o espaço na frente da linha adversária. Constantemente sai do meio da linha dos zagueiros e tenta aparecer para receber a bola com mais espaço. Entretanto não é um jogador que tem grande capacidade técnica para ser importante fora da área de finalização.

Normalmente utiliza muito o passe curto vertical e pequenos deslocamentos horizontais para fazer a bola circular pelos últimos terços do campo. Em média realiza 21 passes por jogo, 55% deles são em direção ao seu campo de defesa, e tem aproveitamento de 65%.

Gómez - Recuo para Construir

Com a posse da bola longe da área de finalização.

Gómez, apesar de atuar centralizado, consegue realizar o balanço ofensivo flutuando horizontalmente em função do deslocamento da bola. Tem boa noção de posicionamento como referência do ataque e consegue manter sua posição dentro da estrutura de jogo, respeitando suas características e realizando suas tarefas.

Quando aparece pelo lado do campo, também é em função da manutenção da posição de alvo das bolas longas e diretas. Demonstra que tem boa proteção de bola e utiliza muito isso para segurar a marcação, esperando a progressão dos companheiros. É um jogador que tem bom domínio, entretanto tem dificuldades na condução.

Gómez - Aparece pelo lado

Deslocamento mantendo a posição de referência.

Nos momentos finais da fase ofensiva, Gómez demonstra ser um jogador extremamente importante. Próximo da área de finalização, realiza em média 1.3 passes chaves a cada 90 minutos. Em 18 jogos, os companheiros transformaram seus passes chaves em gols em 02 oportunidades.

Trata-se de um jogador extremamente combativo, que busca vencer a marcação e muito objetivo na área de finalização. Realiza em média 5 dribles por jogo e vence 62% dos duelos.

Em média disfere 2.2 remates por jogo e 21% das vezes transformou a tentativa em gol. Em outras palavras, faz 01 gol a cada 05 tentativas. Seu chute normalmente é forte e com direção, demonstrando potência e coordenação ao finalizar.

Gómez - Finalização pelo centro

Posicionado na região de finalização

Gómez tem razoável facilidade nas bolas aéreas, em média disputa a bola pelo alto em 17 oportunidades por jogo e vence 35% dos duelos aéreos. Dos 08 gols marcados na temporada, 02 foram disferindo cabeçadas.

FASE DEFENSIVA

Gómez não exerce influência na fase defensiva. Não trata-se de um jogador que costuma abordar a saída de bola adversária, respeitando o modelo de jogo do time. Entretanto é extremamente importante em situações finais da fase defensiva em que o adversário tem bolas paradas a seu favor.

Gómez - Fase defensiva - bola aérea

Posicionamento e influência na bola parada defensiva.

Maximiliano Gómez é o legítimo centroavante. Tem características importantes para um finalizador, entretanto precisa atuar em uma plataforma de jogo com um modelo que favoreça seus pontos fortes. De fato, é um jogador que pode evoluir e atuar em níveis maiores de competição, porém não trata-se de um jogador que atingirá o topo do cenário mundial.

Tabela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: