MAXI GÓMEZ – ATACANTE – DEFENSOR SPORTING
Nossa análise de hoje é sobre o atacante uruguaio Maximiliano Gómez, jogador do Defensor, nascido em 1996.
Gómez é formado nas categorias de base do Club Atlético Litoral de Paysandú e chegou ao Defensor em 2013. Estreou profissionalmente durante o segundo semestre de 2015. Em 2016 assumiu a titularidade da equipe no Torneio Clausura do Campeonato Uruguaio. Ao todo foram 18 partidas, 11 como titular, 08 gols marcados e 02 assistências.
Maxi Gómez é um jogador que atua na última linha do time em posição centralizada. Trata-se de um atacante de referência posicional e que normalmente atua como o “um” no esquema 4-2-3-1. Entretanto pode atuar ao lado de um companheiro na mesma linha.
Como centroavante se movimenta fazendo o balanço ofensivo em função da bola. Realiza deslocamento horizontais para auxiliar a construção ofensiva e verticais também com o mesmo propósito.
FASE OFENSIVA
O atacante do Defensor tem participação importante nos momentos finais da fase ofensiva. É um jogador que não consegue participar com tanta qualidade nas transições e que na construção tem o papel de dar profundidade ao jogo, sem ter grandes responsabilidades de organização e armação, além de recuar para receber a bola e criar desequilíbrio na linha adversária.
Por trata-se de um jogador com boa estrutura física, Gómez costuma procurar com naturalidade o contato físico, não se importando em entrar em disputas corporais pela posse de bola. Entretanto também busca o espaço na frente da linha adversária. Constantemente sai do meio da linha dos zagueiros e tenta aparecer para receber a bola com mais espaço. Entretanto não é um jogador que tem grande capacidade técnica para ser importante fora da área de finalização.
Normalmente utiliza muito o passe curto vertical e pequenos deslocamentos horizontais para fazer a bola circular pelos últimos terços do campo. Em média realiza 21 passes por jogo, 55% deles são em direção ao seu campo de defesa, e tem aproveitamento de 65%.
Gómez, apesar de atuar centralizado, consegue realizar o balanço ofensivo flutuando horizontalmente em função do deslocamento da bola. Tem boa noção de posicionamento como referência do ataque e consegue manter sua posição dentro da estrutura de jogo, respeitando suas características e realizando suas tarefas.
Quando aparece pelo lado do campo, também é em função da manutenção da posição de alvo das bolas longas e diretas. Demonstra que tem boa proteção de bola e utiliza muito isso para segurar a marcação, esperando a progressão dos companheiros. É um jogador que tem bom domínio, entretanto tem dificuldades na condução.
Nos momentos finais da fase ofensiva, Gómez demonstra ser um jogador extremamente importante. Próximo da área de finalização, realiza em média 1.3 passes chaves a cada 90 minutos. Em 18 jogos, os companheiros transformaram seus passes chaves em gols em 02 oportunidades.
Trata-se de um jogador extremamente combativo, que busca vencer a marcação e muito objetivo na área de finalização. Realiza em média 5 dribles por jogo e vence 62% dos duelos.
Em média disfere 2.2 remates por jogo e 21% das vezes transformou a tentativa em gol. Em outras palavras, faz 01 gol a cada 05 tentativas. Seu chute normalmente é forte e com direção, demonstrando potência e coordenação ao finalizar.
Gómez tem razoável facilidade nas bolas aéreas, em média disputa a bola pelo alto em 17 oportunidades por jogo e vence 35% dos duelos aéreos. Dos 08 gols marcados na temporada, 02 foram disferindo cabeçadas.
FASE DEFENSIVA
Gómez não exerce influência na fase defensiva. Não trata-se de um jogador que costuma abordar a saída de bola adversária, respeitando o modelo de jogo do time. Entretanto é extremamente importante em situações finais da fase defensiva em que o adversário tem bolas paradas a seu favor.
Maximiliano Gómez é o legítimo centroavante. Tem características importantes para um finalizador, entretanto precisa atuar em uma plataforma de jogo com um modelo que favoreça seus pontos fortes. De fato, é um jogador que pode evoluir e atuar em níveis maiores de competição, porém não trata-se de um jogador que atingirá o topo do cenário mundial.
Deixe um comentário