LEIA TAMBÉM

Palmeiras 3 x 0 Rio Claro: Mecanismos e variações do 4–4–2 do Cuca com 2 centroavantes

F. Prass, Jean, T. Martins, V. Hugo e Egídio. M. Salles, Arouca, Robinho e G. Jesus. Barrios e Alecssandro. Todos nós surtamos momentos antes do jogo quando ouvimos essa escalação. Como assim 2 centroavantes? Por que o Cuca está fazendo isso? Mas a grande verdade é que a formação deu certo, o Palmeiras jogou bem e ganhou de 3 x 0. Nesse texto vou mostrar como o time se comportou e porque o esquema com 2 centroavantes funcionou.

Mais importante do que entender a formação tática é entender os mecanismos e o plano de jogo. E ninguém melhor que o próprio Cuca para falar sobre isso:

1-JRJN6nzuUciPS8rIGnYVNQ

Vamos lembrar: qual era a grande dificuldade do Palmeiras com o M. Oliveira e o Cuca? Sim! Quebrar a 1å linha de marcação para permitir a saída de bola e o avanço até o último 3º do campo. Foi pensando nisso que o Cuca armou essa escalação e esse plano de jogo.

1-liqiLMdnmmCRFiTEYxy2rQ

Vamos começar com a variação do passo para trás para o 4–3–3. Essa foi uma opção do Cuca para melhorar a saída de bola e a quebra da 1å linha de marcação. M. Salles faz a saída entre os zagueiros, Robinho e G. Jesus abrem o corredor e os 2 laterais sobem para empurrar o adversário para trás. A ideia é sair com Egído ou Jean pelos lados, mas, como vimos nos outros jogos, muitas vezes os laterais eram marcados e ficávamos sem saída pelo meio, não importa se era Dudu, Zé Roberto ou Robinho o responsável por receber a bola no centro. É por isso que, nessa movimentação, Alecssandro dá o passo para trás para jogar como meia e permitir a formação do 4–3–3.
1-O8OAeCReV5rsVW1nYz8-Pw

O objetivo é permitir a jogada de pivô no meio. Sim, proteção e jogada de costas no meio! Como a saída de bola nem sempre é rápida, os meias nem sempre pegam essa bola de frente para o gol porque precisam recuar. O adversário os acompanha, logo, é necessário fazer a parede para segurar a bola, permitir que a movimentação abra o espaço e aí sim solta-lá para os laterais. D. Souza e Valdivia faziam muito bem essa proteção de costas no meio, Zé Roberto e Robinho não, só rendem jogando de frente para o gol. Dudu também sabe fazer essa jogada, mas não é o seu forte e está machucado. Como o Alecssandro é muito bom no pivô, Cuca o colocou ali e ele foi bem na função.

Quebrando a 1å linha de marcação, temos outra movimentação importante: G. Jesus e Robinho centralizam, abrindo o corredor para os laterais subirem. Eu sempre sou a favor do G. Jesus entrar na área! É ali que ele decide, como vimos no 2º gol. Ele é muito bom! É difícil segurar!

1-m7CWTZg9E99Iq71FFPU3gQ

G. Jesus sai da esquerda, abrindo o corredor para o Egídio subir e também entrar na área. Alecssandro recuado fez o pivô e permitiu que o Arouca subisse para bater da intermediária.

Com o corredor aberto, permitimos que o laterais ataquem bastante e subam ao mesmo tempo, como o Cuca gosta. Nossos laterais são melhores no ataque mesmo, principalmente o Egídio que tem crescido bastante com o Cuca e pode ser muito importante! Olhem o mapa de calor do Egídio vs o Rio Claro: ele está à frente do meio-campo porque conseguimos quebrar a 1å linha e assim, tem chance de cruzar do último 3º do campo, qualificando o cruzamento.

1-gFmJV0KLlN3tfLcfrzTp1g

Mapa de Calor – Egídio x Rio Claro

Quebrando a 1ª linha de marcação, vamos para a 2ª variação: o passinho para frente que arma o 4–2–4. Não, esse não é um esquema suicida que só deu certo no passado. É uma movimentação ofensiva para manter a bola no último terço e definir o jogo ali.

1-69XipxKPad30wQIk5rGHHg

A defesa sobe para o meio-campo e os laterais fazem uma linha com os volantes na intermediária, impedindo que a bola saia dali com uma marcação alta. Robinho/Allione e G. Jesus entram na área junto com o Alecssandro e Barrios, para ganhar a bola aérea, ou rebote e/ou ter a chance do chute qualificado, dentro da área e perto do gol. Como Robinho e Allione são mais meias do que pontas, muitas vezes eles trocavam com o Arouca: fechavam na intermediária para jogar com o Jean e o Arouca se projetava na área.

Os Mapas de calor do T. Martins e V. Hugo (abaixo) não deixam dúvidas: zaga jogou alta e o Palmeiras conseguiu manter o jogo no último 3º:

Mapa de Calor - Thiago Martins

Mapa de Calor – Thiago Martins x Rio Claro

 

Mapa de Calor - Victor Hugo

Mapa de Calor – Vitor Hugo x Rio Claro

barrios

Barrios perdeu o gol, mas tínhamos 4 jogadores na área x 3 adversários, chance de ganharmos a 1ª bola ou o rebote é grande.

4 dentro

No gol do G. Jesus, mais uma vez tínhamos os 4 dentro da área.

É importante ressaltar: diferente do jogo contra o Nacional no Allianz Parque, os cruzamentos do Palmeiras contra o Rio Claro não foram chuveirinhos ineficazes. Como conseguimos quebrar a 1å linha, o cruzamento vinha rápido, antes da defesa estar postada e a área congestionada. As bolas do Egídio e Jean também não vinham do meio-campo, eles entravam na risca da área, onde a chance do zagueiro pegar a bola de frente é menor. Foi assim que saiu o 3º gol, bola do Egídio na cabeça do Rafael Marques.

No fim, bela vitória por 3×0, o aparente fim da nhaca e confiança para o clássico. Ainda é preciso resolver as perseguições na marcação e a movimentação para organizar mais triângulos de passe e facilitar o toque de bola na frente. Mas já é uma constante ver o time mais compacto do que com o M. Oliveira. Contra o Rio Claro evoluímos na atitude, conseguimos um mecanismo para quebrar a 1å linha de passe e chegar no último 3º para decidir.

Eu gostei.

Só uma última nota: T. Martins, Jean e M. Salles foram muito bem. Devem ganhar a posição de titulares.

#AvantiPalestra

 

Autor: Vitor Amos

1 Trackback / Pingback

  1. Vitor Amos – FUTEBOL PLANEJADO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: