LEIA TAMBÉM

DANILO ORTIZ – ZAGUEIRO – GODOY CRUZ

Nossa análise de hoje é sobre o zagueiro paraguaio Danilo Ortiz, jogador do Godoy Cruz da Argentina, nascido em 1992.

Danilo Ortiz - perfil

Ortiz é formado nas categorias de base do Cerro Porteño, clube pelo qual estreou profissionalmente em 2011. Ao todo foram 76 partidas, 75 delas como titular da equipe entre 2011 e 2014. Em 2015, Ortiz foi emprestado ao Palermo da Itália, entretanto não atuou em nenhuma partida durante a temporada 2014/2015. Após passagem frustrada pela Itália, Ortiz foi emprestado em Setembro de 2015 para o Godoy Cruz. No clube Argentino soma 11 partidas, 10 delas como titular.

Ortiz - Posicionamento

Trata-se de um defensor que atua na primeira linha do time. Pode atuar como zagueiro pelo centro em esquemas com uma linha de quatro ou como zagueiro pelo lado em esquemas com uma linha defensiva de três homens.

Danilo Ortiz é um zagueiro que tem boa movimentação entre a linha defensiva. Tem facilidade em se deslocar horizontalmente para participar de ações rentes à linha lateral. Também tem boa verticalidade, realizando constantes deslocamentos para antecipações e disputas aéreas.

Danilo Ortiz - Mapa de calor

Mapa de Calor ——–>

FASE DEFENSIVA

Ortiz é um zagueiro importante no equilíbrio defensivo, na recuperação e no bloqueio. Tem muita participação nos momentos finais da fase defensiva, realizando abordagens agressivas e se colocando de forma efetiva. 

Tem abordagens firmes e normalmente não dá espaço aos adversários. O jogador do Godoy Cruz tem facilidade em jogadas que acontecem próximas da linha lateral, apresentando boa velocidade e capacidade de recuperação nesse tipo de jogada. Ortiz realiza em média 03 desarmes por jogo e tem aproveitamento de 65% nos duelos defensivos.

Ortiz - Rente à Lateral

Deslocamento e abordagem rente à linha

Na maioria de suas participações, Ortiz demonstra possuir bom posicionamento e tempo de bola. Também aparenta ter um bom nível de concentração em ações defensivas.

Por se tratar de um zagueiro de razoável altura e explosão, Ortiz normalmente é o interceptador da 1ª bola. Ao realizar deslocamentos verticais rápidos, consegue ser efetivo na marcação e consequentemente nas primeiras disputas. Em média vence 66% dos duelos aéreos que participa e realiza em média 07 interceptações por jogo.

Ortiz - 1ª bola

Disputa pela 1ª bola

FASE OFENSIVA

Ortiz não tem participação nos momentos finais da fase ofensiva. Não é um jogador com presença na bola aérea ofensiva e muito menos em remates na aérea de finalização. Sua participação ofensiva limita-se a tentativas de saída de bola no inicio da construção ofensiva e ocasionais projeções verticais. 

Em média acerta 78% dos 38 passes que realiza por jogo. Realiza em média 7 lançamentos a cada 90 minutos e apresenta 74% de precisão. É um zagueiro que se considera bom tecnicamente, costuma demonstrar facilidade com ambos os pés, mas que precisa ser menos impetuoso nas tentativas de passes e deslocamentos de ruptura no primeiro terço do campo.

Ortiz - Saída de Bola

Projeção ao segundo terço

De fato, Ortiz é um zagueiro que vem evoluindo bastante. Demonstra algumas características importantes para um zagueiro e já acumula uma razoável experiência. Para ser preponderante em um time de maior nível vai precisar continuar nesse nível de exibição por mais tempo. Seu vínculo com o Godoy Cruz é por empréstimo e já houve sinalização de compra por parte do clube.

Tabela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: