LEIA TAMBÉM

LUCAS SALAS – MEIO CAMPO – SAN MARTÍN

Hoje analisamos o meia argentino Lucas Salas, jogador do San Martín de San Juan, nascido em 1994.

Salas - perfil

Salas é formado nas categorias de base do San Martín de San Juan. Entretanto durante sua formação, esteve em períodos de testes em alguns clubes de maior expressão na Argentina. Lucas estreou profissionalmente em 2011, mas passou a ser utilizado com frequência apenas em 2013. Em 2014 foi afastado do grupo principal por não ter renovado o contrato com o clube. Ao todo acumula 51 jogos como profissional, 30 como titular e 02 gols marcados.

Salas - Posicionamento

Trata-se de um jogador que atua na penúltima e última linha do time. Pode desempenhar função centralizado na linha de três em esquemas 4-2-3-1 e outros ou função em posição de amplitude na mesma linha. Atuando na última linha do time pode desempenhar papel de atacante, servindo de apoio a uma referência.

Salas é um jogador que se movimenta tentando ser referência na armação e organização das jogadas ofensivas, sabendo se deslocar verticalmente para criar opções de passe. Pode partir do lado para o centro do campo, ou do centro para o lado, auxiliando a circulação da bola nos últimos terços.

Mapa de Calor

Mapa de calor ———>

FASE OFENSIVA

O jovem do San Martín é um jogador importante nos momentos de transição, construção e finalização da fase ofensiva. Sua movimentação é constante e veloz, alternando a posição no campo com bastante frequência.

Em jogadas rente à linha lateral, Lucas tem facilidade e apresenta características importantes como se fora um winger: velocidade, rompimento de linhas e verticalidade.

Salas - Rente à linha direita

Rente à linha lateral

Entretanto, Salas tem boas ferramentas para construir pelo centro do campo. É um jogador dotado de refino técnico, utilizando muito a aceleração e o drible curto para romper linhas. Tem características de organizador, apresentando boa visão de profundidade e entendimento tático.

Salas - Construção pelo Centro

Construção pelo centro

Na construção de jogadas, busca a verticalidade. Sabe fazer a bola circular entre as linhas, porém é um jogador que procura a vitória pessoal com bastante frequência. Salas realiza em média 32 passes por jogo e tem aproveitamento de 73%, enquanto dribla em média 06 vezes por partida e vence 55% dos duelos ofensivos.

Em determinadas situações Salas aguarda o recebimento da bola, criando opções para iniciar sua participação na construção e finalização das jogadas. É um jogador que apresente um bom repertório de movimentações.

Salas - Criando opção de passes

Criando opções de passe

Em outros momentos realiza o trabalho de buscar a bola junto a primeira linha do time. Essa movimentação tem como objetivo ter a posse de bola e conseguir alguns passes de ruptura de linhas. Em média Salas realiza 2.2 passes do tipo por jogo.

Salas - Recuo para Construção

Recuo para construir

Na fase de finalização, Salas tem muita verticalidade e boa presença de área. Costuma tentar conduzir a bola para conseguir entrar na área através de vitórias pessoais e tabelas curtas.

Salas - Rompendo linhas

Vitória pessoal para romper linhas

Quando não é o portador da bola, Lucas apresenta um posicionamento igualmente objetivo. Trata-se de um meio campo que procura estar apto a finalizar. Entretanto costuma tentar poucas finalizações por jogo. Sua média é de 1.1 remates por partida, porém sua movimentação causa desequilíbrio na defesa adversária.

Salas - Finalização lado oposto

Projeção na região de finalização

FASE DEFENSIVA

Por ter boa velocidade, Salas participa da fase defensiva com razoável efetividade. É um jogador que ao perder a bola busca abordar rapidamente o adversário.

Também tem razoável entendimento posicional e consegue fechar espaços entre as linhas, principalmente compondo a segunda linha do time. Em média realiza 04 desarmes por jogo, tendo vitórias em 54% das abordagens. Salas costuma disputar 19 bolas por jogo, vencendo os duelos em 40% das vezes. Trata-se de um jogador de pouca força física, mas que tem agilidade e velocidade.

Salas - Fase Defensiva - Composição Linha de 04

Composição de linha defensiva

De fato, Lucas Salas é um jogador que deve ser bem monitorado. É um meia que apresenta boa qualidade técnica, boa movimentação e razoável entendimento tático. Ainda é jovem e pode evoluir muito se atuar em estruturas de maior nível de competição.

Autor: Giovani Dalla Valle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: