LEIA TAMBÉM

ROGER GUEDES – ATACANTE – CRICIÚMA

O Palmeiras anunciou a contratação do atacante Roger Guedes, jogador do Criciúma, nascido em 1996.

Roger Guedes - Perfil

Roger é formado nas categorias de base do Criciúma, entretanto iniciou sua trajetória nas equipes inferiores do Grêmio. Estrou profissionalmente em 2014 durante o Campeonato Brasileiro da Série B e m 2015 passou a ser mais utilizado. Atualmente soma 62 jogos como profissional, 41 deles como titular da equipe pelo qual marcou 08 gols.

Roger Guedes - Posicionamento

Trata-se de um jogador que atua na última ou penúltima linha do time. Pode atuar em posição de amplitude mas tem capacidade também para ocupar posição mais centralizada. Normalmente atua compondo a linha de três no esquema 4-2-3-1.

Roger costuma se deslocar horizontalmente pelos últimos terços do campo. É um jogador que ocupa posição rente à linha lateral, principalmente pelo lado direito, e que constantemente realiza movimentos em diagonal. Também se desloca verticalmente pelo lado do campo, visando participar da recomposição defensiva.

Mapa de Calor

Mapa de Calor ——–>

FASE OFENSIVA

Roger é um jogador que participa da transição ofensiva, da construção e da finalização. Trata-se de um atacante que tem maior preponderância nos últimos momentos da fase ofensiva, entretanto demonstra boa capacidade de cumprir tarefas táticas. 

O atacante do Criciúma normalmente ocupa posição de amplitude mas tem características para realizar ações em posição central. Com a bola nos pés, demonstra razoável qualidade técnica e busca direcionar seus movimentos ao gol adversário. É um jogador que tem boa velocidade, porém demonstra alguma dificuldade nas conduções de bola em ritmo alto.

Roger Guedes - Diagonal

Condução em diagonal

Trata-se de um jogador que tem bom entendimento tático e razoável visão de profundidade. Dessa forma participa da construção ofensiva de forma efetiva. Roger é um jogador que apresenta um repertório variado de ações construtivas, podendo ser acionado pelo lado do campo ou aparecer pelo centro.

Em média, Roger realiza 31 passes por jogo e acerta 71% deles. Desses passes, 1.8 são aqueles que quebram linhas, os considerados chaves. Roger realiza em média 03 cruzamentos por jogo e demonstra boa qualidade nesse quesito.

Normalmente circula no último terço do campo participando de tabelas curtas e tentando servir de apoio ao referente do ataque. Também é comum vermos Roger buscar deslocamentos com a bola e acabar prendendo-a em demasia.

Roger Guedes - Construção pelo meio

Construção pelo centro

Nas transições ofensivas, é o jogador que se projeta para receber a bola. Não trata-se de um condutor de contra-ataques e nem de iniciador das ações. Nesse tipo de jogada, procura se afastar do centro e buscar posição de amplitude.

Nos momentos finais da fase ofensiva, Roger tem boa participação. Trata-se de um jogador que apresenta bom drible, força física e razoável velocidade.  Em média realiza 06 dribles a cada 90 minutos e apresenta 56% de acertos.

É um jogador que se envolve em 21 disputas de bola por jogo e vence 39% delas, em média. Em situações que a jogada está acontecendo pelo lado oposto ao seu, o atacante do Criciúma busca estar apto a finalizar.

Normalmente realiza a centralização para ocupar a região de finalização e disfere 2.2 chutes por partida. Pelos números apresentados, Roger transforma 8% das finalizações em gols.

Roger Guedes - Centralização na area de finalização

Ocupando região de finalização

FASE DEFENSIVA

Roger Guedes é um jogador que tem boa disposição e se mostra colaborativo na fase defensiva. Não é um jogador que realiza abordagens agressivas ao adversário, entretanto fecha os espaços e compõem com razoável efetividade a linha defensiva pelo lado.

Roger Guedes - Composição de linha defensiva

Composição de linha

Nos momentos finais da fase defensiva, Roger também participa. Em situações extremas acompanha o adversário até o primeiro terço do campo. Em média realiza 2.1 desarmes e 2.5 interceptações por jogo.

Roger Guedes - Primeiro terço

Abordagem no primeiro terço

Roger Guedes é um jogador de bons recursos. Demonstra que pode ser um atacante de bom nível no cenário nacional, desde que bem orientado para minimizar alguns pontos fracos. Trata-se de um jovem com boa disposição, confiança e razoável talento, podendo ser útil ao time do Palmeiras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: