LEIA TAMBÉM

JOÃO PEDRO – MEIO CAMPO – CAGLIARI

Nossa análise de hoje é sobre o meio-campo João Pedro, jogador do Cagliari da Itália, nascido em 1992.

João Pedro - Perfil

João Pedro é formado nas categorias de base do Atlético Mineiro e fez parte da Seleção Brasileira Sub-17 que conquistou o Sul-Americano em 2009 e disputou o Mundial no mesmo ano. Profissionalmente estreou em 2010 e realizou ao todo 13 jogos oficiais pelo clube mineiro, 08 deles como titular.

Ainda em 2010 foi vendido ao Palermo da Itália e logo emprestado ao Vitória de Guimarães de Portugal, clube pelo qual permaneceu até metade de 2011. Na sequência do ano, foi emprestado ao Peñarol e lá atuou em 26 jogos, marcou 07 gols e deu 07 assistências. Em julho de 2012 acertou sua transferência para o Santos, porém só atuou em 10 partidas sendo 01 delas como titular.

Após frustrada passagem pelo clube santista, João Pedro reencontrou seu futebol no Estoril de Portugal. Foram 02 temporadas, 44 partidas, 28 como titular, 10 gols marcados e 05 assistências. A boa passagem pelo Estoril rendeu uma transferência para o Cagliari. Na equipe italiana já são 64 partidas disputadas desde Agosto de 2014, 12 gols marcados e 08 assistências realizadas. João foi titular em 54 partidas.

Posicionamento

João é um jogador que atua na penúltima ou última linha do time. Ocupa posição centralizada ou um pouco mais pelo corredor, porém sem grande amplitude. Também pode exercer função como apoio a uma referência no ataque.

Trata-se de uma meio campista que transita com naturalidade no segundo e no terceiro terço do campo. Sua movimentação não é com grande velocidade, entretanto é constante. João tem facilidade em se posicionar com efetividade, ocupando posição de proximidade com a maioria das ações realizadas pelo time.

Mapa de Calor

Mapa de Calor ———->

FASE OFENSIVA

João Pedro participa com efetividade do momento intermediário e final da fase ofensiva. É um jogador dotado de excelente visão de profundidade e bastante vertical. Possui mais características de armador do que de organizador e possui grande proximidade com a região de finalização.

Trata-se de um meio campo que atua centralizado. É o número um no esquema 4-3-1-2 do time do Cagliari e atua como ligação do meio com o ataque. João tem um excelente primeiro toque, boa capacidade de proteção de bola e não tem grande velocidade. Em média, realiza 38 passes por jogo e acerta 77% deles.

Normalmente não costuma recuar para receber a bola no inicio do segundo terço e espera a saída de jogo dos volantes ou laterais. É um jogador que utiliza toques rápidos para construir e procura ser vertical na tomada de decisão.

Organizador

Armação

João costuma alternar de posição com os atacantes para causar desequilíbrio na defesa adversária. Trata-se de um jogador de boa estrutura física e que sabe dar profundidade ao jogo. Não pode ser considerado um jogador rompedor de linhas, mas tem bastante ímpeto e costuma tentar a vitória pessoal além dos passes de ruptura.

Em média, João realiza 5 dribles por jogo e acerta 57% das tentativas. É um jogador que demonstra boa capacidade técnica mas não pode ser considerado um driblador.

Alternando com o atacante

Realiza em média 1.6 passes de profundidade por jogo. O meio campista do Cagliari apresenta boa capacidade de condução de bola, entretanto prefere acionar os companheiros com rapidez. Sabe cair pelos lados conforme o balanço ofensivo, entretanto parece faltar mais intensidade durante todo o jogo.

Em momentos finais da fase ofensiva, João Pedro demonstra que é um jogador de excelentes recursos. Na maioria das situações ele dá o penúltimo ou último passe, em outras transforma o 4-2-1-2 em 4-3-3 e dá profundidade ao jogo se posicionando entre os zagueiros. Trata-se de um jogador forte fisicamente, conseguindo vencer 45% das disputas de bola e realizando e média 2.4 chutes por jogo, acertando 33% no alvo.

Infiltração atrás da primeira linha

Profundidade

FASE DEFENSIVA

João Pedro é voluntarioso nesse sentido, principalmente nas abordagens das saídas de bola do adversário. É um jogador que demonstra agressividade na marcação, mas que não costuma fazer a recomposição defensiva até o primeiro terço do campo. Em média realiza 03 desarmes  e 03 interceptações por jogo.

Pressão na Saída de Bola

Abordagem na saída

João Pedro é um jogador muito interessante e que poderia ser importante para todos os clubes do futebol brasileiro. Trata-se de um meio campista com qualidade técnica e entendimento tático. Para se tornar um jogador de maior nível, precisaria ser mais intenso e regular durante todo o jogo.  Apesar de ter boa rodagem, João é novo e pode evoluir em alguns aspectos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: