LEIA TAMBÉM

Jogadores Venezuelanos pelo Mundo

Em um futebol cada vez mais globalizado, não é motivo de espanto que um jogador venezuelano seja tratado com um reforço de qualidade para um clube brasileiro. Luis Manuel Seijas, anunciado como reforço do Internacional, é um meio campista de boa qualidade e não é o único jogador oriundo daquele país que está fazendo sucesso no futebol mundial.

Atualmente existem 43 jogadores nascidos na Venezuela atuando em bom nível de competição mundo afora. No continente europeu encontram-se 26 jogadores venezuelanos. Na América do Sul são 12 jogadores e na Ásia 05.

Dentre esses 43 jogadores, podemos destacar os seguintes nomes além de Seijas:

Salomón Rondón – Atacante – West Bromwich

download

Atacante de 26 anos com passagens por Las Palmas e Málaga da Espanha, Rubin Kazan e Zenit da Russia. Chegou na Inglaterra na temporada 2015/2016 e vem sendo titular da equipe pela qual marcou 08 gols em 34 partidas. Na totalidade de sua carreira, marcou 129 gols em 369 partidas.

Rondón é um dos melhores atacantes sul-americanos. Tem um nível altíssimo de jogo nos momentos finais da fase ofensiva.

 Christian Santos – Atacante – NEC

images (1)

Atacante de 28 anos com origem Alemã. Santos tem passagens pelo futebol alemão, belga e despontou no NEC da Holanda. Foi vice artilheiro da 2ª divisão holandesa na temporada passada e na 1ª divisão esse ano já marcou 15 gols. Trata-se de um atacante de excelente finalização e que sabe participar da construção das jogadas.

Santos já foi tema de uma análise nossa em 2015. Confira: Análise Christian Santos.

Juan Pablo Añor – Meio Campo – Málaga 

download (1)

Añor tem 22 anos e foi formado nas categorias de base do Caracas e teve passagens por todas as Seleções de Base da Venezuela. Não chegou a jogar profissionalmente pelo clube da capital venezuelana, tendo sido transferido ao Málaga em 2010. Estreou profissionalmente em 2014 e hoje pode ser considerado titular da equipe. Já soma 34 jogos pela equipe espanhola, sendo 22 como titular e 04 gols marcados.

Trata-se de um meio campista de muita boa qualidade, com capacidade para atuar na penúltima e até na última linha do time em posição centralizada ou de amplitude.  É canhoto e costuma atuar pelo lado direito.

 Adalberto Peñaranda – Atacante – Granada

images (2)

Com apenas 18 anos, o atacante do Granada é a maior revelação do futebol venezuelano. Formado nas categorias de base do Deportivo La Guaira, foi comprado por um grupo que controla a Udinese, o Watford e o Granada. Chegou ao Granada em agosto de 2015 e já soma 21 jogos, 18 como titular e 05 gols marcados.

Trata-se de um atacante que pode atuar pelos lados ou pelo centro. Circula muito pelo último terço do campo e demonstra muita qualidade técnica no drible curto, velocidade e visão de profundidade.

José Manuel Velázquez – Zagueiro – Arouca

download (2)

Zagueiro de 25 anos, Velázquez vem fazendo um excelente temporada no futebol português. Começou sua carreira no Mineros de Guayana, passou pelo Guaros de Lara e Deportivo Anzoátegui ate chegar ao futebol europeu para jogar no Villarreal. Na Espanha não foi muito utilizado e voltou ao Mineros por empréstimo. Retornou à Europa para jogar no Panathinaikos mas novamente foi pouco utilizado, retornando ao Mineros até acertar sua transferência para o Arouca, aonde é líder da defesa do 5º colocado da Liga Portuguesa.

Trata-se de um zagueiro de boa bola aérea, posicionamento e capacidade de recuperação. Pode atuar pelo lado direito e esquerdo da zaga.

Tomás Rincón – Volante – Genova 

images (3)

Rincón tem 28 anos e é um dos maiores expoentes internacionais do futebol venezuelano. Com passagens pelo Zamora e Deportivo Táchira, chegou à Europa para jogar no Hamburgo da Alemanha em 2009. No clube alemão permaneceu por 06 temporadas, realizando 127 jogos sendo 90 deles como titular.  No Genova chegou em 2014 e já contabiliza 58 jogos como titular.

Trata-se de um volante de boa marcação, que tem capacidade para atuar como homem à frente da zaga e também em posição menos centralizada. Possui bom passe e boa qualidade técnica.

Oswaldo Vizcarrondo – Zagueiro – Nantes

images (4)

Vizcarrondo tem 31 anos e já possui boa rodagem no futebol da América Latina. Começou sua carreira no Caracas e teve passagens pelo Rosario Central, Olimpia, Once Caldas, Deportivo Anzoátegui, Olimpo de Bahía Blanca, América do México e Lanús antes de chegar ao futebol europeu. No Nantes desde 2013, sempre foi titular e já soma 109 jogos como titular da equipe.

Trata-se de um zagueiro com liderança e de boa bola aérea. Pode atuar pelo lado esquerdo ou direito da defesa, tem razoável velocidade e muita capacidade nos enfrentamentos defensivos. Vizcarrondo já foi tema de uma análise nossa. Confira: Análise Oswaldo Vizcarrondo.

Roberto Rosales – Lateral Direito – Málaga

Roberto_Rosales_2015

Rosales tem 27 anos e uma grande experiência no futebol europeu. Formado nas categorias de base do Caracas, chegou ao futebol da Europa em 2007 para atuar no Gent da Bélgica. Lá permaneceu por 03 temporadas e acertou sua transferência para o Twente da Holanda. Após 04 temporadas na Holanda se transferiu para o Málaga da Espanha. Em 02 temporadas no clube espanhol é titular absoluto, somando 73 partidas.

Trata-se de um lateral com bastante intensidade. Participa de forma efetiva da fase defensiva e se apresenta muito no último terço do campo.

Fernando Amorebieta – Zagueiro – Fulham

images (5)

Amorebieta tem 31 anos e é filho de pais bascos. Começou sua carreira no Atlético de Bilbao, no qual permaneceu por 08 temporadas. No clube basco foram 253 partidas, sendo 238 delas como titular. Em 2013 se transferiu para o Fulham da Inglaterra e na temporada seguinte foi emprestado ao Middlesbrough. Retornou ao Fulham na temporada passada e é titular da equipe.

Trata-se de um zagueiro canhoto, que também pode atuar eventualmente na lateral. É um jogador de boa estatura e porte físico. É bastante agressivo no desarme e costuma atuar de forma forte na marcação e no combate.

 Victor García –  Lateral Direito – Porto

download (3)

Jovem de 21 anos, estreou profissionalmente em 2010 pelo Deportivo La Guaira com apenas 16 anos. Em 2013 foi transferido para o Porto e desde então milita na equipe B. Soma 95 partidas na equipe reserva que disputa a 2ª divsão de Portugal e 06 na equipe principal. Recentemente renovou seu contrato até 2020 e é tido com uma das grandes promessas do clube.

Trata-se de um lateral de muita velocidade e capacidade física. Vem em franca evolução, entretanto apresenta momentos de auto-suficiência que prejudicam seu futebol.

Danny – Atacante – Zenit

images (6)

Nascido e criado na Venezuela, Danny tem 32 anos e iniciou sua carreira no Marítimo de Portugal. Teve passagens pelo Sporting e pelo Dinamo de Moscou antes de chegar ao Zenit. No clube de São Petesburgo soma 231 jogos e 64 gols. Danny disputou a Copa do Mundo de 2010 pela Seleção de Portugal e contabiliza 38 jogos e 04 gols pelo selecionado.

Trata-se de um meia atacante de boa técnica, criatividade e visão de profundidade. Tem boa movimentação, razoável velocidade e pode realizar todas as tarefas da fase ofensiva.


Existem outros jogadores venezuelanos que atuam em bom nível internacionalmente, tais como:

Carlos Ascues – Zagueiro – Wolfsburg

Zagueiro e volante nascido em Caracas. Tem passagens pelo Alianza Lima, Benfica e Melgar. Naturalizado peruano, joga na Seleção do Perú. Já foi tema de uma análise nossa. Confira: Análise Carlos Ascues

Jorge Valdivia – Meia – Al Whada

Nascido na Venezuela, filho de chilenos, mudou-se cedo para o Chile e lá iniciou sua carreira no futebol.

Rómulo Otero – Meia – Huachipato

Meio campo criativo, revelado pelo Caracas. É um dos grandes destaques do Campeonato Chileno. Confira: Análise Rómulo Otero.

Manuel Arteaga – Atacante – Hajduk Split

Tem 21 anos e seu passe pertence ao Palermo da Itália. Está emprestado ao Hajduk é pouco utilizado.

Alejandro Guerra – Meia – Atlético Nacional

Meia de 30 anos. Começou sua carreira no Caracas, aonde foi tri-campeão nacional. Vem se destacando no Atlético Nacional da Colômbia desde 2014. Possui quase 50 jogos pela Seleção da Venezuela.

Josef Martínez – Atacante – Torino

Atacante formado no Caracas e com passagens pelo futebol suíço antes de chegar ao Torino. Já foi tema de uma análise nossa. Confira: Análise Josef Martínez.

Miku – Atacante – Rayo Vallecano 

Atacante de 30 anos que fez quase toda sua carreira no futebol espanhol. Tem passagens por Valencia, Getafe, Salamanca, além de Celtic da Escócia e Al Gharrafa do Catar.

Autor: Giovani Dalla Valle – Futebol Planejado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: