LEIA TAMBÉM

CRISTIAN LEMA – ZAGUEIRO – BELGRANO

Nossa análise de hoje é sobre o zagueiro argentino Cristian Lema, jogador do Belgrano, nascido em 1990.

Perfil

Lema é formado nas categorias de base do Guillermo Brown e estreou profissionalmente em 2007. Em 2009 se transferiu para o Newell´s Old Boys, clube pelo qual atuou como titular em 11 das 12 partidas que entrou em campo. Em setembro de 2011 foi emprestado ao Tigre e também não teve muitas oportunidades, sendo cedido ao Quilmes após um ano. Em Quilmes foram 40 jogos ao todo, sendo 37 como titular.

Em agosto de 2014 estreou pelo Belgrano e desde então soma 57 jogos entre os relacionados e 55 como titular.

Lema - Posicionamento

Trata-se de um defensor que atua na primeira linha do time. Exerce função de zagueiro pelo centro em esquemas com uma linha de quatro, tanto pelo lado direito quanto pelo lado esquerdo.

Cristian Lema é um zagueiro de muito vigor físico e estrutura corporal. Mede 1,90 e ocupa espaço no primeiro terço do campo com bastante imposição. Tem efetividade na movimentação lateral e vertical.

Mapa de Calor

Mapa de Calor —————->

FASE DEFENSIVA

Lema tem papel preponderante na fase defensiva, principalmente nos momentos de bloqueio e recuperação da posse de bola. É um jogador que costuma abordar o adversário de maneira intensa e agressiva, utilizando seu porte físico.

É um zagueiro que tem boa capacidade de deslocamentos, desgarrando-se da linha para realizar combates. Entretanto apresenta alguma dificuldade de entendimento posicional, principalmente entre a primeira e segunda linha do time.

Trata-se de um zagueiro que auxilia defensivamente os laterais, realizando movimentos horizontais para acompanhar as abordagens deles ou cobri-los. Com boa velocidade, consegue ser efetivo em regiões fora do perímetro da grande área.

Abordagem rente à lateral

Cobertura lateral

É comum vermos Lema assumir papel de liderança na defesa do Belgrano. Trata-se de um jogador extremamente objetivo nas ações defensivas. Normalmente é o responsável por interceptar a primeira bola do time adversário e faz isso com bastante efetividade.

Demonstra ser um zagueiro de muita seriedade e comprometimento, entretanto por vezes transparece certa afobação em definir uma jogada. Lema não hesita em afastar a bola da maneira que melhor convir no momento.

Realiza em média 03 desarmes por jogo e vence 68% dos 19 duelos que realiza a cada partida. É um jogador que intercepta 08 bolas a cada 90 minutos.

Cortador da Primeira Bola

Combate à primeira bola

FASE OFENSIVA

Cristian Lema participa de forma muito intensa do inicio da fase ofensiva. Normalmente é o responsável pela saída de bola da equipe. Costuma utilizar muito o passe longo como ferramenta, disferindo em média 08 por jogo e acertando 54% deles. Ao todo realiza 34 passes por jogo e acerta 69% do total.

Trata-se de um zagueiro muito impetuoso na fase ofensiva, especialmente quando o seu time está perdendo. Costuma ser utilizado como arma nessas situações, aproveitando-se de sua boa estatura e impulsão. É um jogador que vence 76% dos duelos aéreos que participa.

Passe Longo - Saída de Bola

Passe longo mesmo com opções curtas

De fato, Cristian Lesma é um zagueiro que pode ser útil para diversos clubes, inclusive aqueles de maior importância no cenário sul-americano. Ainda tem espaço para evoluir, podendo agregar mais qualidade ao seu jogo viril e sério.

Autor: Giovani Dalla Valle – Futebol Planejado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: