LEIA TAMBÉM

NOBOA – VOLANTE – ROSTOV

Nossa análise de hoje é sobre o volante equatoriano Noboa, jogador do Rostov da Russia, nascido em 1985.

Foto

CARREIRA

Noboa começou sua carreira nas categorias de base do El Nacional. Depois se transferiu para o Emelec, aonde estreou profissionalmente em 2004. Em 2007 se transferiu para o Rubin Kazan da Rússia, clube pelo qual atuou em 140 partidas, marcou 29 gols e deu 15 assistências, conquistando o Bi-Campeonato Nacional em 2008 e 2009.

Na temporada 2012, Noboa se transferiu para o Dinamo de Moscou e lá atuou em 92 partidas, marcou 12 gols e deu 11 assistências, permanecendo até o final de 2014 quando se transferiu para o PAOK da Grécia.

No futebol grego, Noboa atuou em 17 partidas e marcou 02 gols. Não tendo uma boa temporada em 2015, o equatoriano retornou ao futebol russo em agosto para atuar pelo Rostov. Atual lider do Campeonato Russo, o Rostov já viu Noboa atuar em 18 partidas, todas como titular, marcando 02 gols.

Na Seleção do Equador, Noboa é um dos lideres da equipe. É titular desde 2009, soma 63 partidas, 57 delas como titular e 02 gols marcados. O equatoriano teve boa participação na Copa do Mundo de 2014, sendo titular da equipe nas 03 partidas.

POSICIONAMENTO

Posicionamento

Noboa é um jogador que atua na primeira, segunda e até na terceira linha do time, dependendo da plataforma tática utilizada. Pode atuar centralizado como o volante número “um” e compondo uma linha com mais de um volante. Normalmente atua em posição ocupando o half-space, em uma linha à frente de um volante centralizado.

MOVIMENTAÇÃO

Noboa é um meio campista de muita movimentação. Tem total influência no segundo terço do campo, se deslocando horizontalmente e verticalmente conforme a necessidade da situação.

Mapa de Calor

Mapa de Atuação ———>

FASE DEFENSIVA

Noboa tem participação em todos os momentos da fase defensiva. Entretanto é preponderante no equilíbrio e na recuperação da posse de bola. Por tratar-se de um volante com boa mobilidade, Noboa costuma ser efetivo nos desarmes, já que consegue realizar deslocamentos de curta e média distância para executar a abordagem.

Em média, o volante equatoriano realiza 05 desarmes por jogo e vence 50% das disputas de bola que participa. Não é um jogador que costuma ser muito agressivo, entretanto está sempre bem posicionado e próximo do adversário.

Noboa, com seu posicionamento e agilidade, costuma ser efetivo na região central e pelos lados do campo. Tem boa capacidade para auxiliar os extremas e os laterais nas ações defensivas.

Outra característica importante do futebol do volante, é a pressão que ele exerce ao portador da bola ainda no inicio da construção ofensiva. Por muitas vezes vimos Noboa adiantar o posicionamento, acelerar e pressionar o adversário no campo de defesa.

Marcação com aceleração e abordagem

Deslocamento lateral para abordagem

FASE OFENSIVA

Christian Noboa é um volante que participa do inicio da construção ofensiva, da fase intermediária e da finalização. É um jogador bastante intenso e que contribui de forma sólida em todos os momentos da fase ofensiva.

Inicialmente pode dar uma boa saída de bola ao time, utilizando passes curtos e circulando em função da bola, criando opções de passes. Em média realiza 58 passes por jogo e acerta 76% deles.

Entretanto sua capacidade de passes de ruptura chama atenção. Em média realiza 4 passes quebradores de linha por jogo e demonstra boa visão de profundidade. Normalmente já utiliza esse tipo de ação no segundo terço do campo.

Também é comum ver Noboa conduzir a bola em transições rápidas, executando aberturas e se deslocando em direção a região de finalização. Mesmo não tendo um grande refino técnico, Noboa consegue ser um elemento importante na armação e construção de jogadas.

Construção Ofensiva

Construção ofensiva

Nos momentos finais da fase ofensiva, Noboa costuma surpreender se colocando em posição de finalização. É um elemento surpresa e não costuma se colocar à frente da linha da bola. É um jogador que tem mais de 40 gols na carreira e finaliza em média 2 vezes por jogo, podendo ser considerado um bom rematador de média distância.

Area da Finalização

Área de finalização

Christian Noboa seria titular e líder em qualquer time da América do Sul. É um jogador experiente e que tem um repertório variado de ações que podem contribuir muito para times que adotam um modelo reativo ou propositivo de jogo.

Autor: Giovani Dalla Valle – Futebol Planejado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: