LEIA TAMBÉM

Adrian e Pepê do Foz do Iguaçu contratados pelo Grêmio

O Grêmio acertou nessa terça-feria as contratações do volante Adrian e do atacante Pepê, ambos do Foz do Iguaçu do Paraná. Os dois jovens jogadores vão passar a integrar o grupo de transição do clube tricolor.

O Foz do Iguaçu é um equipe fundada em 1996 e que a partir de 2013 passou por uma reformulação profissional que vem dando frutos. Em 2014 foi promovido à Série A do Estadual, em 2015 chegou às Semi-Finais e em 2016 ás Quartas-de-Finais.

Confira uma breve análise sobre esses dois jogadores:

PEPÊ

Pepe Foto

Pepê é um atacante de 19 anos que estreou profissionalmente durante a Série D do Campeonato Brasileiro em 2015. Em 2016 disputou a Copa São Paulo de Juniores pelo Coritiba e retornou ao Foz do Iguaçu. Soma 12 jogos como profissional, 09 deles como titular, marcando 05 gols.

POSICIONAMENTO

Trata-se de um jogador que pode atuar na penúltima e última linha do time. Tem capacidade de exercer função com amplitude ou em posição mais centralizada. Como winger, atua pelo lado direito e esquerdo. Como atacante mais centralizado, pode exercer a função de apoio ao centroavante e até atuar como meia.

Pepe - Posicionamento

MOVIMENTAÇÃO

O jovem recém contratado pelo Grêmio demonstra muita capacidade de deslocamentos. Atuando aberto pelo lado esquerdo, abrange todo o corredor e procura a centralização das jogadas. Pepê demonstra objetividade e verticalidade, apresentando boa disposição em finalizar.

Pepe - Mapa de Calor

Mapa de atuação ———>

FASE OFENSIVA

Pepê é um jogador que tem boa participação na transição ofensiva, na construção das jogadas e na finalização. Utiliza muita a velocidade para causar desequilíbrio na defesa adversária, demonstrando que é um rompedor de linhas.

Pepe - Aberto pela Esquerda

Duelo Pessoal

Na maioria das ações, Pepê demonstra que gosta de procurar o gol. Sua movimentação é direcionada ao centro ou à diagonal. Quando centraliza as ações, torna-se um jogador perigoso já que não hesita em tentar o remate ou buscar um passe de ruptura para algum companheiro.

Centralização e condução

Centralização e finalização

Quando atua em posição mais centralizada, é o jogador que recua para auxiliar a construção ofensiva e que busca sempre um espaço entre a primeira linha para realizar uma infiltração. Trata-se de um jovem que ainda não maturou fisicamente e por isso enfrenta alguns problemas em duelos ofensivos.

Pepe - Região Finalização

Recebimento de passe e finalização

VÍDEOS


ADRIAN

Adrian Foto

Adrian é um volante de 18 anos. Disputou a Copa São Paulo de Juniores em 2016 pelo Arapongas/Estanciano e depois retornou ao Foz do Iguaçu. Profissionalmente estreou na Série D do Campeonato Brasileiro de 2015 e até então soma 14 jogos na equipe, 09 deles como titular.

POSICIONAMENTO

Adrian é um jogador que pode atuar na segunda e na terceira linha do time. Trata-se de um meio campista que pode exercer função de volante ou de meia pelo lado do campo. Não trata-se de um volante que atue isolado como elemento fixo, podendo sim exercer função de maior amplitude ou mais direcionada ao centro do campo.

Adrian - Posicionamento

MOVIMENTAÇÃO

O jovem recém contratado pelo Grêmio é um jogador bastante móbil. Trata-se de um meio campista que realiza frequentes deslocamentos em função da bola e dos companheiros. Atua preferencialmente pelo lado direito e sabe realizar com efetividade o balanço defensivo e ofensivo.

Adrian - Mapa de Calor

Mapa de atuação ——–>

FASE DEFENSIVA

Adrian é um meio campista de boa agilidade e que consegue realizar boas abordagens ao portador da bola. Entretanto não é um volante agressivo, que apenas destrói, tendo inclusive alguma dificuldade no fechamento da segunda linha permitindo algumas quebras.

Adrian - Defensiva Pela direita

Compondo a segunda linha defensiva

O jovem do Foz do Iguaçu demonstra tranquilidade e inteligência na fase defensiva. Sabe subir a marcação quando necessário e também participar do equilíbrio defensivo, mantendo posição.

É um jogador que tem papel importante no auxilio aos laterais e extremas. Jogando no 4-3-3, 4-3-1-2 e 4-4-2, é dele também a responsabilidade de ocupar o corredor direito do time.

FASE OFENSIVA

O meio campista tem características para participar da construção ofensiva. É um jogador de boa qualidade técnica, mobilidade e visão de profundidade. Normalmente participa da fase intermediária da construção ofensiva com bons passes curtos e circulando em função da bola, criando opções aos companheiros.

Adrian - Inicio da Construção

Fase intermediária da construção

Adrian também participa com efetividade de triangulações e costuma chegar ao último terço do campo, normalmente pelo lado direito. Pode simplesmente chegar ao fundo e ocupar o espaço ou realizar cruzamentos e passes de ruptura.

Adrian - Fundo Direita

Triangulação e ocupação do lado

Trata-se de um meio campista que tem algumas características de armador. Adrian sabe o que fazer nos momentos finais da fase ofensiva e normalmente apresenta boa visão de profundidade para realizar passes.

Adrian - Construção Ofensiva

Fase final da construção

VÍDEOS

 

 

Autor: Giovani Dalla Valle – Futebol Planejado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: