LEIA TAMBÉM

Como funcionam as Categorias de Base do Schalke 04

O Schalke 04 é um dos mais populares clubes da Alemanha. Fundado em 1904 por filhos de trabalhadores das minas da região, o clube, hoje, conta com mais de 129 mil sócios.

Em toda sua história, venceu 07 Campeonatos Alemães, 05 Copas da Alemanha e 01 Copa da UEFA. É o quarto clube mais vencedor do país e sempre foi conhecido por formar bons jogadores.

Suas categorias de base andam lado a lado com o excelente processo de formação de atletas promovido pela Federação Alemã de Futebol. Trata-se de um clube que valoriza as categorias de base e as trata como elemento estratégico.

PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

O Schalke tem como princípio desenvolver ao máximo o potencial individual de cada jovem e de cada treinador que ingressa em suas categorias de base. É um premissa básica que permeia as ações do clube. Não se trata os atletas e os treinadores, de formação, de maneira coletiva e sim elabora-se um planejamento individual para cada jogador.

Os 34 treinadores, apesar de jovens, são altamente especialistas em processos de formação de jogadores. O trabalho realizado por eles e planejado pelo clube é a longo prazo e respeita as características de cada jogador. Esse processo de desenvolvimento individualizado foi premiado pela Federação Alemão de Futebol.

VALORES E CONDUTA

Entretanto, como qualquer coletivo, os jovens jogadores e treinadores devem seguir um código de conduta elaborado pelo clube. Todas as ações dos profissionais do clube e dos aspirantes a jogadores devem ser permeadas pela MODÉSTIA, FAIR PLAY, ESPIRITO DE EQUIPE, RESPEITO, PAIXÃO E INDIVIDUALISMO.

ESTRUTURA E ORÇAMENTO

O centro de treinamento das categorias de base fica na mesma região da Veltis Arena, estádio construído em 2001 para a Copa do Mundo de 2006. A estrutura das categorias de base localizada no perímetro da Arena contempla 03 campos de grama natural e 01 de grama artificial.

Nessa região ainda encontram-se um centro de reabilitação e fisioterapia, além de duas salas para análises de vídeos e palestras e alojamento para os jogadores que moram distantes da cidade.

O custo total para manutenção da estrutura física e de profissionais chega a 3 milhões de euros por ano. Clubes brasileiros investem em média 2.5 milhões de reais por ano nas categorias de base.

21898_150127_vereinsgelaende_658x370

Foto: Shalke 04 – Estrutura principal

O clube ainda conta com mais 02 estádios, com estrutura pequena, para realizar jogos das categorias Sub-17, Sub-19 e Sub-23. É importante ressaltar que apesar de jogarem em locais diferentes, a integração entre as categorias é um das ações que permeia o trabalho do Schalke 04.

GE DIGITAL CAMERA

Foto: Reprodução – Estádio Uckendorf – Categoria Sub-17 e Sub-19

64b884548800b19f59d2cbfead44e353

Foto: Reprodução – Estádio Mondplast Arena – Sub-23

PROSPECÇÃO

O Schalke conta com 04 profissionais exclusivos para prospectar e detectar jovens talentos. A região de atuação dos scouts é o Vale do Ruhr, área mais populosa da Alemanha, que contempla Dortmund, Essen, Bochum e Duisburgo e conta com quase 8 milhões de habitantes.

Atualmente 83% dos jogadores da base do Schalke 04 são oriundo da região do Vale do Ruhr. Trata-se de um conceito de praticidade e de valorização da cultura do clube e da região.

DESENVOLVIMENTO DA VONTADE DE JOGAR (8-10 anos)

Entre os 8 e 10 anos de idade, o Schalke 04 trata o futebol como recreação. Evidente que existe a introdução de conceitos básico de aspectos profissionais, mas o mais importante é manter a alegria de jogar futebol para despertar o entusiasmo para o jogo.

Um terço do tempo que as crianças ficam no clube é dedicado a jogos e atividades espontâneas. São atividades em que os instrutores deixam fluir os jogos e brincadeiras. O restante do tempo, sim, é dedicado a atividades que desenvolvam a coordenação com a bola e elementos técnicos importantes para um jogador de futebol.

Atualmente o Schalke conta com 40 jogadores entre 09 e 11 anos, divididos da seguinte forma:

  • Sub-09 – 13 jogadores
  • Sub-10 – 13 jogadores
  • Sub-11 – 14 jogadores
26076_1516_u11

Foto: Shalke 04 – Categoria Sub-11

CONSTRUÇÃO DO TALENTO (11-14 anos)

Essa faixa etária é considerada, pelo Schalke 04, chave no processo de formação do atleta. Nesse período ocorrem duas transições importantes: a saída do estágio básico de desenvolvimento e a possível entrada no estágio de conclusão do processo de formação. Também é uma faixa etária em que a criança passa a se tornar adolescente e pode trazer consigo diversas mudanças de mentalidade e aspirações.

No Schalke, a partir dos 11 anos de idade, o jovem recebe um treinamento dividido da seguinte forma:

  • 15%  Aspectos de coordenação motora e coordenação com a bola.
  • 25% Formação técnica básica
  • 35% Aspectos técnicos avançados
  • 25% Desenvolvimento do jogo, buscando o entendimento geral sobre versatilidade.

O objetivo é desenvolver o máximo possível de cada um, para que avancem para outras categorias tendo noções de várias situações e posições dentro do campo. Também é importante nessa fase que os jovens desenvolvam a capacidade de trabalho em equipe e tenham total entendimento sobre regras e condutas no campo de jogo.

Atualmente o Schalke conta com 78 jogadores entre 11 e 14 anos, divididos da seguinte forma:

  • Sub-12 – 17 jogadores
  • Sub-13 – 18 jogadores
  • Sub-14 – 22 jogadores
  • Sub-15 – 21 jogadores
Sem título 4

Foto: Reprodução – Categoria Sub-13 – Inicio de jogos de competição

REALIZAÇÃO DO TALENTO (15-19 anos)

Considerado como o período pré-profissional, as categorias Sub-17 e Sub-19 são as grandes responsáveis por amadurecer e dar ritmo de competição para os jovens jogadores do Schalke 04. As competições regionais dão lugar as Ligas Nacionais de Jovens, aonde as categorias Sub-17 e Sub-19 passam a atuar contra os demais times da Alemanha.

É nessa faixa etária que os candidatos a profissionais passam a receber instruções táticas e entender a plataforma 4-3-3 dito como referência tática para o clube. Os treinadores mais do que nunca focam na individualidade e dão ainda mais ênfase aos pontos fracos e fortes de cada atleta.

O objetivo primordial do trabalho do Schalke para essas categorias é oportunizar que o maior número possível de jogadores passem ao time de transição ou profissional. É para atingir esse objetivo que o Shalke direciona suas ações, procurando garantir que os jogadores dessas categorias supram com efetividade as demandas das equipes de cima.

Atualmente o Schalke conta com 49 jogadores entre 15 e 19 anos, divididos da seguinte forma:

  • Sub-17 – 25 jogadores
  • Sub-19 – 24 jogadores

A equipe Sub-19 do Schalke 04 ocupa a 2ª colocação na Bundesliga da categoria e foi eliminada na fase de qualificação da Liga dos Campeões da Europa. Trata-se de um time que tem valores muito interessantes como:

  • Florian Kruger – Atacante de 17 anos com 21 gols na temporada
  • Maksimilian Pronishek – Meia da República Tcheca de 18 anos
  • Joshua Bitter – Lateral direito
  • Marius Schley – Zagueiro
  • Phil Neumann – Volante
26059_1516_u19

Foto: Reprodução – Equipe Sub-19

TRANSIÇÃO PARA O PROFISSIONAL (19-22 anos)

O Schalke 04 conta com uma equipe de transição com os mesmos recursos e totalmente integrada aos treinadores do time principal. Trata-se de um estágio considerado chave para o desenvolvimento dos jovens. São jogadores que formam um grupo de 23 atletas, todos participando ativamente de avaliações, treinamentos e jogos com a equipe principal.

A equipe Sub-23 disputa a Liga Regional do Oeste da Alemanha e também a Premier League da Inglaterra. O clube alemão ocupa uma das vagas de convidados da organizadora da Liga Inglesa.

Sub-23

Foto: Reprodução – Equipe Sub-23

INTEGRAÇÃO (melhores atuam em categorias acima)

Dentro da metodologia de desenvolvimento individual do atleta, o Schalke 04 trabalha forte a questão de criar desafios aos jovens. Os atletas de qualquer categoria que tenham desempenho acima da média são colocados constantemente em situações de teste em uma categoria acima de sua idade.

EDUCAÇÃO

A educação é tratada como fundamental para o planejamento das categorias de base do Schalke 04. Dentro da visão humanista que o processo de formação é constituído no clube, a parte escolar e o desenvolvimento social do jovem são peças fundamentais.

O clube fornece educação escolar e atividades extra curriculares para todos os jovens que atuam nas categorias de base. Dentro do Centro de Treinamento não há uma escola própria do clube, entretanto em menos de 500 metros encontra-se a escola parceira do Schalke 04.

Os jogadores estudam na escola antes ou depois dos treinos, em horários flexíveis. O clube oferece também um espaço dentro do Centro de Treinamento para atividades de descanso e estudo.

Foto: Reprodução - Escola Parceira

Foto: Reprodução – Escola Parceira

RESULTADOS ( jogadores formados)

Em 10 anos o Schalke 04 teve um custo aproximado de 35 milhões de euros com a estrutura das categorias de base. Nesse mesmo período arrecadou quase 80 milhões de euros em transferências de jogadores oriundos do processo formativo do clube, gerando um lucro de quase 45 milhões de euros.

Na Seleção Alemã campeã do Mundo em 2014, 04 jogadores foram formados no Schalke 04:

  • Manuel Neuer
  • Benedikt Howedes
  • Julian Draxler
  • Mesut Ozil

Na equipe atual Schalke 08 jogadores formados nas categorias de base participam frequentemente de jogos. Destaque para os jovens promissores:

  • Friedrich
  • Kehrer
  • Sané
  • Reese
  • Meyer
1410038125266_wps_30_PREVIEW_SCHALKE04_PLEX02_

Foto: BBC

 

Autor: Giovani Dalla Valle – Futebol Planejado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: