LEIA TAMBÉM

Damián Musto é o cérebro defensivo do Rosario Central

download

Damián Musto é tratado por muitos como um simples “primeiro volante”, aquele jogador que é responsável pela quebra de bola e encurtamento de espaços. Entretanto, sua participação na equipe do Rosario é muito maior do que isso.

Com 28 de idade, Musto está se consolidando como um dos melhores volantes do futebol argentino, após ter boas passagens por Quilmes, Atlético de Tucumán e Olimpo. O volante chegou ao Rosario em 2014 e soma 62 jogos, 58 como titular da equipe.

É dele a responsabilidade de acionar os mecanismos de defesa e ditar a forma como a equipe vai abordar o portador da bola. Musto é sim um volante defensivo e agressivo, porém tem virtudes com a bola no pé e principalmente inteligência posicional.

Quando a equipe do Rosario é atacada, Musto cola-se aos zagueiros Donatti e Pinola, formando uma linha de 05 defensores juntamente com os laterais Salazar e Álvarez. Essa linha de 05 defensores acaba se tornando uma composição com 03 homens, já que a movimentação de Musto aciona as subidas dos laterais e a centralização dos homens de lado.

Linha de 03

É comum vermos Musto definir a jogada rapidamente. Apesar de se colocar próximo aos zagueiros, o volante usa a sua boa explosão para realizar efetivas abordagens desgarrando-se das primeiras linhas defensivas.

Desgarro de Musto

Nos momentos finais da fase defensiva ou em situações de contra ataques contra o Rosario, Musto assume mais ainda o papel de defensor. É comum os laterais do Rosario avançarem e junto com o outro volante da equipe (Montoya ou Colman) participarem da fase ofensiva. É nesse momento que Musto também demonstra inteligência acima da média, sabendo se retardar seu avanço ou acelerar seu retorno junto ao primeiro terço do campo.

Na imagem abaixo é possível perceber Donatti saindo do centro para abordar o portador da bola no lado esquerdo, “cobrindo” a subida do lateral Villagra. O zagueiro/lateral Álvarez recompõe pelo centro e o lateral direito Salazar retorna pelo corredor acompanhando o jogador do Newell´s que espera se projetar em velocidade.

Contra Ataque Sofrido

Musto retorna ao primeiro terço em direção a grande área, marcando, mesmo de costas, um jogador do Newell´s que pretendia se projetar.

Na fase final do contra ataque sofrido pelo Rosário, após Donatti não bloquear o cruzamento, Musto termina a jogada compondo a linha de 03 defensores dentro da grande área.

Dentro da área

Apesar de ser tratado por muitos como um “cão de guarda”, Damián Musto  é um meio campista de extrema inteligência e raciocínio rápido. Será dele a responsabilidade de flutuar defensivamente entre a primeira e a terceira linha do Rosario Central na partida contra o Grêmio.

Em média, Musto recupera 04 bolas por jogo, vence 64% das disputas de bola que participa e 64% dos duelos aéreos. Nos passes também é efetivo, apresentando aproveitamento de 83% dos 54 passes que disfere por jogo.

Provavelmente veremos Damián Musto ter bons enfrentamentos com Bolanos, Douglas, Luan e Giuliano. Sua inteligencia defensiva impressiona e tem grande influência no jogo do Rosario Central.

Se Franco Cervi, Giovani Lo Celso, Marco Ruben e Larrondo são os grandes expoentes e cérebros ofensivos do Rosario Central, Musto é sem dúvida o jogador mais importante entre as linhas defensivas do time.

Veja também: Como o Rosario Marca seus Gols – Vídeo

Análise realizada por Giovani Dalla Valle – Fundador e Scout do Futebol Planejado

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: