LEIA TAMBÉM

MAURO DÍAZ – MEIA – DALLAS

Hoje nossa análise é sobre o meia argentino Mauro Díaz, jogador do FC Dallas, nascido em 1991.

Foto

CARREIRA

Díaz é formado nas categorias de base do River Plate e estreou profissionalmente em 2008 com o treinador Diego Simeone. No clube argentino atuou em 74 partidas, 46 delas como titular, marcou 03 gols e deu 07 assistências.

Em 2012 se transferiu pro empréstimo para o Unión Española e foi titular do time que chegou às Oitavas de Finais da Libertadores. Ao todo foram 56 partidas, 38 como titular, 07 gols marcados e 07 assistências.

Em 2013 retornou ao River Plate mas não foi aproveitado e acabou se transferindo para o FC Dallas em Agosto. No clube norte-americano, Díaz é a referência técnica. Ao todo foram 63 partidas, 49 como titular, 16 gols marcados e 20 assistências realizadas pelo clube do Texas.

POSICIONAMENTO

Posicionamento

Díaz é um jogador destro, que atua na penúltima linha do time. Normalmente ocupa a região central, entre a linha defensiva e a de ataque. Trata-se de um meio campista com características para ser o elo de ligação entre defesa-ataque.

MOVIMENTAÇÃO

O jogador argentino do Dallas tem facilidade em deslocamentos curtos e de média distância, com ou sem a bola, objetivando a armação das jogadas ofensivas. Tanto horizontalmente quanto verticalmente, Mauro Díaz se movimenta buscando o controle da ações de construção.

Mapa de Calor

Mapa de Atuação ———>

FASE OFENSIVA

Díaz é um jogador que tem participação preponderante nos momentos iniciais e intermediários da fase ofensiva. Trata-se de um meio campista responsável por decidir os rumos da construção das jogadas de ataque.

Nos momentos iniciais e intermediários da fase, Díaz, sem a bola, procura deslocar-se para estar próximo do portador da bola. Com a bola, suas ações são baseadas em dribles curtos e passes verticais buscando acionar um companheiro.

Aproximação ao portador da bola - linha lateral

Criando opção de passe.

É comum ver Díaz recuar até o inicio do segundo terço para receber a bola e iniciar a construção ofensiva. Quando marcado, costuma demonstrar boa proteção de bola e passes rápidos para “clarear” a jogada logo no seu início.

Em média realiza 49 passes por jogo e acerta 79% deles. A cada 90 minutos, Díaz realiza 4 passes de ruptura, aqueles em profundidade e que quebram linhas.

2Inicio da fase ofensiva - aparecimento pela lateral

Recuo para receber a bola.

Nos momentos intermediários, o jogador argentino do Dallas mantém as mesmas características. Procura sempre estar de frente para o marcador e utiliza muito o drible para se desvincilhar da primeira abordagem. Em posição central normalmente, o meio campista demonstra excelente visão de profundidade e raciocínio rápido. Díaz é um jogador que exerce o controle sobre as ações ofensivas do time, puxando para ele a responsabilidade de decidir como a jogada vai ser realizada.

Posição Central de Armação - Vitória pessoal

De frente para o marcador e controle de jogo

Com a bolas nos pés, Díaz demonstra razoável explosão e aceleração. Trata-se de um jogador que busca o enfrentamento 1×1 e costuma ter bom aproveitamento nesse quesito. Em média realiza 07 dribles por jogo, acertando 69% deles. Mauro Díaz tem facilidade nas rupturas e dribles curtos. Com pouco espaço consegue criar boas situações construtivas, utilizando a vitória pessoal.

Recuo para receber e armação de jogada

Vitória pessoal com pouco espaço

Na transição ofensiva e nos momentos finais da fase ofensiva, Díaz também tem boa participação. Em situações de recuperação da posse da bola, o jogador do Dallas costuma dar o segundo ou terceiro toque, já que não efetua recomposição defensiva de forma intensa. Utilizando velocidade e bom controle de bola, em situações esporádicas, é o responsável por “puxar” os contra-ataques da equipe.

Diáz é extremamente efetivo nos últimos momentos da fase ofensiva. Aproveitando-se de sua inteligência e visão de profundidade, já realizou 04 assistências em 05 jogos nessa temporada da Major League Soccer. Com a posse de bola, Diáz por vezes, é preciosista em excesso e acaba se equivocando no momento certo de dar um passe ou acelerar a jogada.

Seu aproveitamento perto da área de finalização é interessante. Trata-se de um jogador que tem qualidade nos remates de média distância e normalmente aparece oportunamente em posição para finalizar. Em média disfere 2 chutes por jogo e nos últimos 63 jogos marcou 16 gols. Sua qualidade na bola parada também é uma característica marcante.

FASE DEFENSIVA

Definitivamente não é um jogador extremamente participativo na fase defensiva. Entretanto realiza de forma aceitável a recomposição, normalmente assumindo a última linha em uma plataforma 4-4-2. Na pressão de saída de bola, Diáz costuma somente ocupar o espaço para bloquear as opções de passe. Em média realiza 3 desarmes e interceptações jogo.

Ocupação de espaço mas sem pressão na saída de bola

Ocupação de espaço para bloqueio de opção.

De fato, o argentino Mauro Díaz é um jogador que ainda pode atuar em nível mais alto de competição. Com apenas 25 anos, o meio campista argentina reúne qualidades interessantes que podem ser úteis a diversos clubes da América do Sul. Trata-se de um jogador de qualidade técnica acima da média e que pode evoluir nas questões táticas e de comprometimento com o jogo.

 

Análise realizada por Giovani Dalla Valle

1 comentário em MAURO DÍAZ – MEIA – DALLAS

  1. Rodrigo Meneses // 3 de maio de 2016 às 15:01 // Responder

    Excelente matéria.. trata-se de um jogador acima da média na MLS. Típico camisa 10; cairia como uma luva no Palmeiras, que poderia envolver Tobio e Mouche na negociação.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: