LEIA TAMBÉM

Comparação entre Goleiros: Buffon x Donnarumma

De um lado, talvez, o melhor goleiro da história do futebol mundial. De outro, o goleiro mais jovem a defender o Milan.

Gianluigi Buffon, goleiro da Juventus e da Seleção Italiana, 38 anos de idade, 05 Copas do Mundo disputadas e mais de 20 títulos conquistados. Gianluigi Donnarumma, goleiro do Milan e da Seleção Italiana Sub-21, 17 anos de idade e toda uma carreira pela frente. Tratam-se de dois goleiros que representam um contraste e uma integração entre duas gerações de futebolistas separados por 20 anos.

De forma alguma, pretendemos comparar os dois goleiros. Essa análise se restringirá ao desempenho de ambos na temporada 2015/2016 do futebol europeu.

1

Buffon atuou em 42 partidas e sofreu 26 gols nessa temporada, totalizando uma média de 0.62 gols/jogo. Nos últimos 05 jogos sofreu apenas 02 gols, totalizando uma média de 0.40 gols/jogos,

Donnarumma realizou 27 partidas e sofreu 23 gols na temporada 2015/2016, totalizando uma média de 0.85 gols/jogo. Nos últimos 05 jogos sofreu 06 gols, totalizando uma média de 1.20 gols/jogo.

Em média, Buffon é menos acionado do que Donnarumma. Enquanto o jovem do Milan realiza em média 2.74 defesas por jogo, o goleiro da Juventus realiza 2.26.

Entretanto, Buffon é mais efetivo e defende uma porcentagem maior de chutes. Nessa temporada defendeu 78,5% dos chutes disferidos pelos adversários, enquanto Donnarumma interceptou 76,3% dos remates contra sua meta.

2

Nos últimos 05 jogos, Donnarumma realizou 19 defesas contra 17 de Buffon. O goleiro do Milan teve 63% de suas defesas consideradas difíceis pela nossa análise, enquanto Buffon apenas 47%.

Gianluigi Buffon foi mais acionado pelo chão. Dentre suas 17 defesas, 82% foram rasteiras. Donnarumma teve 74% das 19 defesas realizadas de forma rasteira.

Ambos os goleiros espalmaram 8 bolas disferidas contra suas metas. Buffon deu rebote em 47% das ocasiões, enquanto Donarrumma em 42%.

3

Dos 06 gols sofridos por Donnarumma nos últimos jogos, 50% foram em bolas rasteiras e outros 50% em bolas de média ou alta altura. Buffon sofreu 100% dos gols dos últimos 05 jogos em bolas rasteiras.

4

Historicamente, nas cobranças de pênaltis Buffon é mais efetivo. Nos últimos anos defendeu 39% das cobranças, enquanto Donnarumma apresenta um índice de 25%.

5

Não temos dúvidas de que Donnaruma é um fenômeno. Primeiramente deve ser louvado por ter sido o goleiro mais jovem a vestir a camiseta do Milan, de fato, um feito histórico. Entretanto não é só isso, Donnarumma é um goleiro de grandes qualidade, mas que precisa evoluir em aspectos importantes. Seu jogo com os pés pode melhorar e talvez seja seu maior defeito.

Buffon, dito por alguns como o maior goleiro da historia do futebol mundial, dispensa comentários. Trata-se de um goleiro completo em todos os aspectos e que consegue manter uma regularidade de boas atuações.

6

Autor: Rafael Maciel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: