LEIA TAMBÉM

YERRY MINA – ZAGUEIRO – INDEPENDIENTE SANTA FE

Hoje nossa análise é sobre o zagueiro colombiano Yerry Mina, jogador do Independiente Santa Fe, nascido em 1994.

FOTO

CARREIRA

Mina é formado nas categorias de base do Deportivo Pasto e estreou profissionalmente em março de 2013. Pelo clube de foi titular em 23 dos 24 jogos em que atuou. No ano seguinte foi transferido para o Independiente Santa Fe, clube pelo qual soma 120 partidas, 99 como titular e 11 gols marcados, participando das conquistas do Campeonato Colombiano de 2014, da Supercopa da Colômbia e da Copa Sul-Americana em 2015.

POSICIONAMENTO

Posicionamento

Yerry Mina é um jogador que atua na primeira linha do time em posição central. Trata-se de um defensor que costuma ocupar a posição de zagueiro pelo lado direito. Ocasionalmente também pode desempenhar o papel pelo lado esquerdo.

MOVIMENTAÇÃO

O zagueiro colombiano apresenta razoável movimentação lateralizada, em situações que necessitam cobertura ou deslocamentos providenciais para abordagens. Também tem boa aceleração para movimentos verticais.

Mapa de Calor

FASE DEFENSIVA

Mina é extremamente efetivo nos momentos finais da fase defensiva. É um jogador de grande envergadura (1,93 m) e potencial físico, se tornando um zagueiro que consegue crescer em momentos de perigo.

Fase de Bloqueio

Bloqueio

Apesar de ser alto e corpulento, Mina demonstra razoável velocidade e boa aceleração. Trata-se de um zagueiro com boa capacidade de encurtamento de espaços, realizando bons deslocamentos curtos em direção ao portador da bola. Entretanto não é um jogador que costuma se antecipar e realizar interceptações, utilizando sua aceleração “apenas’ para se colocar em posição oportuna para o enfrentamento 1×1.

Aceleração e Encurtamento

Aceleração e encurtamento

Mina tem bom aproveitamento de vitórias no duelos defensivos, vencendo 68% das 14 disputas de bola que se envolve por jogo. Em média, Mina realiza 3 desarmes a cada 90 minutos. É, de fato, um zagueiro objetivo que não dá espaço e nem tempo para o adversário continuar a construção da jogada.

Nos duelos aéreos, o jovem é extremamente efetivo. Em média vence 71% das disputas, participando de aproximadamente 07 enfrentamentos pelo alto a cada 90 minutos. Trata-se de um jogador alto, com boa impulsão e que sabe se posicionar oportunamente nesse tipo de jogada.

O zagueiro colombiano apresenta boa capacidade posicional, sabe alargar e encurtar a linha defensiva quando necessário e realizar boas abordagens rente à linha lateral do campo. Apesar disso não é um jogador que possa ser considerado ágil, apresentando razoável capacidade coordenativa.

Abordagem na lateral - tempo de bola

Abordagem rente à lateral

FASE OFENSIVA

Na fase ofensiva, Mina tem certa participação no inicio da saída de bola, através de passes verticais aos volantes ou meias/extremas que realizam o recuo para receber a posse. O zagueiro do Santa Fe tem boa noção posicional para realizar a abertura e se colocar em posição para receber a bola e iniciar a construção ofensiva. Em média realiza 39 passes por jogo e acerta 80% deles.

Saída de Bola

Abertura para receber

Sua participação é extremamente qualificada nas bolas aéreas ofensivas, sendo um real perigo para o gol adversário. Com apenas 21 anos, Mina já soma 12 gols na carreira e todos foram oriundos de bolas aéreas. Além de aproveitar-se da sua altura, Mina demonstra que é um jogador com boa explosão e de rupturas curtas para se desvincilhar da marcação.

Bola aerea

Agilidade para vencer marcação

De fato, Yerry Mina é um zagueiro promissor. Tem características físicas que o permitiriam desempenhar um papel importante em clubes de médio e talvez grande porte no futebol mundial. Suas qualidades técnicas são razoáveis e mantendo-se em boa condição física pode atingir um nível interessante no cenário internacional.

Análise realizada por Giovani Dalla Valle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: