LEIA TAMBÉM

ELSINHO – LATERAL DIREITO – KAWASAKI FRONTALE

Nossa análise de hoje é sobre o lateral direito Elsinho, jogador do Kawasaki Frontale, nascido em 1989.

Elsinho perfil

CARREIRA

Elsinho é formado nas categorias de base do Genus de Rondônia, mas estreou profissionalmente pelo Vilhena em 2010. Nos anos seguintes passou por Maringá, Remo e Nacional de Minas Gerais antes de chegar ao CRB em 2012. No clube de Alagoas, Elsinho teve boa participação na Série B de 2012 e foi contratado pelo Figueirense para a disputa do restante da Série A.

Em 2013 teve uma passagem de 11 jogos pelo Vasco. Elsinho foi titular em 07 oportunidades na equipe carioca. Sem grande destaque, acertou sua transferência para o América-MG e lá permaneceu por 01 ano até acertar sua ida para o Kawasaki Frontale.

No clube japonês, Elsinho é titular absoluto desde sua chegada em março de 2015. Ao todo já foram 52 jogos, 51 deles como titular da equipe, 14 gols marcados e 09 assistências realizadas.

POSICIONAMENTO

Posicionamento

Elsinho é um jogador que atua na primeira, segunda ou até na terceira linha do time, dependendo da plataforma tática utilizada. Trata-se de um lateral que pode ocupar todo o corredor direito do campo, tanto em posição inicial recuada quanto avançada.

MOVIMENTAÇÃO

O lateral brasileiro do Frontale transita por todos os terços do campo, realizando constantes deslocamentos verticais. Durante as ações ofensivas, principalmente, é comum vê-lo procurar alguns movimentos em direção ao centro do campo, utilizando a movimentação horizontal e diagonal.

Mapa de calor

FASE DEFENSIVA

Elsinho é um lateral com vocação ofensiva, entretanto tem razoável participação na recuperação e no bloqueio defensivo. É um jogador que tem disposição para marcar e, apesar de realizar constantes subidas ao ataque, quando está fixo na linha defensiva não comete grandes erros de marcação.

Linha de 04

Fase defensiva – composição da primeira linha

Trata-se de um jogador que não costuma abordar o adversário de forma agressiva, porém tem agilidade e aceleração para colocar-se em posição oportuna para realizar o desarme. Em média, realiza 05 desarmes por jogo e vence 51% das disputas de bola que participa. Tendo 1,80 m de altura, Elsinho, realiza em média 04 duelos aéreos por jogo e vence 46% deles.

Desarme e Posicionamento

Aceleração e abordagem

FASE OFENSIVA

Elsinho tem importância nos momentos de transição, construção e finalização da fase ofensiva. Trata-se de um jogador com bastante ímpeto mas não inconsequente. É um jogador que demonstra ter bom entendimento tático e saber o momento oportuno de se projetar, mesmo que em algumas situações se posicione à frente da linha da bola.

Posicionamento Fase Ofensiva

Posicionamento à frente da linha da bola

Normalmente participante de uma plataforma tática 4-4-2, Elsinho participa da construção ofensiva através de passes curtos, triangulações e deslocamentos em direção ao fundo ou ao centro do campo. É comum ver o lateral , ao ter a bola, realizar alguma tabela e alternar de posição com o volante ou com o meia central, ocupando posição mais centralizada.

Alternancia de posição com meia interno

Após triangulação, ocupa posição central no meio

Com a bola nos pés, Elsinho demonstra boa qualidade. Não tem grande refino técnico, mas é um jogador de boa proteção de bola, drible e agilidade. Demonstra também não ser afoito, apresentando boas tomadas de decisões, tendo boa temporização e aceleração de jogo quando necessário.

Em média, realiza 05 dribles por jogo e obtêm 68% de sucesso. Não trata-se de um jogador que possui grande visão de profundidade, tendo maior destaque na movimentação e na criação de espaços do que nos passes de ruptura. 

Nos momentos finais da fase ofensiva, Elsinho demonstra ter um bom repertório. Quando está com a bola, é um jogador que gosta de buscar a diagonal e se aproximar da área de finalização. Trata-se de um jogador que, em 01 ano no Japão, marcou 14 gols e criou 09 assistências.

Diagonal ofensiva

Condução de bola e busca da diagonal

Quando está sem a bola, percebe-se que tem boa noção de posicionamento ao centralizar sua movimentação, criando profundidade ao time. Elsinho finaliza, em média, 1,4 vezes a cada 90 minutos, normalmente dentro da área.

Posicionamento dentro da área

Centralização e profundidade

De fato, Elsinho é um jogador de características e qualidades interessantes. Está em um grande momento no futebol japonês e poderia ser uma boa opção para clubes brasileiros. Trata-se de um jogador com velocidade de raciocínio, boa qualidade técnica e que evoluiu muito taticamente no último ano.

Análise realizada por Giovani Dalla Valle – Fundador e Scout do Futebol Planejado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: