LEIA TAMBÉM

CAMACHO – VOLANTE – AUDAX

Nossa análise de hoje é sobre o volante Camacho, jogador do Audax, nascido em 1990.

Camacho - Foto

CARREIRA

Camacho foi formado nas categorias de base do Flamengo mas estreou profissionalmente pelo Paraná em 2008, durante um período de empréstimo. Em 2009 retornou ao Flamengo e pouco atuou até 2010, quando foi emprestado ao Goiás. Em 2011 foi emprestado novamente, dessa vez para o Bahia, clube pelo qual teve uma sequência de 21 jogos como titular da equipe. No ano seguinte, retornou ao Flamengo e não foi utilizado muitas vezes.

Em 2013 foi transferido para o Audax Rio e depois para o Audax-SP, clube pelo qual atuou no Campeonato Paulista como titular em 2014, sendo emprestado ao Guaratinguetá para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro.  Em 2015 disputou o Campeonato Paulista pelo Audax e depois a Série B do Campeonato Brasileiro pelo Botafogo, retornando em 2016 ao clube paulita.

POSICIONAMENTO

Camacho - Posicionamento

Camacho é um jogador que atua na segunda ou terceira linha do time. Trata-se de um meio campista que pode atuar como volante ou como meia interno. Normalmente atua na segunda linha em um esquema 3-4-3, exercendo função de meio campista área-a-área.

MOVIMENTAÇÃO

O volante do Audax é um jogador de deslocamentos verticais curtos e que acompanha o balanço defensivo, realizando a horizontalização da movimentação. Camacho tem facilidade em circular no primeiro e segundo terço, sempre em função da posição da bola.

Mapa de atuação ——->

FASE DEFENSIVA

Camacho é um jogador extremamente importante na transição defensiva e nos momentos de recuperação da posse de bola. Nos momentos em que o Audax perde a bola, Camacho está sempre procurando abordar o portador. É o jogador que mais desarma na equipe paulista, realizando em média 04 desarmes por jogo.

Camacho - Transição Defensiva

Recuperação em momento de transição defensiva

Não trata-se de um jogador que aborda o adversário de forma agressiva. Entretanto, Camacho demonstra boa capacidade no enfrentamento 1×1 e bom posicionamento. Em média, o volante do Audax vence 56% das disputas de bola que participa.

Camacho apresenta boa disposição de encurtar o espaço do adversário. Normalmente, realiza esse tipo de ação próximo ou rente à linha lateral.

Camacho - Abordagem na lateral

Encurtamento de espaço

FASE OFENSIVA

Em decorrência do modelo de jogo do Audax, Camacho tem enorme participação nos momentos de transição e construção ofensiva. Trata-se de um jogador que, na maioria das vezes, ocupa a primeira linha do time para auxiliar o inicio da construção ofensiva.

Camacho - Inicio da Construção

Inicio da Construção

Quando não é ele o portador da bola, Camacho também se posiciona na primeira linha para ocupar o espaço e liberar o jogador que está com a posse para iniciar a construção ofensiva. Trata-se de um meio campista que utiliza muito os passes verticais e deslocamentos curtos para construir o jogo no segundo terço do campo.

Em média, realiza 76 passes por jogo e acerta 90% deles. Dessa maneira vai ganhando terreno no campo e participando do avanço do time. Camacho não é um jogador de extremo refino técnico, entretanto apresenta boa qualidade nos dribles curtos e no primeiro toque. Em média, realiza 03 dribles por jogo e é bem sucedido em 78% deles. 

Camacho tem mais características de organizador do que de armador. É um jogador que atua dando apoio e permanecendo, na maioria das vezes, atrás da linha ofensiva. Trata-se de um meio campista de passe curto, e de boas tentativas de passes de ruptura. Em média realiza 1.4 passes desse modo por jogo.

Camacho - Construção - Ultimo passe

Suporte a última linha e tentativa de passe de ruptura

Nos momentos finais da fase ofensiva, Camacho tem participação razoável. Em algumas ocasiões, principalmente quando em algum momento foi o portador da bola, continua avançando e se projeta próximo da área de finalização. É um jogador que não possui grande velocidade mas apresenta boas acelerações de curta distância, não sendo um elemento surpresa e sim um participante ativo.

Em média, disfere 1.2 chutes por jogo e apresenta pouca efetividade. Na maioria das vezes, prefere tentar um passe buscando uma infiltração de um companheiro do que finalizar a jogada.

Camacho - Fase Final Ofensiva

Continuação e projeção dentro da área

De fato, Camacho é um jogador de bons recursos técnicos e táticos. Já possui alguma rodagem no futebol e já teve oportunidades de se consolidar em clubes de grande porte do futebol nacional, entretanto não conseguiu se fixar como peça importante em nenhum elenco desse tipo. O seu excelente Campeonato Paulista, o credencia para receber mais uma oportunidade de ser peça de reposição e alternativa para grupo, em qualquer clube da Série A do Campeonato Brasileiro.

 

Análise realizada por Giovani Dalla Valle – Fundador e Scout do Futebol Planejado

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: