LEIA TAMBÉM

JORGE MOREIRA – LATERAL DIREITO – LIBERTAD

Nossa análise de hoje é sobre o lateral direito paraguaio Jorge Moreira, jogador do Libertad, nascido em 1990.

Foto

CARREIRA

Moreira é formado nas categorias de base do 2 de Mayo e estreou profissionalmente em 2008.  Após a disputa do Mundial Sub-20 pela Seleção do Paraguai, Moreira foi contratado pelo Libertad e atua na equipe desde então. O lateral direito soma 213 jogos pelo Libertad, tendo sido titular 195 vezes. Pela Seleção do Paraguai, foi titular em todas as categorias de base e contabiliza 07 jogos na principal.

POSICIONAMENTO

Posicionamento

Moreira é um jogador que atua na primeira linha do time em posição de amplitude. É um lateral direito que eventualmente pode compor a segunda linha, atuando como volante, meia interno ou ala pelo lado direito em situações esporádicas.

MOVIMENTAÇÃO

Trata-se de um lateral direito com boa capacidade de movimentação. Normalmente realiza deslocamentos verticais até o inicio do terceiro terço e centralizações no primeiro terço do campo e quando chega ao fundo dele.

Mapa de Calor

Mapa de atuação ——>

FASE DEFENSIVA

Moreira é um lateral bastante importante no equilíbrio, recuperação e bloqueio defensivos. Trata-se de um jogador que tem boa noção de posicionamento, entendimento tático e que assume uma postura mais defensiva dentro do modelo de jogo proposto.

É um jogador que sabe alargar ou encurtar a linha defensiva conforme a necessidade. Em situações rente à linha lateral, Moreira realiza a abordagem ou permanece na sobra caso um volante esteja acompanhando o adversário. No geral, demonstra que tem inteligência defensiva, sabendo sua função em diversos tipos de situações.

Alargamento de linha - marcação dobrada

Deslocamento e acompanhamento da abordagem

Moreira, em média, realiza 5 desarmes por jogo e vence 57% das disputas de bola que participa. Entretanto, por vezes efetua abordagens agressivas e de forma não precisa. O lateral do Libertad mostra bastante disposição e demonstra estar atento aos movimentos ofensivos do adversário.

Quando a jogada acontece pelo lado oposto ao seu, Moreira realiza, de forma bastante razoável, a centralização para encurtar a linha defensiva e executar interceptações oportunas. Jorge Moreira tem maior capacidade e demonstra maior habilidade ao realizar abordagens e movimentos reativos. Não é um jogador de grande efetividade ao realizar avanços verticais de marcação, buscando pressionar o adversário.

Cobertura - centralização

Centralização e interceptação

FASE OFENSIVA

Moreira é um jogador que tem boa influência nos momentos finais da fase ofensiva. Trata-se de um lateral que tem como costume cruzar bolas para a área. Em média, realiza 4.75 cruzamentos por jogo e tem aproveitamento de 42%. Normalmente efetua esse tipo de ação não só no fundo do campo, mas também no inicio do terceiro terço.

Cruzamento da Intermediária

Cruzamento da intermediária

Moreira é um jogador de boa aceleração, entretanto não costuma jogar à frente da linha da bola. Normalmente compõe a segunda linha na fase ofensiva e espera ser acionado para se projetar. Realiza, em média, 52 passes por jogo e acerta 72% deles. 

Sua participação na saída de bola é pequena. Usualmente ativa algum companheiro através de passes verticais para realizar aproximações e ganhar terreno. Entretanto, oferece boas opções de passes aos companheiros, sabendo criar condições para receber a bola e participar da construção ofensiva.

Participação atrás da linha da bola

Atrás da linha da bola

Apesar de ser um lateral com recursos técnicos não mais que razoáveis e que dá prioridade aos movimentos defensivos, Moreira costuma ser uma boa opção ofensiva. Realiza. em média, 4 dribles por jogo e acerta 70% deles. Nas poucas projeções que realiza sem a bola, é efetivo. Além de cruzamentos precisos, o lateral direito costuma apresentar uma boa visão de profundidade e com isso executa bons passes de ruptura no último terço do campo.

Projeção

Projeção sem a bola

Definitivamente, Moreira é um jogador interessante no mercado da América do Sul. O jogador do Libertad apresenta uma regularidade boa e há tempos vem demonstrando boas qualidades para um lateral direito, além de possuir uma experiência em competições internacionais interessante. Desse modo, poderia facilmente estar atuando em algum clube de maior nível no futebol sul-americano.

Autor:  Giovani Dalla Valle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: