LEIA TAMBÉM

OTERO – MEIA – HUACHIPATO

Nossa análise de hoje é sobre o meia venezuelano Rómulo Otero, jogador do Huachipato, nascido em 1992.

Foto

CARREIRA

Otero é formado nas categorias de base do Caracas e estreou profissionalmente em 2009, quando tinha apenas 16 anos. Na equipe venezuelana realizou 123 jogos ao todo, 92 como titular e marcou 21 gols. Em junho de 2015 foi transferido para o Huachipato do Chile, clube pelo qual soma 23 jogos, 18 deles como titular e 8 gols marcados.

Pela Seleção da Venezuela, Otero atuou em 12 partidas. Em 6 delas foi titular e hoje ocupa esse posto. Ao todo, marcou 04 gols pelo selecionado.

POSICIONAMENTO

Posicionamento

Rómulo Otero atua na segunda ou terceira linha do time. Normalmente ocupa posição interna no 4-3-3, 4-2-3-1 ou 4-1-3-2 como meia de armação. É um jogador que também pode executar funções no lado direito e esquerdo, em posição de amplitude dentro do half-space.

MOVIMENTAÇÃO

Otero é um jogador que se movimenta de forma intensa dentro do penúltimo e último terço do campo. Trata-se de um meia que transita do centro para o lado e do lado para o centro com bastante inteligência e participação. Em deslocamentos horizontais e verticais consegue apoiar a última linha do time.

Mapa de Calor

Mapa de atuação ———>

FASE OFENSIVA

Trata-se de um jogador de grande influência nos momentos intermediários e finais da fase ofensiva. Otero tem participação na construção e na finalização das ações, demonstrando grande capacidade técnica e verticalidade.

Otero é bastante acionado para participar da transição ofensiva, sendo um jogador que normalmente recebe o segundo ou terceiro passe vindo da primeira ou segunda linha defensiva. Realiza esse tipo de ação com bastante velocidade e agilidade, se deslocando do centro para o lado para abrir espaço para os volantes avançarem.

Fase Ofensiva - Acionado com passes verticais para deslocamentos

Deslocamento centro-direita para receber

Com a bola nos pés, é um jogador bastante vertical e com muita qualidade para vencer o primeiro marcador. Otero abusa das rupturas curtas, realizando em média 09 dribles por jogo e tendo sucesso em 59% deles.

O jogador venezuelano é destro e não tem grande estrutura física, entretanto possui boa agilidade para se livrar da marcação e dar continuidade a jogada. Mesmo com boas qualidades técnicas, Otero costuma forçar muito o 1×1 e acaba perdendo situações de construção ofensiva importantes.

Rómulo Otero apresenta boa visão de profundidade e inteligência tática. Tem boa leitura posicional e sabe o seu papel na construção ofensiva. Por vezes, permanece como apoio aos homens da última linha, principalmente quando atua mais pelo lado do campo e por outras realiza rupturas curtas vindo de trás, quebrando linhas e construindo as ações ofensivas.

Fase Ofensiva - Pouca Participação no inicio da Construção

Apoio à última linha

Realiza, em média, 34 passes por jogo e acerta 74% deles. É um jogador que busca passes em profundidade e demonstra qualidade para isso, principalmente nos momentos finais da fase ofensiva. Por 2.3 vezes por jogo, tenta passes para infiltrações de companheiros no último terço do campo.

Atuando pelo lado ou pelo centro, Otero é extremamente participativo nos momentos finais da fase ofensiva. Trata-se de um jogador ágil, com boa velocidade e qualidade técnica. Tem bom poder de finalização, realizando em média 03 remates por jogo, além de 1.5 cruzamentos a cada 90 minutos. Suas qualidades como finalizador ficam mais expostas em situações de bolas paradas, aonde demonstra bom aproveitamento.

Otero tem inúmeras características de armador de jogadas. É um jogador talhado para jogar próximo dos atacantes. Nessa temporada já marcou 08 gols e deu 10 assistências nos Torneios Apertura e Clausura do Campeonato Chileno.

Fase Ofensiva - Finalização

Fase final da construção ofensiva

FASE DEFENSIVA

O meia do Huachipato apresenta boa participação na fase defensiva. Normalmente realiza com efetividade a recomposição em linha, caindo pelo centro ou pelos lados.

Realiza, em média, 04 desarmes e vence 45% das disputas de bola que participa. É um jogador que não tem força física avantajada, mas que apresenta boa agilidade e aceleração para interceptar jogadas.

Fase Defensiva - Composição da Linha - 4-2-3-1

Recomposição no 4-1-3-2

Nas transições defensivas costuma abordar o portador ou a opção de passe. É um jogador inteligente e que demonstra disposição para tarefas defensivas. Entretanto, em certos momentos, tem uma queda de concentração razoável que o torna ausente de algumas ações.

Fase Defensiva - Pressão na saída

Abordagem ao jogador opção de passe

De fato, Otero está pronto para atuar em um nível maior de competição. Trata-se de um jogador com boa qualidade técnica e com características faltantes em diversos clubes mundiais. Seu potencial faz com que possa pensar em atuar em clubes grandes da América do Sul e de pequeno porte no futebol europeu.

Autor: Giovani Dalla Valle

1 comentário em OTERO – MEIA – HUACHIPATO

  1. Rómulo Otero ya arribaste a un grén equipo de Sudamérica. El se vá a Atlético Mineiro de Brasil…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: