LEIA TAMBÉM

ALBERTH ELIS – ATACANTE – OLIMPIA TEGUCIGALPA

Nossa análise de hoje é sobre o atacante hondurenho Alberth Elis, jogador do Olimpia, nascido em 1996.

Foto

CARREIRA

Elis é formado nas categorias de base do Real España de Honduras, entretanto não atuou profissionalmente pelo time. Sua estreia na categoria principal aconteceu no Olimpia de Tegucigalpa em 2013. No clube que atua desde sua estreia, Elis realizou 70 jogos, 40 deles como titular e marcou 28 gols.

Pela Seleção de Honduras foi titular de todas as categorias de base e disputou os Mundiais Sub-17 e Sub-20. Atualmente é o titular da Seleção Principal.

POSICIONAMENTO

Posicionamento

Elis é um jogador que atua na última linha do time. Trata-se de um atacante que pode atuar em posição centralizada ou de amplitude por ambos os lados do campo. Normalmente divide a última linha com outro jogador na plataforma 4-4-2.

MOVIMENTAÇÃO

O jovem hondurenho é um atacante de boa movimentação. Costuma flutuar entre a primeira e a segunda linha do time adversário. Elis realiza deslocamentos horizontais conforme o balanço ofensivo e verticais em direção à região de finalização.

Mapa de Calor

Mapa de Atuação ———>

FASE OFENSIVA

Alberto Elis é extremamente influente nos momentos de construção e finalização da fase ofensiva. Trata-se de um jogador que participa da construção de forma objetiva, sem trocar muitos passes, através de rupturas e condução de bola em velocidade.

Também realiza com bastante efetividade, o recuo para efetuar o trabalho de pivô e abrir espaços para os homens que se apresentam vindo de trás. Normalmente é dele a responsabilidade de “aparar” a primeira bola.

Fase - Pivô

Pivô

Quando recebe em posição de amplitude, Elis demonstra excelente velocidade e explosão. Não realiza muitos passes, preferindo as rupturas e enfrentamentos 1×1. Em média, realiza apenas 20 passes por jogo e acerta 76% deles. O jovem hondurenho tem bom domínio, porém não tem refino técnico para dar continuidade à jogada através de triangulações e passes curtos.

Entretanto, não é um jogador de poucos recursos e fixo posicionalmente. Elis se movimenta de forma efetiva pelos dois lados do campo e consegue ter o mesmo rendimento em ambos. Quando está no lado esquerdo, busca o corte para o centro objetivando o remate com a perna boa.

Fase Ofensiva - Condução em Diagonal Pela Esquerda

Corte em diagonal para o centro

Quando está no lado direito, busca mais o fundo do campo e a entrada por fora. Apresentando bastante força física, Elis consegue ter bom rendimento nas rupturas na área de finalização. Em média, realiza 05 dribles por jogo e tem sucesso em 56% deles.

Fase Ofensiva - Condução em Diagonal

Entrada na região de finalização

Nos enfrentamentos 1×1 é bastante efetivo contra os adversários da Liga de Honduras. Trata-se de um atacante que sabe se posicionar e tem boa noção de temporização para acelerar em busca da bola na hora oportuna.

Elis é bastante acionado para buscar a bola no espaço vazio. É um jogador que utiliza a velocidade para levar vantagem em duelos de aceleração. Normalmente procura o espaço atrás da primeira linha adversária, tanto pelo centro quanto pelo lado do campo.

Fase Ofensiva - Procura de Espaço atrás da primeira linha

Aceleração e busca de espaço atrás da primeira linha

Elis é um bom finalizador. Em média realiza 2.4 remates por jogo e precisa de 4 remates para marcar. Sua presença dentro da área é grande e de boa qualidade. Nas bolas aéreas demonstra boa impulsão e posicionamento. Em média, realiza 09 duelos aéreos e vence 37% deles.

Fase Ofensiva - Duelos Aereos

Posicionamento e impulsão

FASE DEFENSIVA

Alberto Elis tem pouca participação na fase defensiva. Normalmente não realiza abordagens ao portador da bola e nem participa de forma intensa da recomposição defensiva. Elis realiza, em média, 1.4 desarmes por jogo. Suas vitórias defensivas acontecem muito mais em decorrência do atraso construtivo do adversário do que de sua aplicação.

Fase Defensiva - Pressão na Saída de Bola

Rara situação em que realiza pressão na saída

De fato, Elis é um jogador promissor em um mercado de jogadores interessantes. É o atual artilheiro da Liga Nacional e titular da Seleção Principal e Olímpica de Honduras, além de ter sido escolhido o jogador revelação da Concachampions. Com 20 anos de idade, demonstra boas qualidades físicas e técnicas para um atacante, podendo ainda potencializa-las. Sua participação nos Jogos Olímpicos é quase certa e pode determinar em qual mercado atuará no futuro próximo.

Análise realizada por Giovani Dalla Valle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: