LEIA TAMBÉM

PAREDES – VOLANTE – SOL DE AMÉRICA

Hoje nossa análise é sobre o volante paraguaio Cristhian Paredes, jogador do Sol de América, nascido em 1998.

Foto

CARREIRA

Paredes é formado nas categorias de base do Sol de América e estreou profissionalmente em 2016. Pela equipe principal soma 09 jogos, todos como titular. Pelas seleções de base do Paraguai, disputou o Sul-Americano e o Mundial Sub-17 em 2015, além dos Jogos Pan-americanos com a Seleção Sub-22.

POSICIONAMENTO

Posicionamento

Cristhian atua na segunda ou terceira linha do time em posição próxima do centro do campo. Trata-se de um volante que atua pelo lado esquerdo e direito do meio de campo em plataformas táticas 4-1-2-3, 4-4-2 e 4-2-3-1. Pode também ser utilizado como meia interno nas mesmas plataformas ou em outras.

MOVIMENTAÇÃO

Paredes é um jogador de movimentação constante, porém não intensa. É um volante que realiza deslocamentos verticais com ou sem a bola, principalmente pelo half-space direito. No primeiro terço do campo até o inicio do segundo, Paredes tem boa horizontalização, conseguindo abranger uma boa área desse terreno.

Mapa de Calor

Mapa de atuação ——–>

FASE DEFENSIVA

Paredes tem grande contribuição no equilíbrio defensivo da equipe. Também é importante nos momentos de recuperação da posse de bola. Trata-se de um volante que não realiza a primeira abordagem ao adversário, preferindo aguardar a segunda bola ou utilizar seu bom posicionamento para interceptar passes.

Fase Defensiva - 4-1-2-3

Equilíbrio Defensivo

Sua boa estrutura física e entendimento tático permitem que, Paredes, exerça influência nas ações de transição defensiva. Ao ver ou participar da perda de bola, o jovem do Sol de América mantém a tranquilidade e não tenta, a todo custo, recuperar a posse.

Realiza em média, 06 desarmes e interceptações por jogo. Quase todos frutos de seu bom posicionamento. Trata-se de um jogador talhado para captar rebotes e manter o jogo controlado, apesar de permitir quebras de linha em algumas ocasiões. Além disso, demonstra certa afobação em determinadas situações defensivas que exigem decisões rápidas.

Paredes possui uma boa leitura de jogo e noção posicional. Normalmente realiza bons deslocamentos horizontais, objetivando cobrir espaços deixados por volantes ou laterais. Em média, vence 50% das disputas de bola que participa, além de 54% dos duelos aéreos.

Fase Defensiva - Abordagem Lateral

Deslocamentos e composição de linha defensiva rente à lateral

FASE OFENSIVA

Paredes é um volante que participa de forma efetiva e qualificada da transição e da construção da fase ofensiva. Normalmente também apresenta boa participação nos momentos finais dessa fase. É um jogador com excelente saída e mobilidade, características alavancadas pela sua qualidade técnica e visão de profundidade e não por intensidade e velocidade.

Realiza, em média, 33 passes por jogo e acerta 74% deles. Normalmente tenta passes verticais e diagonais de média distância, não se limitando a passes curtos e burocráticos.

Paredes não é o volante que recua entre os zagueiros e realiza o inicio da saída de bola. Sua participação nos momentos iniciais da fase ofensiva é oferecer opção de passe aos companheiros, normalmente dando o segundo ou terceiro toque após a retomada ou saída de bola.

Fase Ofensiva - Segundo toque na Saída de bola

Oferecendo opção de passe

Nos momentos intermediários da fase ofensiva, Paredes demonstra boa qualidade. É um volante com características produtivas para uma boa armação de jogadas. Normalmente, se projeta servindo de apoio e/ou retorno às ultimas linhas do time. Por vezes, consegue dar bons passes de ruptura e criar boas situações de finalização para os companheiros. Em média, realiza 2 passes desse tipo por jogo e tenta 1.5 remates.

FASE OFENSIVA - ARMAÇÃO

Avanço com a bola, servindo de apoio e/ou posterior retorno

Paredes também costuma se projetar muito ao ataque, principalmente pelo corredor direito. Sem a bola, consegue acompanhar a jogada e se colocar em posição oportuna de participação nos momentos finais da fase ofensiva. É um movimento que o volante realiza de forma sólida, entretanto não trata-se de um jogador que esquece de suas funções defensivas. 

FASE OFENSIVA - PROJEÇÃO

Projeção sem a bola

Cristhian Paredes é um jogador que vem mostrando boa evolução. Sua participação na Seleção Sub-17 e seu inicio no clube o credenciam para ser monitorado por clubes de maior representação no futebol mundial. Suas características técnicas validam uma possível mudança de cenário, entretanto Paredes vai ter que aumentar o nível de intensidade do seu jogo para se tornar um jogador importante em um nível maior de competição.

 

Análise realizada por Giovani Dalla Valle – Fundador e Scout do Futebol Planejado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: