LEIA TAMBÉM

Como Funcionam as Categorias de Base do Besiktas

Fundado em 1903 na cidade de Istambul, quarta mais populosa do Mundo, o Besiktas vive um ano de glória. Após um jejum de 06 temporadas, voltou a conquistar uma Liga Nacional.

Os pilares dessa conquista foram jogadores estrangeiros e/ou revelados em outros clubes. Apenas 01 atleta do atual elenco campeão foi formado nas categorias de base do Besiktas. Para tornar o clube menos dependente de contratações e formar expoentes técnicos locais, o Besiktas vive um período de reformulação nas suas categorias de base.

Na seleção principal da Turquia, nenhum jogador do grupo atual é formado nas categorias de base do Besiktas. Da mesma forma nas Seleções de Base, aonde são poucos jogadores do Besiktas frequentemente convocados. Essa falta de jogadores do clube nos quadros das Seleções Nacionais preocupa e o processo de reformulação das categorias de base visa sanear também essa ausência.

Entretanto, o clube tem um histórico rico de formação de jogadores. No inicio da década de 90, o clube conquistou o tri-campeonato nacional com oito jogadores formados nas categorias de base. A torcida nutre uma simpatia especial para com os atletas formados em casa e isso expande-se aos treinadores da base, os quais na maioria são ex jogadores do clube.

Apesar de, atualmente, não estar formando jogadores selecionáveis, um dado chama a atenção. Em torno de 150 jogadores que atuam na Liga Turca foram formados no clube.  A tradição formativa do Besiktas pode ter ficado um pouco para trás, entretanto algumas ações estão sendo feitas para resgatar esse histórico, conforme veremos a seguir:

ESTRUTURA

As condições de treinamento das equipes de base do clube são adequadas, entretanto não estão entre as melhores encontradas no futebol europeu. Atualmente o clube conta com 02 centros de treinamento. A estrutura do centro de treinamento Nevzat Demir foi reformada em 2015 e teve um custo aproximado de 1.45 milhões de euros.

O Complexo Nevzat Demir é utilizado também pela equipe principal e fica localizado no subúrbio de Istambul. Nele encontram-se uma academia de ginástica, restaurante, sala de reuniões, biblioteca e alojamento com capacidade para 15 atletas de fora de Istambul, além de 03 campos exclusivos para treinamentos, sendo 02 de grama natural e 01 de piso artificial. O outro centro de treinamento chama-se Hakkı Yeten e é destinado para as menores categorias a partir da Sub-17 e fica localizado no centro da cidade, podendo abrigar 40 jovens.

145613183_DEC78D7DD2-450x350574398

Foto: Reprodução – Campo Exclusivo para a Base – Hakki Yeten

Este centro de treinamento possui algumas facilidades que são dividas entre a equipe principal e a categorias Sub-17 e Sub-18. A academia de ginástica conta com aparelhagem moderna e serve como base para atividades físicas específicas.

Academia

Foto: Reprodução – Academia – Nevzat Demir

A sala de reuniões e palestras é utilizada para preleções antes dos jogos e treinamentos. É nesse local que os jogadores das categorias Sub-17 e Sub-18 recebem instruções didáticas sobre movimentações táticas e estudam o seu desempenho após os jogos.

Sala de reuniões

Foto: Reprodução – Sala de Reuniões e Preleções – Nevzat Demir

Atualmente 40 jovens residem dentro das dependências do CT Hakki Yeten. Os atletas possuem quartos com toda a infraestrutura necessária para descansar após os treinos e tornar o processo de desenvolvimento menos penoso.

556width_3742694393731654 (1)

OBJETIVOS, VISÃO E FILOSOFIA

O objetivo principal do processo de formação do Besiktas é fornecer pelo menos um jogador por ano para a equipe principal. Entretanto, o sucesso na parte esportiva não é buscada a qualquer custo. Para o Besiktas, o desenvolvimento global, sustentado pela educação, do jovem é a chave para o crescimento do atleta.

Diante disso, a família desempenha papel crucial no processo de desenvolvimento do jogador. O Besiktas insiste no equilíbrio entre o ritmo competitivo do futebol profissional e a minimização da pressão, objetivando reduzir os impactos de uma possível dispensa na cabeça dos jovens atletas e trabalhando alternativas de futuro com a família de cada jogador.

A qualidade dos treinadores é um dos pilares para esse objetivo ser alcançado e eles também são monitorados, avaliados e passam por “reciclagens” permanentemente. Cada treinador tem a responsabilidade de, junto com a família dos atletas, exercer papel preponderante na vida do jovem e se tornar um ponto de referência também para o núcleo familiar dele.

Especialistas comportamentais e psicológicos auxiliam os jovens atletas constantemente. Cada criança e adolescente dentro do program de desenvolvimento do Besiktas possui um cronograma personalizado de atividades extra-futebol, além do ensino curricular fornecido gratuitamente para os jovens atletas de todos os esportes. A Escola BJK foi fundada em 1997 como uma creche e centro educacional fundamental. Atualmente trata-se de uma escola secundarista aberta para toda a comunidade.

fft81_mf2034938

Foto: Reprodução – Escola BJK

TREINAMENTO

A metodologia global de treinamento e desenvolvimento de jovens talentos é unica e possui valores bem definidos. Entretanto cada faixa etária dispende necessidades diferentes para, no final do processo, atingir um nível elevado e permitir que a formação seja completada da melhor maneira possível.

Os treinamentos são orientados para que o jogador desenvolva a capacidade de resolver problemas dentro de campo. O Besiktas acredita que, dentro do campo durante o jogo, o maior responsável pelos resultados é o jogador e é ele quem deve assumir a tarefa de resolver as mais diversas situações de uma partida. Seja qual for a categoria da equipe, ela deve atuar no 4-4-2 em linha e possuir o mesmo modelo de jogo da equipe principal.

Todas as sessões de treinamentos possuem uma estrutura básica que contempla:

  • Uma curta explicação verbal dos treinadores sobre o motivo do treinamento.
  • Demonstração de cada exercício.
  • Prática do exercício pelos jogadores.
  • Observação, pausa e correção do exercício pelos treinadores.
  • Exercícios personalizados de acordo com as necessidades de cada atleta.

Atualmente são cerca de 200 garotos participando das categorias de base do Besiktas e cada categoria possui um número de atletas, conforme demonstramos a seguir:

  • Sub 11 – 23 Jogadores
  • Sub 12 – 24 Jogadores
  • Sub 13 – 32 Jogadores
  • Sub 14 – 24 Jogadores
  • Sub 15 – 25 Jogadores
  • Sub 16 – 25 Jogadores
  • Sub 17 – 23 Jogadores
  • Sub 18 – 24 Jogadores
  • Grupo Reserva – 23 Jogadores

São 08 as categorias de equipe. O inicio do processo começa com a categoria Sub-11 e termina na equipe reserva, composta por jogadores a partir de 19 anos e que tenham no máximo 23 anos.

Cada uma das categorias possui um nível de exigência e consequentemente um tipo de treinamento diferente:

TREINAMENTO BÁSICO – Sub 12

Nessa faixa etária, o foco são os movimentos básicos do futebol. Trabalha-se muito exercícios de coordenação, flexibilidade e atividades lúdicas que contribuam para a criança se divertir e se desenvolver praticando futebol. Os treinos acontecem 03 vezes por semana e são 03 os treinadores responsáveis.

PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO – Sub 13, 14, 15

Nessas faixas etárias inicia-se alguns princípios específicos do futebol. Questões táticas passam a entrar na rotina de treinamentos dos jovens e consequentemente questões técnicas de acordo com cada posição. Os treinos acontecem de 03 a 04 vezes por semana e são 06 os treinadores responsáveis pelas 03 categorias.

ALTA PERFORMANCE – Sub 16, 17, 18

O ritmo de competição e exigência dos treinamentos aumenta de forma considerável nessas categorias. Nesse período inicia-se realmente o futebol de nível profissional e passa-se a cobrar um rendimento condicente com a estrutura oferecida para os atletas. Os treinos acontecem 05 vezes por semana e têm como responsáveis 02 treinadores por categoria.

PERÍODO DE TRANSIÇÃO – Sub 23

Pode-se afirmar que nesse estágio, o processo de formação está encerrado. A partir de agora, inicia-se a transição para o grupo principal. É a partir dos 19 anos que o jovem passa a ser relacionado para partidas da equipe reserva e principal, além de ter um acompanhamento muito próximo do clube sobre questões financeiras e comportamentais extra-campo.

RECRUTAMENTO

Atualmente o Besiktas não investe de forma grandiosa em recrutamento de jogadores fora do perímetro de Istambul. A grande maioria dos jovens são turcos e foram captados pelos 04 scouts designados pelo clube. Além dos 04 profissionais captadores, o Besiktas possui filiais de suas “escolinhas” na Inglaterra, Austrália e Nigéria.

TREINADORES

Os 16 treinadores responsáveis pela formação dos jogadores do Besiktas são constantemente avaliados, treinados e devem possuir algumas habilidades e realizar determinadas ações, tais como:

  • Ganhar a confiança das famílias dos jogadores e tornar-se um modelo para os jovens jogadores.

  • Compreender que os jogadores passam por diferentes estágios de formação com especificidades diferentes para cada um delas. 

  • Entender que o desenvolvimento social e cultural dos jovens jogadores não devem ser separados de seu desenvolvimento esportivo.

  • Trabalhar pacientemente e diligentemente.

  • Compreender que uma queda significativa de rendimento dos jovens pode estar ligada à intensa pressão e a falta de prazer em jogar futebol. 

  • Entender que o alvo principal não é vencer competições a todo o custo; o alvo principal deve ser sempre o desenvolvimento a longo prazo.

  • Saber que a falta de respeito para com os agentes atuantes em um jogo de futebol tem um efeito negativo sobre o desenvolvimento comportamental dos jovens jogadores.

  • Demonstrar uma atitude positiva em relação a possíveis falhas dos jovens jogadores.

Autor: Giovani Dalla Valle

1 comentário em Como Funcionam as Categorias de Base do Besiktas

  1. ANTÔNIO MUNIZ ANDRADE // 7 de agosto de 2016 às 11:45 // Responder

    Um trabalho realizado
    pensando no futuro,coisa que não acontece aqui no Brasil,somos cobrados para ganhar em todas categorias.
    Se nossa Filosofia de trabalho não for revista continuaremos saboreando o sabor amargo da derrota.

    Curtir

1 Trackback / Pingback

  1. Análise de Desempenho: Sidnei – Zagueiro do Deportivo – FUTEBOL PLANEJADO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: