LEIA TAMBÉM

WILLIAM MATHEUS – LATERAL ESQUERDO – TOULOUSE

Nossa análise de hoje é sobre o lateral esquerdo William Matheus, jogador do Toulouse, nascido em 1990.

Foto

CARREIRA

Matheus é formado nas categorias de base do Figueirense e estreou profissionalmente em 2008, ano em que realizou 22 partidas após a conquista da Copa São Paulo de Juniores. De 2009 a 2010 seu contrato circulou por diversos clubes comandados por seus empresários. Em 2011 foi emprestado ao Bahia, posteriormente ao Vasco e ao Goiás, clubes pelos quais foi titular. Em 2014 disputou 12 jogos pelo Palmeiras e acertou a sua transferência para o Toulouse da França, clube pelo qual soma 30 jogos, sendo titular em 26 oportunidade.

POSICIONAMENTO

Posicionamento

William Matheus é um jogador que atua na primeira ou segunda linha do time, em posição de amplitude, dependendo da plataforma utilizada. Trata-se de um lateral esquerdo que normalmente compõe a linha defensiva com 4 ou 5 jogadores, entretanto pode ocupar a segunda linha em esquemas que utilizem 03 zagueiros.

MOVIMENTAÇÃO

O lateral esquerdo realiza com frequência deslocamentos verticais e diagonais, principalmente a partir do segundo terço do campo. É um jogador que costuma se movimentar com impeto nessa faixa do campo. No primeiro terço do campo executa movimentos horizontais em direção ao centro da área, normalmente para participar do balanço defensivo.

Mapa de Calor

Mapa de atuação ———->

FASE DEFENSIVA

William Matheus participa de forma importante do equilíbrio defensivo, da recuperação e do bloqueio. É um lateral esquerdo que demonstra uma capacidade de marcação apenas razoável, entretanto possui alguns aspectos positivos na fase defensiva.

O lateral do Toulouse demonstra certo entendimento tático, sabendo compor a primeira linha do time em posição de amplitude. Em situações no primeiro terço do campo, normalmente, realiza abordagens seguras e apresenta bom posicionamento, tanto no lado em que está a bola como no outro.

Fase Defensiva - 5-4-1

Equilíbrio 5-4-1

Nos momentos de bloqueio, William Matheus é efetivo. Não apresenta dificuldades em fechar a linha ou acompanhar o portador da bola ou o possível receptor, se deslocando horizontalmente em direção ao centro da área.

Em média, realiza 03 desarmes por jogo tendo um aproveitamento de 77% nas tentativas. Matheus apresenta alguma dificuldade quando enfrenta adversários mais fortes fisicamente.

Fase Defensiva - Deslocamento esquerda-centro acompanhando adversário

Deslocamento lado/centro e acompanhamento

Seu razoável desempenho no primeiro terço do campo não se repete em situações defensivas no segundo terço. William Matheus demonstra dificuldades em realizar marcação mais alta do que o costume. É um jogador que apresenta erros em antecipações e tentativas de abordagens fora do primeiro terço do campo.

Normalmente, nesse tipo de situação, permite a quebra de linha ou não consegue frear o adversário. São situações que William apresenta um impeto grande em definir a jogada, porém se atrapalha no posicionamento e no tempo certo para a execução, focando muito na bola e pouco no jogador adversário.

Fase Defensiva - Erro na abordagem e quebra de linha

Abordagem avançada e quebra de linha

FASE OFENSIVA

William Matheus participa com importância da transição, construção e finalização da fase ofensiva. É um jogador que oferece opções de passes aos companheiros, se colocando em posição de receptor ou se aproximando da posse de bola. Trata-se de um lateral esquerdo que possui boa qualidade técnica, principalmente no primeiro toque. 

No futebol brasileiro, William mostrava melhor capacidade de condução de bola do que na França. Era um jogador que realizava movimentações centralizadoras com a bola, procurando participar de forma efetiva da construção ofensiva. Atualmente parece um pouco afobado em situações após a vitória contra o primeiro marcador. 

Fase Ofensiva - Condução Esquerda Centro

Deslocamento lado/centro para construção ofensiva

Em média, William realiza 2.1 dribles por jogo e acerta 58% deles. Seu jogo passa muito pelas tentativas, com ou sem a bola, de realizar deslocamentos diagonais. Apesar da alternância de posição com o atacante ou meia interno causar desequilíbrio ao adversário, William Matheus não demonstra a efetividade de outrora na fase de finalização.

Fase Ofensiva - Alternancia de posição e diagonal [2]

Alternância de posição e diagonal sem a bola

Com a bola nos pés, o lateral do Toulouse tinha facilidade em dar assistências e realizar boas cobranças de faltas laterais. Atualmente mostra-se tímido nesse quesito, acertando passes burocráticos e errando passes de profundidade. William Matheus não é um jogador de baixa qualidade técnica, entretanto não apresenta a tranquilidade e a confiança necessárias para executar ações com precisão.

William costuma se projetar á frente da linha da bola, inclusive compondo a última linha do time. É um jogador que tem bom ímpeto para a finalização da fase ofensiva e pode voltar a ter bom aproveitamento. Em média, realiza 47 passes por jogo e acerta 77% deles. São 2.16 cruzamentos realizados e 25% de acertos.

Fase Ofensiva - Última Linha

Ocupação de posição à frente da linha da bola

De fato, William Matheus é um jogador que possui recursos interessantes para um lateral, entretanto precisa melhorar sua concentração e confiança. É um jogador de boa qualidade técnica e que sabe desempenhar as tarefas da função. William, ainda, pode ser um jogador importante para diversos clubes brasileiros.

Autor: Giovani Dalla Valle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: