CBF e Clubes debatem sobre a Formação de Jogadores no Brasil
Representantes de mais de 20 clubes brasileiros estiveram reunidos com o Coordenador das Categorias de Base da CBF em um audiência pública na Comissão do Esportes. O debate ocorreu na Câmara dos Deputados, em Brasília.
O encontro teve como norte a legislação referente ao futebol, principalmente sobre a formação de jogadores. Dentro de diversos assuntos, um se destacou: O inicio da relação clube/atleta. No Brasil, atualmente, os atletas são liberados por lei para integrar um clube somente a partir dos 14 anos. No cenário internacional, a idade minima exigida para um atleta poder integrar um clube é de 12 anos.
Erasmo Damiani, conforme consta no site da CBF, explicou em uma de suas intervenções no debate que a divergência entre os limites de idade exigidos no Brasil e no Exterior é prejudicial para as Seleções Brasileiras de Base. O Coordenador das Categorias de Base da CBF acredita que os clubes brasileiros não se sentem seguros para liberar um jogador ainda sem contrato para participar de jogos com a Seleção do Brasil.
João Paulo Sampaio, coordenador das categorias de base do Palmeiras e presidente do Movimento Futebol de Base – grupo formado pelos coordenadores de cada clube lembrou que desde que o Movimento foi criado em 2012, algumas coisas melhoraram. Sampaio enfatizou principalmente o pacto entre os clube para não “roubar” jogadores que ainda não possuem contrato.
O que ficou claro entre os representantes de clubes e a CBF, após o encontro, foi que a legislação deve se adequar aos parâmetros da FIFA. Os clube saíram do encontro com a responsabilidade de criar um Grupo de Trabalho com o intuito de se aprofundarem cada vez mais sobre a Lei Geral do Futebol.
Representantes de Clubes presentes no encontro:
Sérgio Lopes – Criciúma
Ronaldo Lima – Santos
Paulo Farenzena – Grêmio
Marcelo Vilhena – Atlético Paranaense
Marcelo Teixeira – Fluminense
Diogo Fernandes – Avaí
Claudinei Muza – Corinthians
Carlos Noval – Flamengo
Carlos Anunciação – Vitória
André Mazzuco – Red Bull
André Figueiredo – Atlético Mineiro
Ademar Coelho – Sport Recife
Lucas Pedroso – Coritiba
Weberson Oliveira – Bahia
Nilson Gonçalves – Vasco da Gama
Evandro Guimarães – América Mineiro
Ricardo Abreu – Ponte Preta
Rodolfo Canavesi – São Paulo
Eduardo Freeland – Botafogo
Jorge Andrade – Internacional
Deixe um comentário