LEIA TAMBÉM

ARTURO MINA – ZAGUEIRO – INDEPENDIENTE DEL VALLE

Nossa análise de hoje é sobre o zagueiro equatoriano Arturo Mina, jogador do Independiente del Valle, nascido em 1990.

Foto

CARREIRA

Mina teve sua primeira experiência em um clube profissional no Deportivo Puyo em 2008. Após isso passou pelo S.D. Municipal e pela Universidad Tecnológica Equinoccial. Em 2012 foi transferido ao Maracá, clube que disputava a Primeira Divisão. Em 2013 teve uma excelente participação na temporada e foi adquirido pelo Indepediente del Valle, clube pelo qual soma 82 jogos. Pela Seleção do Equador, Mina já atuou em 09 jogos sendo titular em 06 deles.

POSICIONAMENTO

Posicionamento

Arturo Mina é um defensor que atua na faixa central do campo. Trata-se de um zagueiro destro que normalmente atua pelo lado direito da defesa. Em situações esporádicas, pode também atuar pelo lado esquerdo.

MOVIMENTAÇÃO

O zagueiro do Independiente del Valle realiza constantes deslocamentos verticais. É um jogador que apresenta boa saída e um ímpeto ofensivo acima da média. Horizontalmente sabe encurtar ou alongar a primeira linha conforme a necessidade.

Mapa de Calor

Mapa de atuação ———>

FASE DEFENSIVA

Arturo Mina tem participação intensa em todos os momentos da fase defensiva. Sua imposição e liderança o tornam um jogador que não peca pela omissão. Normalmente é o responsável por interceptar a primeira bola, aquela que vem de um lançamento longo. Sua boa altura (1,90) e impulsão são importantes para isso.

Trata-se de um zagueiro que procura decidir a jogada. Diante disso, toma decisões por vezes precipitadas e costuma se desgarrar da primeira linha defensiva e realizar abordagens no segundo terço do campo. Esse avanço constante para definir a jogada, algumas vezes, gera espaços entrelinhas no sistema defensivo.

Fase Defensiva - Tentativa de Antecipação

Deslocamento para abordar no segundo terço do campo

Nos enfrentamentos 1×1, Mina é um zagueiro efetivo. Em média, vence 67% dos duelos e realiza 4 desarmes por jogo. Trata-se de um zagueiro de boa estrutura física e que vence a maioria dos duelos utilizando uma abordagem agressiva. Em algumas situações demonstra certa truculência e falta de coordenação nos movimentos, originando falhas e consequentemente espaços aos adversários.

Fase Defensiva - Avanço para Abordar e Falha

Tentativa frustrada de abordagem avançada

Por ter boa velocidade, Arturo Mina tem facilidade em intervir em situações próximas da linha lateral do campo. Normalmente realiza bem a cobertura aos laterais e consegue servir de apoio defensivo aos homens de lado.

Em duelos aéreos, Mina é extremamente efetivo. Normalmente disputa 07 bolas pelo alto por jogo e tem sucesso em 71% das vezes.

Em situações no primeiro terço do campo, Mina é um zagueiro confiável. Tem qualidades importantes para um jogador de defesa: Imposição física, velocidade e capacidade de recuperação. Entretanto, se complica quando a área de atuação é maior. Normalmente demonstra pouca leitura de jogo e certa falta de concentração em alguns momentos, principalmente no inicio da partida.

Fase Defensiva - Cobertura Lateral

Cobertura aos laterais

FASE OFENSIVA

Arturo Mina é um zagueiro com ímpeto ofensivo. Trata-se de um zagueiro que tem facilidade em conduzir a bola e participar de todos os momentos da fase ofensiva.

Atuando pelo lado direito, Mina costuma ser uma boa opção para o inicio da construção ofensiva. Normalmente disfere passes curtos aos laterais ou de média distância em direção aos homens das linhas avançadas. Em média, realiza 32 passes por jogo e acerta 72% deles.

Fase Ofensiva - Saída de Bola

Saída de bola avançada

Quando tenta passes simples, Mina apresenta bom desempenho. Entretanto, por vezes parece ser ousado demais para um jogador de defesa. Inclusive costuma conduzir a bola quando tem espaço, causando certo desconforto ao sistema defensivo do time. Nem sempre, Mina avança e consegue realizar boas ações.

Sua capacidade de recuperação é boa. Normalmente retorna à sua posição de origem logo após a fase ofensiva encerrar. Entretanto, em determinadas situações apresenta certa “preguiça” na recomposição.

Nas bolas aéreas ofensivas, Mina pode ser utilizado como arma. Aproveitando-se de sua altura e impulsão, o zagueiro do Independiente del Valle costuma causar perigo ao adversário.

Fase Ofensiva - Condução

Condução quando percebe espaço para isso

Em comparação com os outros zagueiros do Atlético Mineiro, possível novo clube de Arturo Mina, o zagueiro do Independiente del Valle apresenta números melhores em disputas de bola, desarmes e duelos aéreos.

Comparação

De fato, Mina é um zagueiro com bons recursos e que pode ser útil a diversos clubes do futebol sul-americano. Entretanto não pode ser considerado um zagueiro extremamente confiável e seguro, apesar de que, seus defeitos são decorrentes mais de sua personalidade e ímpeto do que da parte técnica e física.

Autor: Giovani Dalla Valle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: