LEIA TAMBÉM

GABRIEL – ZAGUEIRO – AVAÍ

Nossa análise de hoje é sobre o zagueiro Gabriel, nascido em 1997, jogador do Avaí.

foto

Foto: Reprodução

Gabriel é formado nas categorias de base do Avaí e estreou profissionalmente em  2016. O jovem zagueiro participou de 09 jogos pela Série B do Campeonato Brasileiro,  04 pela Copa do Brasil, 01 pela Primeira Liga e 13 pelo Campeonato Catarinense, somando 27 jogos, todos como titular da equipe.

MOVIMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO

Gabriel é um defensor canhoto que normalmente atua pelo lado esquerdo da zaga. Trata-se de um zagueiro com boa mobilidade e razoável agilidade. Sua movimentação é interessante para um zagueiro, demonstrando boa aceleração em lances próximos à linha lateral e também na região central.

Apesar de possuir boa velocidade, Gabriel costuma manter um posicionamento mais de espera nas abordagens. Não se antecipando com frequência e nem realizando longas perseguições aos atacantes.

Mapa de Calor

Mapa de Atuação ——->

CARACTERÍSTICAS

Gabriel, apesar de jovem, mostra razoável segurança e tranquilidade em suas ações. É um zagueiro que demonstra boa imposição física, boa leitura de jogo e velocidade.

Normalmente espera o adversário tomar uma decisão para reagir. Apesar disso é utilizado para interceptar a primeira bola, aquela oriunda de um lançamento do campo de defesa, devido sua boa estatura (1.88) e principalmente impulsão.

Ao atacar a primeira bola, Gabriel nem sempre consegue a vitória definitiva. Entretanto, normalmente consegue atrapalhar a qualidade da jogada do adversário.

Fase Defensiva - Primeira Bola

Ataque à primeira bola.

Gabriel, como dito anteriormente, tem boa velocidade e aceleração. Características que o tornam um jogador importante na recomposição e na cobertura aos laterais. Normalmente realiza deslocamentos da esquerda para direita ou do centro em direção a lateral para “destruir” alguma ação adversária.

Fase Defensiva - Cobertura e Velocidade

Aceleração e cobertura

Nos enfrentamentos 1×1 é um jogador de boa efetividade. Tem entendimento posicional, força e agilidade para mudar a direção do movimento conforme o do adversário. Apesar de possuir boas qualidades, Gabriel poderia ser mais incisivo na definição de jogadas na fase final defensiva. Por vezes, espera demais o adversário cometer erros de execução e/ou decisão.

Com a bola nos pés, demonstra certa qualidade para um zagueiro. Normalmente aciona os companheiros através de passes curtos e quando é pressionado realiza razoáveis lançamentos de longa distância. Gabriel apresenta certa facilidade em executar movimentos com o seu pé fraco: o direito.

Nas bola aéreas ofensivas, é um jogador que demonstra boa impulsão e senso de colocação. Entretanto não possui, ainda, técnica excelente no cabeceio.

Stats

Fonte: InstatScout

De fato, Gabriel é um zagueiro promissor. Possui boas características para a posição e desde cedo demonstra aspectos de liderança em campo. É um jogador que precisa ser melhor lapidado e carece de mais tempo de jogo, sendo mais testado em um nível maior de competição. Suas credencias são boas e podem torna-lo um jogador importante dentro do cenário nacional.

 

Autor: Giovani Dalla Valle

1 comentário em GABRIEL – ZAGUEIRO – AVAÍ

  1. EU ACHO QUE TODO JOGADOR JOVEM,no caso dele e zagueiro,deveria ter um zagueiro ja experiente ao lado dele,para dar dicas de posicionamento,motivar,dar conselhos..isso e fato..como em outras posicoes tambem….

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: