GABRIEL – ZAGUEIRO – AVAÍ
Nossa análise de hoje é sobre o zagueiro Gabriel, nascido em 1997, jogador do Avaí.
Gabriel é formado nas categorias de base do Avaí e estreou profissionalmente em 2016. O jovem zagueiro participou de 09 jogos pela Série B do Campeonato Brasileiro, 04 pela Copa do Brasil, 01 pela Primeira Liga e 13 pelo Campeonato Catarinense, somando 27 jogos, todos como titular da equipe.
MOVIMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO
Gabriel é um defensor canhoto que normalmente atua pelo lado esquerdo da zaga. Trata-se de um zagueiro com boa mobilidade e razoável agilidade. Sua movimentação é interessante para um zagueiro, demonstrando boa aceleração em lances próximos à linha lateral e também na região central.
Apesar de possuir boa velocidade, Gabriel costuma manter um posicionamento mais de espera nas abordagens. Não se antecipando com frequência e nem realizando longas perseguições aos atacantes.
CARACTERÍSTICAS
Gabriel, apesar de jovem, mostra razoável segurança e tranquilidade em suas ações. É um zagueiro que demonstra boa imposição física, boa leitura de jogo e velocidade.
Normalmente espera o adversário tomar uma decisão para reagir. Apesar disso é utilizado para interceptar a primeira bola, aquela oriunda de um lançamento do campo de defesa, devido sua boa estatura (1.88) e principalmente impulsão.
Ao atacar a primeira bola, Gabriel nem sempre consegue a vitória definitiva. Entretanto, normalmente consegue atrapalhar a qualidade da jogada do adversário.
Gabriel, como dito anteriormente, tem boa velocidade e aceleração. Características que o tornam um jogador importante na recomposição e na cobertura aos laterais. Normalmente realiza deslocamentos da esquerda para direita ou do centro em direção a lateral para “destruir” alguma ação adversária.
Nos enfrentamentos 1×1 é um jogador de boa efetividade. Tem entendimento posicional, força e agilidade para mudar a direção do movimento conforme o do adversário. Apesar de possuir boas qualidades, Gabriel poderia ser mais incisivo na definição de jogadas na fase final defensiva. Por vezes, espera demais o adversário cometer erros de execução e/ou decisão.
Com a bola nos pés, demonstra certa qualidade para um zagueiro. Normalmente aciona os companheiros através de passes curtos e quando é pressionado realiza razoáveis lançamentos de longa distância. Gabriel apresenta certa facilidade em executar movimentos com o seu pé fraco: o direito.
Nas bola aéreas ofensivas, é um jogador que demonstra boa impulsão e senso de colocação. Entretanto não possui, ainda, técnica excelente no cabeceio.
De fato, Gabriel é um zagueiro promissor. Possui boas características para a posição e desde cedo demonstra aspectos de liderança em campo. É um jogador que precisa ser melhor lapidado e carece de mais tempo de jogo, sendo mais testado em um nível maior de competição. Suas credencias são boas e podem torna-lo um jogador importante dentro do cenário nacional.
Autor: Giovani Dalla Valle
EU ACHO QUE TODO JOGADOR JOVEM,no caso dele e zagueiro,deveria ter um zagueiro ja experiente ao lado dele,para dar dicas de posicionamento,motivar,dar conselhos..isso e fato..como em outras posicoes tambem….
CurtirCurtir