LEIA TAMBÉM

JORGE ARIAS – ZAGUEIRO – JUNIOR BARRANQUILLA

Hoje nossa análise é sobre o zagueiro colombiano Jorge Arias, nascido em 1992, jogador do Junior.

jorge_arias_gol

Foto: Reprodução

Arias é formado nas categorias de base do Valledupar e estreou profissionalmente em 2011. Com boas atuações na Segunda Divisão, o jovem foi comprado pelo Independiente Medellín, sendo sempre titular. Após um período sem atuar decorrente de uma grave lesão, Arias foi emprestado ao Junior Barranquilla, aonde soma 23 jogos, todos como titular da equipe finalista do Campeonato.

MOVIMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO

Jorge Arias é lateral esquerdo de origem, entretanto atuou a maior parte da carreira como zagueiro. Trata-se de um defensor canhoto que pode jogar pelo lado direito ou esquerdo da zaga. Normalmente apresenta boa movimentação e demonstra ter mobilidade atuando em região central ou de amplitude.

Arias, aproveitando-se de sua boa mobilidade, consegue se impor em diversas áreas da defesa mesmo não tendo uma compreensão física avantajada. Trata-se de um zagueiro que se movimenta de forma inteligente e intensa.

Mapa de Calor

Mapa de Atuação ——->

CARACTERÍSTICAS

Jorge Arias é um jogador de inteligência acima da média. Seu jogo é baseado em intervenções que demonstram um senso de posicionamento e leitura de jogo muito bons. Não trata-se de um defensor extremamente forte, entretanto é extremamente efetivo nos duelos 1×1.

Sua velocidade de deslocamento é boa, entretanto sua explosão é melhor ainda. Dessa forma, Arias consegue realizar bons desarmes, em momento oportuno e com força necessária. Trata-se de um defensor que costuma reduzir o espaço do adversário, mesmo que por vezes não realize a abordagem.

Fase Defensiva - Desarmes

Velocidade e agressividade nos desarmes

Sua compreensão tática é boa e isso faz toda a diferença em suas ações. Normalmente se posiciona bem para interceptar cruzamentos, lançamentos ou passes em profundidade. Arias é um jogador que passa segurança ao resto da defesa e consegue visualizar as melhores maneiras de se posicionar e também orientar os companheiros para tal.

Fase Defensiva - Interceptação

Posicionamento para quebrar passes em profundidade

Em determinadas situações, Arias costuma tentar a antecipação ao adversário. É uma ação que o zagueiro realiza aproveitando-se de sua boa aceleração e bom posicionamento. Nesse tipo de lance, Arias é bastante agressivo e por vezes comete erros ao não temporizar a definição da jogada.

Com a bola nos pés, Arias é um jogador razoável. Na saída de bola demonstra bom passe e muita confiança para realizar lançamentos e inversões de jogada. É um jogador que, por vezes, apresenta um preciosismo desnecessário e perigoso nas fase ofensiva inicial.

Stats

Fonte: InstatScout

Arias tem passe vinculado ao Independiente Medellín e está atuando por empréstimo no Junior. Por se tratar de um zagueiro versátil e de boa qualidade, dono de uma boa experiência e espirito de liderança, é um jogador que está pronto para atuar em um maior nível no futebol sul-americano.

AVALIAÇÃO


CARACTERÍSTICAS FÍSICAS: 8.13

CARREIRA: 3.00

ESTATÍSTICAS/DESEMPENHO: 7.29

EXPERIÊNCIA/LIDERANÇA/PERFIL: 7.50


NÍVEL ATUAL: 6.48


SALÁRIO/PREÇO/REVENDA: 8.17


RECOMENDAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO: 7.32

 

Autor: Giovani Dalla Valle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: