LEIA TAMBÉM

BENÍTEZ – ATACANTE- INDEPENDIENTE

Hoje nossa análise é sobre o meia-atacante argentino Martín Benítez, jogador do Independiente, nascido em 1994.

2063958

Foto: Reprodução

Criado nas categorias de base do Independiente, Benítez tem 1,72 de altura e estreou profissionalmente em 2011. Participou do Sul-Americano Sub-17 e do Mundial em 2011. Já soma 96 partidas pelo Independiente, sendo titular em 34 delas. Marcou 12 gols e deu 10 assistências para gols.

MOVIMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO

Martín Benítez é um meia-atacante. Pode atuar em posição pelo lado do campo ou mais centralizado. É um jogador que normalmente é utilizado na penúltima linha no sistema 4-1-3-2. Nessa posição, Benítez se movimenta muito e alterna bastante de posição com os companheiros de linha. Pode aparecer pela direita, pela esquerda e pelo centro. Atuando como atacante de lado, tem seu raio de atuação mais limitado e normalmente participa menos da construção ofensiva dessa maneira.

Mapa de Calor - Benítez

Mapa de atuação ———>

CARACTERÍSTICAS

Benítez é um jogador de muita velocidade, drible curto e razoável visão de profundidade. É destro, porém pode atuar pela direita ou esquerda, tendo maior rendimento em situações que leva a bola para o seu pé bom, ou seja, da esquerda para direita.

Esse tipo de movimentação é bastante realizado pelo atleta. Normalmente atuando em posição inicial de amplitude, Benítez pega a bola e parte em velocidade, direcionando seu movimento para o centro do campo em diagonal. Trata-se de um jogador que, por vezes, se desliga da partida. Entretanto quando busca o jogo e a circulação em função da bola, demonstra que tem qualidades acima da média.

No vídeo abaixo, pode-se perceber Benítez atuando no esquema 4-1-3-2, alternando de posição, buscando o jogo e se movimento para auxiliar a construção ofensiva.

Benítez, para ser melhor aproveitado, precisa de liberdade para atuar. É um jogador que não pode ser fixado pelo lado do campo e exercer apenas uma função. Sua velocidade e condução de bola o tornam um jogador extremamente perigoso se bem aproveitado.

Apesar de vertical, Benítez tem pouca presença de área. É um jogador que sabe se aproximar da região de finalização e até demonstra possuir um remate com certa força e bem direcionado, porém não tem características para permanecer próximo da área entre os zagueiros. Até por isso, é constantemente colocado fixo pelo lado do campo.

Ainda e talvez por ser um jogador em construção, Benítez comete alguns erros na tomada de decisão. Esses erros, normalmente, são por querer acelerar demais as ações e não esperar um melhor momento para um passe ou deslocamento. Esse ritmo alto com a bola e em situações ofensivas, torna Benítez uma excelente arma para contra-ataques e transições rápidas.

Prender a bola em excesso, também é uma das falhas de Benítez. Mesmo em situações de finalização, por vezes, prefere um toque a mais ou um drible sem necessidade.

Sem a bola, na fase defensiva, peca pela desatenção e falta de força. É um jogador que até cerca o adversário e consegue fechar os espaços, porém não consegue acompanhar o desenvolvimento de passes rápidos e triangulações, justamente por não ter atenção necessária. Muitas vezes é afoito e não finaliza sua participação na fase defensiva por já estar preparando sua participação no inicio da fase ofensiva.

stats

Fonte: Instascout

 

De fato, Benítez tem enorme potencial. É um jogador extremamente interessante e seria uma peça importante para qualquer time da América do Sul. Entretanto, é um jogador que precisa de maturação e alguns aprimoramentos.

Autor: Giovani Dalla Valle

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: