LEIA TAMBÉM

Análise Tática: Vitória 1×1 Ponte Preta – Campeonato Brasileiro 2016

Vitória e Ponte Preta se enfrentaram neste domingo no estádio Manoel Barradas, em jogo válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro 2016. O empate em 1 x 1 acabou sendo frustrante para o torcedor rubro-negro. Se olharmos para os dois gols da equipe baiana mal anulados pela arbitragem, a frustração é ainda maior. Porém, vamos nos ater apenas as questões táticas.

Vagner Mancini não pôde contar com Marinho, uma das peças mais importantes do elenco ao lado de Kieza. A surpresa ficou por conta da entrada do jovem Gabriel que, teoricamente, possuía a mesma função de Marinho. Aberto pela direita, o garoto tinha que recompor a segunda linha do 4-1-4-1 ou 4-4-2, com enfase no avanço do lateral adversário. Gabriel fez uma boa partida taticamente, no entanto faltou ser mais incisivo no setor ofensivo.

Pelo lado da Ponte Preta, o técnico Eduardo Baptista estudou bem o Vitória e sabia das dificuldades de criação da equipe, principalmente a falta de jogadas pela linha de fundo. Eduardo Armou um 4-1-4-1, com marcação zonal, característica do treinador. Notem como a equipe flutua de acordo com o movimento da bola.

Foto 1 vitoria x ponte

Quando os volantes ou alguém recuava para tentar iniciar a construção, um jogador da segunda linha da Ponte avançava para dar pressão no portador, dificultando o passe.

foto 2 vitoria x ponte

No Vitória, a insistente permanência de Amaral deixa o time lento, sem mobilidade. Por outro lado, com a entrada de Euller na esquerda e a ida de Diego Renan para a direita, fez com que o time conseguisse atacar pelos dois lados, apesar de Diego Renan pouco ir a linha de fundo mesmo pela direita. Euller fez uma de suas melhores partidas com a camisa rubro-negra e foi uma ótima opção ofensiva.

O sistema defensivo continua bastante vulnerável, com o adversário conseguindo chegar facilmente ao gol. Foram até o momento 16 gols sofridos em 11 partidas, sendo que o único jogo em que não levou gol foi diante do Internacional na 6ª rodada. Penso que ajustar o sistema de marcação (nisso me refiro a todos os jogadores não apenas os zagueiros) é o primeiro passo em busca de um equilíbrio. Mancini poderia repensar a marcação por encaixe individual e trabalhar a marcação por zona, que tem como foco o movimento da bola e a negação de espaços. Não adianta pensar em fazer gol se você ainda não aprendeu a se defender. Não levar gol é tão importante quanto balançar as redes adversárias.

Mancini cometeu alguns erros: Primeiro ao manter Amaral na equipe juntamente com Farias. Segundo, ao invés de ter tirado Gabriel no intervalo, poderia ter consertado o erro de ter Amaral, recuando Tiago Real. Terceiro erro foi ter deslocado Tiago Real para a ponta direita (2º tempo), quando poderia ter um jogador mais agudo e de velocidade por ali, como David. Quarto, ao colocar Marcelo no lugar de Amaral, quando deveria ter feito uma alteração mais ofensiva naquele momento.

No sistema de jogo do Vitória, quando o time possui a posse de bola, Amaral e Tiago Real são os responsáveis pela criação pelo centro dentro do 4-1-2-3. Ambos não possuem características de armadores. O primeiro é um desarmador nato, e teria que disputar posição com Farias, enquanto o segundo não pode ser utilizado como o principal homem de criação.

Para suprir a ausência de um jogador mais criativo, Mancini teria que construir mecanismos para fazer com que o time produzisse mais ofensivamente. Aproximação, toques rápidos, ultrapassagens, são aspectos que suprem a carência de uma meia clássico. E para conseguir ter uma equipe organizada a tal ponto, é preciso utilizar jogadores mais técnicos.

Abaixo uma análise sobre o gol da Ponte Preta:

Autor: Cássio Santos

1 Trackback / Pingback

  1. Análise Tática do Vitória no 1º Turno do Campeonato Brasileiro – FUTEBOL PLANEJADO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: