LEIA TAMBÉM

Como Joga Danilo Dias, o novo reforço do América-MG

Nossa análise de hoje é sobre o atacante Danilo Dias, novo reforço do América-MG.

refdanilo

Foto: Reprodução

Danilo Dias foi revelado pelo Goiás em 2005. Sem destaque, foi emprestado a diversos clubes menores do Brasil. Seu melhor momento no país foi pelo Ipatinga, na disputa do Campeonato Mineiro de 2010. Na oportunidade, a equipe foi finalista da competição vencendo o Cruzeiro na semifinal com dois gols de Danilo. Em seguida, se transferiu para o Marítimo de Portugal. Ao todo, foram 4 temporadas pelo clube, com 140 jogos disputados, 18 gols marcados e 14 assistências.

Em 2014 foi contratado pelo Karabakh, do Azerbaijão. Após 16 partidas disputadas e 2 gols marcados, o atacante voltou a Portugal para atuaR no União da Madeira. Na última temporada, 32 jogos, 8 gols e 4 assistências, na campanha que acabou culminando com o rebaixamento da equipe portuguesa.

MOVIMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO

Danilo Dias é um atacante, que pode fazer várias funções dentro do esquema de jogo.  Em sua passagem de 4 temporadas pelo Marítimo, foi utilizado, predominantemente como Extremo Direito. Entretanto, durante esse período, chegou a ser escalado como Meia Ofensivo, Segundo Atacante, Extremo Esquerdo e Ponta de Lança (centroavante), o que demonstra sua versatilidade em atuar no ataque.

Sem título

Mapa de Atuação ———->

CARACTERÍSTICAS

O novo jogador do América MG é veloz e com boa capacidade de drible. Dessa forma, consegue ter bom desempenho em arrancadas e no 1×1. Tem bom arremate de média distância, executando esse fundamento com frequência. É destro, entretanto costuma finalizar bem com a perna esquerda.

Na última temporada, atuando pelo União da Madeira, foi o principal jogador e artilheiro da equipe atuando como Extremo Esquerdo. Com a bola em posse de sua equipe no lado oposto, Danilo costuma entrar na área, normalmente se posicionando próximo ao segundo pau. Quando recebe a bola pela esquerda, busca tabelas e realiza jogadas individuais objetivando chegar à linha de fundo. Por vezes, sai da extrema e desloca para o meio, dando opção de passe para ajudar na criação ofensiva.

Apesar de não ser um ‘goleador’, quando recebe a bola dentro da área, tem bom desempenho nas finalizações. Isso explica o fato de, mesmo atuando pelo lado do campo, ter sido o artilheiro da sua equipe na última temporada do Campeonato Português, com sete gols.

Danilo é um jogador de boa técnica. Aproveitando-se disso consegue ajudar na criação de jogadas, se movimentando em direção ao centro e executando passes em profundidade. Entretanto, essa não é uma característica marcante do jogador, sendo usada apenas de forma circunstancial.

danilo dias

Recuo e deslocamento em direção ao centro para auxiliar na construção ofensiva

Danilo não dispõe de grande força física, por isso evita confrontos corpo-a-corpo com os adversários. Sua participação na fase defensiva da equipe é limitada: apresenta pouca efetividade na recuperação de bolas e razoável disposição para a recomposição defensiva.

stats

Fonte: Instatscout

De forma geral, o América – MG realizou uma boa contratação. Numa equipe que possui poucos jogadores velozes e com capacidade de realizar jogadas individuais, pode agregar bastante. Como o técnico Sérgio Vieira adota, de forma predominante, o esquema 4-2-3-1, Danilo poderia entrar facilmente por qualquer uma das pontas da linha de 3 do meio campo/ataque.

Também poderia ser utilizado no 4-4-1-1 na posição de segundo atacante (o primeiro “1”), jogando por trás do centroavante. Em forma física ideal, é melhor que os demais jogadores que o clube mineiro possui no atual elenco para a posição. Dessa forma, pode auxiliar bastante no desempenho ofensivo da equipe que marcou apenas 9 gols em 13 jogos no atual Campeonato Brasileiro.

Autor: Raphael Junio Fonseca

2 comentários em Como Joga Danilo Dias, o novo reforço do América-MG

  1. José Guilhermino Barbosa Filho // 6 de julho de 2016 às 22:14 // Responder

    Gostaria de saber porque, após 08 dias de anunciado, ainda não foi oficialmente apresentado nem seu nome apareceu no BID.

    Curtir

  2. Apresentado oficialmente hoje. Possivelmente estava resolvendo questões burocráticas. Para o nome aparecer no BID depende de muita coisa, sobretudo quando é transferência internacional.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: