LEIA TAMBÉM

Um outro Lucas Lima de Destaque no Futebol Internacional

Na última temporada, outro Lucas Lima surgiu como destaque no futebol europeu. Trata-se do lateral esquerdo do Arouca de Portugal e novo reforço do Nantes da França.

ll2

Foto: Arouca

Conhecido apenas como “Lima” em suas passagens por clubes brasileiros, foi formado nas categorias de base do Criciúma e estreou profissionalmente em 2009 durante a Série C do Campeonato Brasileiro. Em julho do mesmo ano foi adquirido pelo Internacional e passou a fazer parte das categorias de base do clube gaúcho.

Antes de estrear profissionalmente pelo Internacional, foi emprestado ao Paraná Clube, clube no qual teve destaque na Série B de 2011, marcando 5 gols na competição. Em 2012 retornou ao Internacional e atuou em duas partidas válidas pelo Campeonato Gaúcho. No mesmo ano, transferiu-se para o Botafogo (RJ), onde permaneceu até 2014 sem conseguir se firmar. Emprestado pelo clube carioca ao Goiás em 2014, teve altos e baixos durante a temporada.

Chegou ao ABC do Rio Grande do Norte em 2015 e após 22 jogos foi adquirido sem custos pelo Arouca de Portugal. No clube português atingiu seu melhor nível de desempenho na carreira. Com o clube surpreendendo no campeonato nacional com a 5ª colocação e consequente classificação à Liga Europa, Lucas Lima teve bastante destaque com 4 gols marcados e 6 assistências, sendo eleito o melhor lateral esquerdo da competição. Com o bom desempenho, foi contratado pelo Nantes da França para a temporada 2016/17.

MOVIMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO

Lateral esquerdo, Lucas Lima tem bastante noção de posicionamento, se colocando bem na linha de 4 defensores. Dessa forma, impede que os adversários consigam ter facilidade em criar pelo seu setor.

Ofensivamente, faz ultrapassagens frequentes com o objetivo de aproveitar sua boa velocidade e boa capacidade de cruzamento. Em algumas ocasiões movimenta-se pelo meio, procurando construir as jogadas a partir deste setor

Sem título

Mapa de Atuação ———->

CARACTERÍSTICAS

Lucas Lima é um jogador de boa velocidade. Utilizando-se desta capacidade, conduz a bola com frequência pelo lado esquerdo do campo, tendo bom desempenho neste tipo de jogada. Entretanto, seu principal fundamento é o cruzamento.

É um jogador que realiza quase 04 cruzamentos, em média, por jogo. Conseguindo, muitas vezes, executa-los com qualidade em variadas situações de jogo: em velocidade, bolas paradas, com espaço reduzido. Nas bolas paradas, ainda consegue levar bastante perigo quando atira direto ao gol.

Defensivamente, sua boa velocidade auxilia na recuperação de bola. Possui também boa capacidade de antecipação, levando vantagem nesse fundamento com frequência. Entretanto, quando vai ao ataque, demora a retornar para a recomposição, o que, por vezes, prejudica a marcação da sua equipe. Vale ressaltar que o jogador evoluiu bastante no aspecto defensivo jogando no futebol europeu. Lucas Lima ainda apresenta momentos de desconcentração durante as partidas, ocasionando momentos prejudiciais à sua equipe.

Sem título

Fonte: Instatscout

Apesar das passagens irregulares no futebol brasileiro, talvez fruto da maturação tardia, Lucas Lima se mostrou, na atual temporada, uma opção interessante para a lateral esquerda de clubes brasileiros, sobretudo se olharmos a escassez de bons jogadores para a posição.

Avaliado em 400 mil euros quando atuava pelo ABC (RN), foi adquirido sem custos pelo Arouca. Com o destaque obtido, foi negociado pelo clube português com o Nantes por 1 milhão de euros. A transferência recente ao futebol francês, obviamente, impossibilita um retorno imediato de Lima ao Brasil. Entretanto, serve como exemplo para os clubes nacionais no sentido de expandir suas ideias de mercado, de forma a atingir jogadores como Lucas Lima, ou seja, de baixo custo, bom desempenho e muitas vezes “desconhecidos”.

Autor: Raphael Junio Fonseca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: