LEIA TAMBÉM

DARIO AIMAR – ZAGUEIRO – BARCELONA-EQU

Hoje nossa análise é sobre o zagueiro equatoriano Dario Aimar, jogador do Barcelona-Equ, nascido em 1995.

images

Foto: Barcelona

Aimar é formado nas categorias de base da LDU de Loja e estreou profissionalmente em 2014. Ao final de 2015, após uma excelente temporada, Aimar foi comprado pelo Barcelona de Guaiaquil. Em 2016 já atuou em 17 partidas, todas como titular da equipe.

MOVIMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO

Dario Aimar é um zagueiro que normalmente atua pelo lado direito da defesa. É um jogador de boa velocidade, mobilidade e capaz de realizar bons deslocamentos verticais e horizontais, conforme o balanço defensivo. Pode também, ocasionalmente, ser utilizado como zagueiro mais aberto em plataformas táticas com 03 defensores centrais. Em duas ocasiões, quando defendia a LDU de Loja, Aimar atuou como lateral direito.

Sem título

Mapa de Atuação ———>

CARACTERÍSTICAS

Aimar é um zagueiro de 1.87 m de altura, com boa velocidade, aceleração e razoável qualidade técnica. É um jogador importante nos momentos finais da fase defensiva, principalmente em situações de bloqueio e duelos aéreos.

O jovem do Barcelona possui uma agilidade acima da média para jogadores da posição. Essa característica o torna um jogador com uma excelente capacidade de recuperação. Quando não acerta a primeira tentativa de desarme, Aimar consegue se recuperar e realizar a retomada da bola.

Constantemente busca realizar deslocamentos verticais para adiantar a abordagem ao adversário. São nessas situações que Aimar comete algumas falhas, principalmente devido a sua dificuldade em definir as jogadas. Não trata-se de um zagueiro que visa retirar a bola do adversário a qualquer custo, preferindo temporizar e confiar na sua capacidade posicional e de recuperação.

Aimar é um jogador extremamente efetivo nos duelos aéreos. Trata-se de um zagueiro que costuma interceptar a primeira bola do adversário, aquele oriunda de um lançamento longo em direção ao atacante de referência. Sua impulsão é boa e seu entendimento posicional também. Com isso consegue, além de vencer duelos aéreos originados de jogadas em movimento, também ser efetivo nos de bolas paradas.

Talvez por possuir boas características físicas, Aimar demonstra ser um jogador que confia muito na sua velocidade e agilidade. Dessa forma, sofre algumas surpresas em determinados lances que parecem de fácil solução e acabam se tornando perigosos devido a sua autossuficiência.  Também é comum vê-lo cometendo algumas faltas desnecessários, principalmente quando realiza deslocamentos verticais para abordar o adversário no inicio do terceiro terço.

STATS

Fonte: Instatscout

De fato, Aimar é um zagueiro com potencial para atuar em clubes grandes do futebol sul-americano. Apesar de jovem, o zagueiro já demonstra qualidades interessantes para um zagueiro. Entretanto, ainda comete falhar que não condissem com seu potencial.  Se Aimar mantiver a evolução dos últimos 02 anos e minimizar seus pontos fracos, poderá atuar em um nível maior de competitividade no cenário internacional.

Autor: Giovani Dalla Valle

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: