Como Joga Ezequiel, novo Lateral Direito do Cruzeiro
Nossa análise de hoje é sobre o lateral direito Ezequiel, novo reforço do Cruzeiro, nascido em 1993.
Alçado ao elenco profissional do Criciúma em 2012, jogou 18 partidas e fez 1 gol pelo clube catarinense neste mesmo ano. Em seguida, foi emprestado ao SC Braga B (Portugal), no qual jogou durante a temporada 2012/13. Retornou do empréstimo e em 2014 foi novamente emprestado, desta vez para o Oeste (SP), para a disputa da Série B. Em 2015 voltou ao Criciúma, assumindo a titularidade da equipe. Na atual temporada, se estabilizou, se tornando um dos destaques do elenco. Seu bom momento gerou o interesse do Cruzeiro, clube pelo qual jogará o restante da temporada
MOVIMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO
O lateral direito, ex Criciúma, é um jogador de características mais ofensivas do que defensivas. Apoia bem, buscando tabelas e ultrapassagens com o objetivo de chegar à linha de fundo. Defensivamente, tem bom posicionamento e costuma se colocar como zagueiro quando o adversário ataca pelo lado oposto.
CARACTERÍSTICAS
Ezequiel é um lateral direito com velocidade razoável e boa capacidade técnica. O novo reforço do Cruzeiro demonstra boa disposição ofensiva e boa participação nos momentos intermediários da fase ofensiva. Entretanto a finalização/cruzamento não é uma de suas características marcantes. Normalmente vai à linha de fundo e realiza cruzamentos rasteiros para trás. Sua média de acertos nesse quesito é de 32%.
Outra característica que pode ser bem explorada é sua capacidade de realizar arremessos laterais longos, o que pode ser útil em times que tem boa capacidade de jogo aéreo. Ezequiel demonstra entendimento tático para se oferecer como opção no momento de construção ofensiva, mesmo não possuindo qualidade técnica acima da média. Dessa forma, com disposição e entrega, consegue ser útil.
No aspecto defensivo, é correto. Em seu setor, realiza pressão no jogador com bola, buscando o desarme, fundamento no qual consegue ter bom desempenho. Sua principal dificuldade defensiva é quando a bola chega cruzada do setor oposto ao seu. Não é um jogador de baixa estatura (1,78m ) mas não possui grande força física, o que faz com que não seja um lateral extremamente combativo no contato corpo-a-corpo.
Ezequiel ainda é jovem e chega ao elenco do Cruzeiro para somar. Entretanto, tem demonstrado qualidades que nos permitem acreditar que possa brigar por um espaço definitivo, num time que possui claras carências na lateral direita. Na atual temporada, vem mostrando uma clara evolução, comparando-se com as temporadas anteriores. Com Paulo Bento, pode melhorar bastante seu jogo, se tornando um lateral de bom nível. Portanto, de forma geral, pode ser considerado como uma boa aposta do Cruzeiro.
Autor: Raphael Junio Fonseca
Deixe um comentário