LEIA TAMBÉM

BOCÃO – LATERAL DIREITO – CRB

Nossa análise de hoje é sobre o lateral direito Bocão, jogador do CRB, nascido em 1992.

dsc_0541

Foto: Reprodução

Bocão passou por diversos clubes nas categorias de base, entre eles: União Rondonópolis, Vila Nova-GO, Araguaína e Cruzeiro-DF. Nesse último estreou profissionalmente em 2011. Após isso teve passagens por Brasiliense, Avaí e Goiás, até chegar ao CRB em 2015. Pelo clube alagoano já atuou em 54 jogos, sendo titular em 48.

MOVIMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO

Bocão é um jogador que atua como lateral direito. Normalmente se movimenta por todo o corredor direito do campo, tendo responsabilidade na fase defensiva e na fase ofensiva. Trata-se de um lateral com recursos de movimentação, tendo um repertório interessante que varia entre deslocamentos diagonais e verticais, tanto em situações defensivas quanto em ofensivas. Em algumas partidas na carreira, Bocão foi utilizado como meio campo em posição de amplitude pelo lado direito e também pelo lado esquerdo.

Mapa de Calor

Mapa de atuação ——>

CARACTERÍSTICAS

Bocão é um lateral direito importante nos momentos intermediários e finais da fase defensiva. É um jogador que costuma abordar o adversário avançando seu posicionamento. Suas abordagens, normalmente, são firmes e agressivas. Não é um jogador que costuma fornecer muito espaço ao adversário, tendo velocidade para conseguir se aproximar do portador da bola ou do próximo a recebe-la e até antecipar-se ao recebimento.

Nos momentos finais da fase defensiva, Bocão demonstra bom entendimento tático. Por se tratar de um jogador de força e disposição, consegue atuar com certa importância em situações próximas a meta do seu time. Entretanto, enfrenta algumas dificuldades em realizar o balanço defensivo, ocasionando algumas situações de perigo ao não acompanhar com atenção a jogada que se origina pelo lado oposto ao seu.

Na transição ofensiva, Bocão apresenta importância. É um jogador que demonstra um nível alto de disposição e aliado com velocidade e força, consegue realizar movimentos rápidos para ganhar terreno logo após a recuperação da bola, se projetando verticalmente com bastante ímpeto.

Com a bola nos pés, nos momentos intermediários da fase ofensiva, não é um jogador de refino técnico e qualidade acima da média. Suas participações nos construção ofensiva são permeadas por uma boa mobilidade que permite circulações curtas em função da bola, através de 1×2 ou triangulações e também pela velocidade e força que possibilitam, assim como nas transições, Bocão realizar projeções agressivas.

Nos momentos finais da fase ofensiva, Bocão pode ser considerado um lateral rompedor de linhas, apresentando boa qualidade nos enfrentamentos 1×1 e demonstrando entendimento situacional para variar entre entradas pelo meio e idas ao fundo do campo. Nas terminações das jogadas, Bocão apresenta razoável qualidade. Seus cruzamentos e bolas alçadas são variadas mas poderiam ser mais efetivos.

Sem título

Fonte: Instascout

De fato, Bocão é um lateral interessante. Suas atuações pelo CRB estão sendo dignas de elogios. Trata-se de um jogador de força, velocidade e que apresenta poucas ações totalmente equivocadas, tanto na tomada de decisão quanto na execução. Por se tratar de um jogador ainda jovem, se continuar evoluindo dessa maneira, poderá atuar em um nível maior de competição.

Autor: Giovani Dalla Valle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: