LEO SENA – MEIA – GOIÁS
Hoje nossa análise é sobre o meio campista Léo Sena, jogador do Goiás, nascido em 1995.
Léo iniciou sua trajetória nas categorias de base do São Paulo e teve passagens pelo Paraná, Diadema e Rio Claro antes de chegar ao Goiás. Profissionalmente, estreou em 2016 durante o Campeonato Goiano e assumiu a titularidade durante a Série B. Ao todo soma 21 jogos pelo Goiás, sendo titular em 16.
MOVIMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO
Léo Sena é um meio campista que pode atuar em posição inicial de amplitude ou pela região central, como um meia interno, armador ou até mesmo de volante. Normalmente é utilizado no esquema 4-2-3-1, em posição inicial de amplitude pela esquerda e circula entra a segunda e a terceira linha, tanto verticalmente quanto horizontalmente.
CARACTERÍSTICAS
O jovem do Goiás é um jogador que se caracteriza pela inteligência e boa visão de profundidade. É extramente importante nos momentos intermediários da construção ofensiva. Normalmente assume o controle das ações, partindo do lado esquerdo e recuando para auxiliar o inicio da fase ofensiva.
Léo Sena demonstra um controle de bola excelente. Aliado a isso, mesmo não tendo grande força física, sabe proteger a bola e tem razoável agilidade para se livrar dos marcadores. Não é um jogador que sabe jogar de costas para o marcador. Diante disso, procura sempre receber a bola em condição de observar o campo de jogo futuro.
Sua visão de profundidade é acima da média, disferindo bons passes que quebram linhas. Mesmo sendo um jogador que precisa estar com a bola para demonstrar suas melhores características, Léo Sena não a prende em excesso. Para isso, busca triangulações e deslocamentos curtos, se deslocando verticalmente ou horizontalmente em função da bola.
Também busca o avanço através de dribles curtos. Nesse quesito é muito bom e consegue normalmente se livrar da primeira abordagem. Costumeiramente realiza o drible para dentro, aproveitando-se da sua preferência pela perna direita. Suas ações em curto espaço são mais frequentes, já que não possui grande velocidade para rupturas longas.
Nos momentos finais da fase ofensiva, Léo Sena é menos participativo. Não é um jogador que tem grande presença de área. Além disso, não costuma tentar muito os remates de média e longa distância. Nesse quesito precisa ser mais efetivo.
Léo Sena é um jogador que busca o controle do jogo, entretanto demonstra, por vezes, certa desatenção e desligamento do jogo, principalmente quando está sem a bola e acaba não sendo tão presente quanto poderia. Apesar disso, vem evoluindo e sendo mais participativo, inclusive na fase defensiva.
Na fase defensiva, Léo Sena demonstra bom entendimento tático e capacidade recomposicional. Sabe fechar os espaços dos adversários e apresenta boa agilidade para realizar interceptações.
De fato, Léo Sena é um jogador que tem grande inteligência. É um meio campista com bons recursos técnicos e capacidade de organização. Por ser jovem, apresenta alguns pontos de melhorias que poderão ser minimizados com o passar do tempo. É um jogador que pode encaixar muito bem em equipes que pratiquem um futebol de posse de bola ofensiva e controle de jogo, podendo atuar, inclusive, em posição mais recuada como um volante armador.
Autor: Giovani Dalla Valle
Deixe um comentário