LEIA TAMBÉM

FÁBIO LIMA – ATACANTE – AL WASL

Hoje nossa análise é sobre o atacante brasileiro Fábio Lima, jogador do Al Wasl dos Emirados, nascido em 1993.

fabiolima

Foto: Divulgação

Fábio é formado nas categorias de base do Icasa e estreou profissionalmente em 2011 durante o Campeonato Cearense. Em 2012 foi contratado pelo Atlético-GO e no segundo semestre emprestado ao São Paulo. No clube paulista atuou nas categorias de base, inclusive disputando a Copa São Paulo de Juniores em 2013. No mesmo ano teve uma passagem pelo Vasco e retornou ao Atlético-GO. Em 2014 foi emprestado ao Al Wasl, clube pelo qual já atuou em 63 partidas, marcou 44 gols e realizou 16 assistências, sendo adquirido em definitivo pelo clube em 2015.

MOVIMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO

Fábio Lima é um jogador que atua nas últimas linhas do time. Pode atuar em posição de amplitude ou na região central na penúltima linha. Normalmente é utilizado como meio campista aberto pelo lado esquerdo ou como atacante em companhia de uma referência. Sua movimentação é constante e na maioria das vezes, em direção ao centro buscando posição para a terminação das jogadas.

mapa-de-calor4

Mapa de atuação ————>

CARACATERÍSTICAS

É um jogador de muita movimentação e que costuma circular muito entre o lado direito do campo e a região central, sempre buscando se aproximar da região de finalização. Nessa faixa do campo, Fábio Lima é extremamente decisivo. Sua variabilidade de movimentos é grande, apresentando boa visão de profundidade, técnica até certo ponto refinada e qualidade nos remates.

Lima é um jogador extremamente preponderante nos momentos finais da fase ofensiva. Trata-se de um atacante com recursos técnicos acima da média. É ambidestro e com isso torna-se imprevisível, tanto no espaço longo quanto no espaço curto. Ainda nos momentos finais da fase ofensiva, Lima emprega muita rapidez e é especialista em rupturas curtas. Para isso, utiliza muito o drible, as tabelas  e o remate em posição frontal ou diagonal à área.

Por ser rápido e ágil, Lima por vezes carrega a bola em excesso. Entretanto, em um futebol de menor nível competitivo não enfrenta grandes problemas quanto a isso. Apesar de ter características de jogador de amplitude, Lima demonstra algumas potencialidades organizacionais, principalmente no passe e na circulação em função da bola.

O jovem brasileiro vem demonstrando grande poder de finalização. O número de gols marcados na duas últimas temporadas comprovam isso. Fábio Lima está conseguindo aliar a habilidade, velocidade com objetividade no terço final. Finalizações de boa qualidade, tanto com a perna direita, quanto com a esquerda, são executadas geralmente pelo atacante do Al Wasl, inclusive de média e longa distância.

Na fase defensiva, Fábio Lima é pouco exigido. Sua participação se restringe a deslocamentos contrários para acompanhar o adversário até a metade do campo e fechamento de espaços na saída de bola. Quando atua em posição de amplitude, compõe a segunda linha defensiva e quando atua centralizado fica mais livre de obrigações defensivas.

Stats

Fonte: Instatscout

De fato, Fábio Lima é o jogador brasileiro, atuando no mundo árabe, com maior nível de evolução e rendimento nas últimas temporadas. Trata-se de um jogador jovem, com muitos recursos técnicos e que vem demonstrando uma competência acima da média para marcar gols. Em um nível de competição menor, Fábio Lima sobra. Definitivamente está pronto para atuar em um mercado com maior exigência.

Autor: Giovani Dalla Valle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: