LEIA TAMBÉM

LUIS CARLOS RUIZ – ATACANTE – ATLÉTICO NACIONAL

Hoje nossa análise é sobre o atacante colombiano Luis Carlos Ruiz, jogador do Atlético Nacional, nascido em 1987.

luis-carlos-ruiz-640-480

Foto: Divulgação

Ruiz é formado nas categorias de base do Selecionado de Magdalena, clube formador na Colômbia. Sua estreia como profissional ocorreu em 2007 no Barranquilla, clube filial do Junior. Em 2008 passou a integrar o Junior e permaneceu no clube até 2014, realizando 220 partidas e marcando 19 gols. No mesmo ano se transferiu para o futebol chinês, aonde permaneceu por apenas 02 meses. Saindo da China, se transferiu para o Atlético Nacional, clube pelo qual atuou em 72 partidas e marcou 23 gols.

MOVIMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO

Ruiz é um atacante destro que predominantemente atua em posição inicial no centro do ataque. Trata-se de um jogador que busca se movimentar horizontalmente na frente da primeira linha adversária, objetivando criar opções de passes aos companheiros. As saídas da região central são constantes, tanto para a direita quanto para a esquerda, conforme o balanço ofensivo.

mapa de calor

Mapa de Atuação —————>

CARACTERÍSTICAS

Luis Carlos Ruiz é um jogador de 1.82m, com importância nos momentos finais da fase ofensiva. É um bom finalizador e possui inteligência e visão de profundidade para criar situações ofensivas perigosas. Trata-se de um atacante que possui não possui grande aceleração, entretanto tem explosão. Dessa forma consegue ser efetivo em rupturas curtas.

A objetividade de Ruiz chama atenção. Normalmente não mantém a posse de bola em excesso e logo busca a tabela curta com o companheiro ou o giro sobre o marcador. O atacante do Atlético Nacional se posiciona muito bem, buscando sempre uma posição oportuna para finalizar. Seu primeiro toque nem sempre é refinado, entretanto tem raciocínio rápido para 1×2 e finaliza com boa qualidade com ambas as pernas.

Ruiz é um jogador que gosta e se ambienta bem no espaço curto. Não trata-se de um atacante de longos deslocamentos e investidas verticais pelo lado do campo. Seu foco é sempre o centro, mesmo quando parte da posição inicial de amplitude. Sua velocidade nos movimentos é boa, quando bem fisicamente torna-se ágil porém não é acelerador e condutor de bola.

O entendimento tático de Ruiz é excelente, apresentando boa movimentação lateral e sabendo abrir espaços aos companheiros dentro da primeira linha adversária. Nessas aberturas de espaço, Ruiz também demonstra grande visão de profundidade. Sabe preparar o último passe aos companheiros, por vezes demonstrando grande qualidade técnica nesse sentido.

Na fase defensiva, mostra disposição. Entretanto é desajeitado ao abordar os adversários e comete algumas faltas desnecessárias. Ruiz demonstra que entende a importância da marcação pressão na saída de bola e realiza essa ação quando exigido.

stats

Fonte: Instatscout

De fato, Ruiz é um centroavante interessante. Possuidor de boa finalização, entendimento tático e visão de profundidade, pode tornar-se importante para o Sport Recife. Trata-se de um jogador que precisa estar com ritmo de jogo, já que seu jogo é permeado pela explosão, rupturas curtas e situações posicionais.

Autor: Giovani Dalla Valle

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: