LEIA TAMBÉM

BARRETO – VOLANTE – CRICIÚMA

Hoje nossa análise é sobre o volante Barreto, jogador do Criciúma, nascido em 1995.

245059_med_barreto

Foto: Criciúma

Gustavo Bonatto Barreto foi revelado pelo Criciúma e estreou profissionalmente em 2014. Nesse ano, disputou 3 partidas pelo clube na Série A, que terminou com o rebaixamento do clube catarinense. Em 2015, foi titular da Seleção Brasileira que disputou o Pan-Americano do Canadá e assumiu a titularidade da equipe catarinense, condição que mantém até hoje com 67 partidas.

MOVIMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO

O jovem do Criciúma pode atuar como volante à frente da zaga (o primeiro “1” nos sistemas 4-1-4-1, 4-1-2-3, 4-1-3-2), ou em uma dupla de volantes, tanto pelo lado esquerdo, quanto pelo lado direito. Sua movimentação é quase restrita ao setor médio defensivo do campo. Com a bola em posse do seu time no setor defensivo, aproxima-se dos zagueiros e laterais para receber o passe e iniciar a construção ofensiva.

Barreto mapa de calor

Mapa de atuação ——–>

CARACTERÍSTICAS

Forte e intenso na marcação e boa capacidade de desarme, Barreto é quem dá o equilíbrio defensivo no meio campo à sua equipe. Quando o adversário portador da bola está em seu setor, costuma realizar pressão sobre o mesmo com intuito de recuperar a posse. É um marcador com bastante efetividade em enfrentamentos e apesar de não ter muita velocidade, consegue demonstrar agilidade nesse sentido.

Apesar dos bons predicados defensivos, Barreto peca no posicionamento, o que faz com que, por vezes, necessite “correr atrás” de seu adversário para recuperar a bola. Em boa parte das vezes, utiliza sua boa capacidade de recuperação para “corrigir” o erro. Entretanto, tal defeito é mais grave na marcação de bolas paradas. Tem boa estatura (1,81m), mas costuma falhar no acompanhamento do adversário neste tipo de jogada.

Durante a saída de bola do setor defensivo de sua equipe, recua, dando opção de passe para os zagueiros e laterais, para iniciar a construção ofensiva. Tem bom aproveitamento nos passes (85%), o que dá qualidade e tranquilidade à transição ofensiva.

fase defensiva

Utiliza com frequência (e com bom aproveitamento) os passes longos, acelerando a transição da bola de seu setor (médio defensivo) para o setor médio ofensivo. Tem pouca participação no setor médio ofensivo e ofensivo, o que explica seu baixo número de gols e assistências (1 gol apenas como profissional) e baixo aproveitamento em finalizações (Na atual Série B é o 6º jogador que mais erra finalizações).

bARRETO STATS

Fonte: Instatscout

Apesar de jovem, Barreto tem demonstrado ser um jogador de boa perspectiva futura. Aos 20 anos já é titular e fundamental em sua equipe. É possível que brevemente o vejamos atuar nas maiores equipes do futebol brasileiro.

Autor: Raphael Junio Fonseca

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: