Como Joga Eisner Loboa, novo Reforço do América-MG
Hoje nossa análise é sobre o colombiano Eisner Loboa, ex jogador do Morelia e novo reforço do América-MG.
Eisner Iván Loboa Balanta é um meio-campista que começou sua carreira no Deportivo Cali (Colômbia), em 2006. Após alternar entre a titularidade e a reserva, foi emprestado ao Deportivo Pasto e posteriormente se transferiu para o Shanghai Shenhua (China). Atuou no futebol chinês durante ano de 2011, quando voltou para a América, iniciando sua carreira no futebol mexicano. Entre 2012 e 2014, atuou pelo Leon anotando 6 gols. Em seguida, atuou por Puebla e Atlas. Sua última equipe, antes de se transferir para o América MG, foi o Monarcas Morelia. Na sua última experiência, participou de 14 jogos e não anotou gols.
MOVIMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO
Loboa atua, predominantemente, como meia direita no setor médio ofensivo. Canhoto, ocupa a faixa lateral do campo, e raramente se desloca para o meio. Igualmente raro é vê-lo entrando na área para finalizar. É pela ponta que constrói suas principais jogadas. Em algumas ocasiões, atuou como lateral direito devido à algumas de suas características que serão comentadas a seguir.
CARACTERÍSTICAS
Muita velocidade e busca pelo drible no 1×1. Essas são as principais características de Loboa. A maior parte de suas jogadas são construídas dessa forma. Suas tentativas de drible, normalmente têm o objetivo de chegar à linha de fundo, para executar o cruzamento. Quando recebe a bola em posição intermediária de amplitude, Loboa consegue ter boa efetividade no drible, Entretanto, de maneira geral, objetivamente é apenas razoável.
Não dispõe de grande qualidade técnica, e por isso participa pouco da construção de jogadas utilizando passes verticais. Trata-se de um jogador com boa velocidade e certa agilidade, conseguindo realizar bons deslocamentos e avançar no terreno. Na fase intermediária, costuma se apresentar para receber a bola e dessa forma exerce alguma importância nas transições ofensivas.
Com a bola nos pés, parece um pouco afobado e apresenta constantes erros na tomada de decisão. Não é um jogador que apresenta boa visão de profundidade e assim torna-se previsível na armação das jogadas. Pelo lado do campo, apresenta maior efetividade na criação, entretanto seu repertório limita-se a razoáveis cruzamentos. Nos momentos finais da fase ofensiva, é pouco comum vê-lo entrando na zona de finalização. A maior parte de seus chutes à gol são de longa distância, mas também não chega a ser especialista nesse fundamento.
Não dispõe de força física avantajada (1,64cm e 60kg), por isso perde a maior parte das disputas de bola. Sua recomposição defensiva não é das melhores. Nas vezes em que atuou como lateral, frequentemente foi surpreendido com avanço dos adversários atuando nas suas costas.
Loboa possui características diferentes dos jogadores que historicamente tiveram bom desempenho com a camisa do clube mineiro. Porém, se atuar num modelo de jogo condizente com tais características e tiver boa adaptação ao Brasil, pode até se tornar útil numa equipe que atualmente não possui muitas alternativas. De forma geral, Loboa é uma contratação que, devido aos caminhos traçados pelo América, provavelmente não conseguirá resolver os problemas do time.
Autor: Raphael Junio Fonseca
Que análise bacana. E muito útil, por sinal. Parabéns pelo trabalho!
CurtirCurtir