LEIA TAMBÉM

RENATO NETO – VOLANTE – GENT

Hoje nossa análise é sobre o volante brasileiro Renato Neto, jogador do Gent da Bélgica, nascido em 1991.

faul-4

Foto: Gent

Neto é baiano de Camacan e chegou à Europa em 2007, quando tinha 16 anos, para jogar nas categorias de base do Sporting de Portugal. Sua estreia profissional aconteceu em maio de 2009, porém só foi utilizado em mais um jogo e acabou sendo emprestado para o Cercle Brugge da Bélgica, por quem atuou na temporada 2010/2011 e em metade da temporada 2011/2012,. Ao final de 2011, retornou ao Sporting e atuou em 11 partidas. Na temporada 2012/2013, Neto foi emprestado ao Videoton da Hungria, clube pelo qual ficou apenas 06 meses e logo se transferiu novamente por empréstimo, dessa vez para o Gent da Bélgica, por quem atua até hoje e soma 145 partidas disputadas.

MOVIMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO

Neto é um jogador destro que atua na 2ª linha do time em esquemas em diversas plataformas táticas. Pode atuar como volante ou meio campista central. Trata-se de um jogador que se movimenta entre a 1ª e a 3ª linha do time, ocupando o espaço à frente da linha de defesa e buscando a ligação com os homens de criação. Neto tem facilidade em se posicionar de forma qualificada, estando próximo do adversário na fase defensiva e atrás da última linha do time em fase ofensiva.

renato neto mapa

CARACTERÍSTICAS

Renato é um volante importante em todas as fases do jogo. A capacidade de ocupar várias áreas do campo é uma das características mais fortes do seu jogo, mesmo não sendo um jogador extremamente veloz. Sua movimentação é constante e intensa, porém é bem comprometida com os aspectos táticos, sabendo realizar a cobertura dos homens de lado de campo e avançar para auxiliar a distribuição de jogo.

Seu posicionamento defensivo e entendimento tático chegam a impressionar. Neto constantemente se junta á linha de defesa, ocupando o espaço e realizando tarefas de zagueiro.

Sem título

Renato Neto é um volante de boa agressividade no desarme, extremamente aplicado na marcação e na diminuição de espaço do adversário. O brasileiro tem uma noção excelente das áreas chaves do campo, sabendo aonde cometer faltas para bloquear o avanço do adversário.Sua participação nas bolas aéreas, paradas ou oriundas de jogadas trabalhadas, também é bastante interessante,  principalmente no final do 1º terço do campo, sendo o responsável por quebrar a 1ª bola adversária.

Na fase ofensiva, Neto demonstra ser um volante com características de organização. Sabe realizar a projeção pelo corredor central com total consciência tática e mantém uma movimentação vertical interessante, objetivando a aproximação e infiltração no 3º terço do campo.

Sem título2

É um jogador que demonstra muita tranquilidade em todas as ações que realiza, possuindo um bom 1º toque e facilidade em se desvencilhar da marcação pressão realizada pelos atacantes adversários. Essa tranquilidade por vezes se transforma em autossuficiência e Renato acaba cometendo alguns erros de passe ou na tomada de decisão.

Quando é o portador da bola, procura organizar as ações iniciais da fase ofensiva, distribuindo o jogo através de uma boa variação de passes. O volante brasileiro demonstra boa visão de profundidade nos momentos intermediários da fase ofensiva, realizando bons passes e conseguindo participar com razoável efetividade da construção ofensiva.

Fonte: Instatscout

Fonte: Instatscout

De fato, Renato Neto é um dos bons volantes brasileiros atuando fora do país. Sua evolução é constante e seu jogo melhora a cada temporada, realizando atuações de alto nível e demonstrando uma grande abrangência territorial. Trata-se de um jogador com boa formação, experiência em competições europeias e que poderia agregar muito a qualquer clube do futebol brasileiro.

Autor: Giovani Dalla Valle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: