LUIDY – ATACANTE – CRB
Nossa análise de hoje é sobre o meia-atacante Luidy, jogador do CRB, nascido em 1996.
Luidy iniciou sua trajetória no clube de sua cidade, o União Palmeirense de Alagoas e estreou em uma partida profissional com apenas 15 anos diante do CSA em partida válida pelo Campeonato Alagoano. Em 2014 disputou a Segunda Divisão do Campeonato Catarinense pelo Atlético Caçadorense. Em 2015 retornou a Alagoas e atuou nas categorias de base do Murici, aonde realizou uma boa Copa São Paulo de Juniores. No mesmo ano passou a integrar a equipe do CRB e estreou profissionalmente pela equipe em 2016, somando até então 39 partidas 07 gols marcados.
MOVIMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO
Trata-se de um jogador destro, com 1.67 metros de altura, que já atuou tanto pela direita quanto pela esquerda nos sistemas 4-2-3-1 e 4-1-4-1. É um meia-atacante com movimentação bastante intensa, partido da posição de amplitude. Também possui características que lhe dão adaptabilidade para jogar por dentro na linha de 03, atrás de uma referência.
CARACTERÍSTICAS
Luidy é bastante importante nos momentos intermediários e finais da fase ofensiva. É um jogador bem explorado a partir da amplitude, sendo mais vertical nos confrontos que desenvolve pelo lado direito. Nessa região, normalmente busca a vitória pessoal por fora pra levar para a linha de fundo ou balança diante da marcação com intuito de arrumar espaço para o cruzamento.
O jovem do CRB demonstra bom entendimento situacional e consegue trabalhar bem conduzindo a bola de forma curta em diagonal, dessa forma proporciona boa circulação e consegue ativar opções de retorno ou algum companheiro projetado para fazer a parede próxima da região de finalização. Pelo lado esquerdo, quando recebe a partir do lado do campo no 1×1, quase sempre tende a buscar o corte de fora pra dentro para trabalhar com a “perna boa” e acionar passes diagonais. Nessa região, dificilmente direciona a ação para o fundo do campo e quando leva, busca o corte para o pé direito visando o cruzamento ou combinações com os companheiros.
Apesar de possuir uma estrutura física fraca, é um jogador com agilidade, coordenação corpóreo- espacial e razoável coordenação óculo-pédica. Luidy consegue proteger/reter bem a bola de costas quando ativado na posse mesmo em zonas de certa pressão por causa da boa orientação corporal e compreensão situacional do jogo.
Realiza bons dribles de corpo quando se movimenta em velocidade a partir de diagonais curtas, mas peca um pouco no último quesito nos momentos conclusivos, tomando certas decisões erroneamente e arriscando finalizações de curta, média ou longa distância em horas inoportunas, quase sempre tendo seus chutes travados/bloqueados com facilidade. Nas finalizações, Luidy gosta de arriscar com as duas pernas, porém, geralmente seus chutes alcançam melhor direcionamento e perigo ao gol adversário com a perna direita.
Sem a bola, Luidy demonstra boa inteligência e atitude nas movimentações, fazendo boas diagonais de dentro pra fora, saindo do meso-espaço para cair nas costas do lateral do lado da bola e buscar ângulo para cruzar ou tentar resolver a partir do enfrentamento no terço final. Também realiza bons desmarques de apoio para se oferecer como opção de passe e auxiliar a construção. Por vezes, explora sua agilidade para desmarques interessantes na zona de conclusão, atacando espaços entre defensores, aparecendo livre para finalizar e/ou aparecendo em espaços abertos por companheiros nos últimos metros do campo.
Quando o CRB recupera a posse pelo lado, Luidy é extremamente útil para aceleração/verticalização da transição, saída da zona de pressão e avanço de consideráveis metros do campo. Explorando sua boa qualidade técnica, inteligência e boa condução em velocidade, ele consegue eliminar rivais, atrair defensores, causar desequilíbrios estruturais no sistema defensivo adversário e fazer o time chegar no segundo terço do campo. Apesar de intenso e veloz na maior parte das ações, Luidy demonstra boa temporização e sabe se apresentar ou acionar o companheiro em momento oportuno.
Defensivamente, recompõe bem a linha média composta por quatro jogadores, realizando bem as trocas situacionais com o lateral do setor e acompanhando lateral adversário até o fim. Demonstra razoável combatividade, esforço e persistência para colaborar com a transição defensiva e com o equilíbrio do sistema.
De fato, Luidy é um jogador com grande qualidade técnica, inteligência tática e situacional acima da média para idade. Seu potencial de crescimento é interessante e se mantiver essa crescente e evoluir em contextos conclusivos, tem tudo para ser um jogador de nível alto em mercados de maior competitividade.
Autor: João Elias Cruz
Deixe um comentário