LEIA TAMBÉM

CHARLES – ZAGUEIRO – CEARÁ

Nossa análise de hoje é sobre o zagueiro Charles, jogador do Ceará, nascido em 1988.

FORTALEZA, CE, BRASIL,14-03-2015: Charles, jogador do Ceará na partida. Jogo Ceará x Icasa, válido pelo Campeonato Cearense no estádio Presidente Vargas (PV). (Foto: Tatiana Fortes/O POVO)

Foto: Reprodução

Charles iniciou sua carreira nos times amadores da região de Joinville. Em 2008 e 2009 atuou pelo Campo Grande do Rio de Janeiro e retornou ao futebol amador de Santa Catarina. Em 2011 passou por um período de teste no Joinville e permaneceu no grupo que conquistou a Série C do Campeonato Brasileiro. Em 2013 acertou com o Juventus de Jaraguá e posteriormente no mesmo ano se transferiu para o Fortaleza. Em 2014 atuou pelo Paysandu e em 2015 chegou ao Ceará, clube pelo qual soma 84 partidas, sendo 83 como titular da equipe.

MOVIMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO

Charles é um jogador que atua na primeira linha do time em posição central. Trata-se de um zagueiro destro que atua tanto pelo lado direito, quanto pelo lado esquerdo da zaga. Sua movimentação varia de acordo com as exigências situacionais da partida, tendo boa capacidade de deslocamentos de média distância, tanto verticais quanto horizontais.

Mapa %

CARACTERÍSTICAS

Charles é um zagueiro importante nos momentos finais e intermediários da fase defensiva. Dono de boa força física e estatura razoável (1,88m), vence a maioria dos duelos que participa através de abordagens agressivas e marcação extremamente próxima.

O zagueiro do Ceará gosta e não hesita em participar de duelos corporais, tanto na região de finalização do adversário quanto em área mais avançada no inicio do segundo terço do campo. Sua explosão e capacidade de recuperação chamam atenção e tornam Charles um zagueiro muito duro de ser batido em disputas defensivas.

Trata-se de um zagueiro extremamente objetivo e sério. Possui pouco refino técnico, mas tem razoável agilidade e coordenação para enfrentar adversários mais velozes, inclusive tendo efetividade em situações que o adversário desloca a ação para o lado não dominante (esquerdo).

Sua velocidade não chega a ser acima da média, mas não pode-se dizer que Charles é lento. Dessa forma consegue realizar bons deslocamentos para antecipar-se ao adversário, para cobrir alguma ruptura de linha que o lateral não conseguiu evitar e para acompanhar o avanço da marcação em bloco médio ou alto.

Cobertura aos laterais - velocidade

Nos duelos aéreos, Charles tem grande participação e é muito efetivo. Demonstra excelente impulsão, determinação e explosão para antecipar-se ou aproximar-se rapidamente do adversário e realizar a interceptação pelo alto. Normalmente é o jogador destacada para atacar a bola que vem oriundo de um lançamento longo.

Sua objetividade e seriedade, por vezes, prejudicam a transição ofensiva do time. Por querer afastar o perigo e logo colocar a bola para longe da área de finalização, Charles perde algumas oportunidades de iniciar de forma limpa a construção ofensiva.

Stats

Fonte: Instatscout

Charles é um zagueiro que vem demonstrando boa evolução desde 2013, tendo boas participações e galgando degraus conforme o nível de competição que participa. Suas qualidades são interessantes para a posição e sua maturação talvez esteja completa para, pelo menos, ser testado em nível de Série A de Campeonato Brasileiro.

Autor: Giovani Dalla Valle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: