LEIA TAMBÉM

O ínicio de Joelinton no Rapid Viena

Joelinton saiu do Sport Recife após realizar pouco mais de 20 jogos como titular da equipe. Com apenas 18 anos, o jovem formado nas categorias de base do time de Recife, chegou ao futebol alemão e pouco foi utilizado pelo Hoffenheim (clube que o adquiriu por R$ 7 milhões). Na primeira temporada no clube alemão, Joelinton não teve muito espaço e fez muitos trabalhos para evoluir aspectos físicos e técnico-táticos.

Clrdz8rWYAARUEJ

Foto: Divulgação

Para a temporada 2016/2017, foi emprestado ao austríaco Rapid Viena, objetivando continuar evoluindo em todos os aspectos, só que sendo testado por mais minutos em campo. O início de Joelinton no Rapid é promissor. Foram 05 jogos disputados e 04 gols marcados entre Amistosos, Copa da Áustria, Bundesliga e Liga Europa.

MOVIMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO

Trata-se de um centroavante com grande capacidade de fixar a linha defensiva adversária, sempre partindo de um posicionamento voltado para gerar profundidade à fase de ataque organizado da equipe. É um jogador que parece estar aprendendo a se movimentar de acordo com o balanço ofensivo e participar também de forma correta da fase defensiva.

Rapid Viena 5x0 Ried

Mapa de atuação: Rapid 5×0 Ried

Rapid Viena 2x0 Chelsea

Mapa de atuação: Rapid 2×0 Chelsea

CARACTERÍSTICAS

Joelinton vem demonstrando boa qualidade nas paredes, sendo útil para temporizações de jogadas. Realiza constantes movimentos de recuo nos espaços entre as linhas para receber a bola e ativar companheiros para dar continuidade à circulação. Talvez seja em movimentos aproveitando o balanço ofensivo que Joelinton vem demonstrado sua maior evolução, oferecendo opções aos companheiros, tanto em deslocamentos verticais, horizontais ou diagonais curtas e de média distância.

O ex jogador do Sport não é um jogador veloz e por vezes acaba perdendo um pouco o equilíbrio em movimentos de passada. Entretanto, apresenta boa explosão em espaço curto quando conduz a bola ou quando busca o enfrentamento 1×1. Sua participação na construção ofensiva vem melhorando. Joelinton apresenta 80% de aproveitamento médio nos passes, trabalhando quase sempre com passes organizacionais. Por vezes, recebe a bola com o corpo projetado e tem boa consciência para abrir o jogo, acionando companheiros e se preparando para ser opção conclusiva com bom posicionamento entre a primeira linha adversária.

Em um primeiro momento, é possível perceber evolução em Joelinton também no ataque espacial na linha defensiva adversária, aonde inteligentemente busca infiltrações no espaço deixado pelo defensor que saiu na caça ou entre dois defensores, aproveitando-se de possíveis erros posicionais. No começo da carreira, no Sport, falhava nos momentos de ruptura por ainda não ter um “timing” de infiltração tão bom, se atrapalhando na passada em muitos momentos ou até por lhe faltar maior explosão.

Em seu início no Sport, era um centroavante que apesar da ótima estatura(1.90), tinha dificuldades nas disputas de bola por cima, apresentando tempo de bola fraco, e falta de projeção e impulsão. Dessa forma, perdia a grande maiorias das disputas (não só aéreas) em que se envolvia, principalmente quando procurado na ligação direta. Após a ida para a Europa e o período de treinos no Hoffenheim, percebe-se que Joelinton aumentou percentual de massa muscular, evoluiu nível de força, melhorou o equilíbrio corporal e já se mostra um centroavante que consegue incomodar os zagueiros nas trombadas e duelos no corpo.

Pelo que se viu nos primeiros jogos na Áustria, tem sido bastante procurado para a conquista da primeira bola, seja quando o time não consegue sair curto ou quando recupera em campo defensivo e já tenta acionar bola longa para recepção do jovem centroavante. Diante disso, ele tem correspondido, retendo a bola, disputando de forma dura e vencendo duelos.

Defensivamente vem seguindo um processo interessante de evolução. Joelinton demonstra boa capacidade de se movimentar e forçar a tomada de decisão do adversário, apesar de não pressiona-lo com tanta agressividade. É possível notar um avanço também nesse sentido.

stats

Fonte: Instatscout

Joelinton é um atleta de grande potencial técnico, demonstra bom entendimento situacional do jogo e que vem mostrando, dia após dia, que Eduardo Baptista tinha razão quando afirmou que o mesmo era “jogador de Europa”. Se continuar nesse ritmo de evolução e crescimento, tem tudo para ganhar mais espaço no mercado de clubes médios das principais ligas da Europa daqui há algumas temporadas ou até se afirmar como titular no Hoffenheim(clube detentor de seu passe) num futuro não muito distante.

Autor: João Elias Cruz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: