LEIA TAMBÉM

FELIPE – LATERAL DIREITO – FORTALEZA

Nossa análise de hoje é sobre o lateral direito Felipe, jogador do Fortaleza, nascido em 1994.

201503231903-Coletiva-Felipe-noticia

Foto: Reprodução

Felipe foi revelado pelo Maranguape durante o Campeonato Cearense de 2015, atuando como volante. No mesmo chegou ao Fortaleza e foi pouco utilizado, vindo ter mais minutos em campo no começo de 2016, quando conseguiu ter boas atuações e se afirmar como titular na equipe como lateral direito.

MOVIMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO

Felipe é um jogador polivalente, que pode atuar como lateral direito, volante ou extremo. Atua com preponderância por todo o corredor direito em posição de amplitude. Trata-se de um jogador extremamente útil nas transições, tanto ofensivas quanto defensivas para explorar diversas situações por fora, se projetando constantemente nos momentos em que o Fortaleza dá inicio à construção ofensiva.

Mapa % Felipe

CARACTERÍSTICAS

Felipe costuma realizar boas projeções sem bola para recepção de lançamentos em profundidade direcionados ao fundo, atacando espaços nas costas da linha defensiva e posteriormente buscando o cruzamento para a área. Também é bastante ativado nos câmbios da equipe entre o lado forte e o lado fraco para pegar as linhas adversárias no balanço, com bom “timing” de ultrapassagem e boa projeção corporal nesses momentos para acelerar, procurar a vitória pessoal nos confrontos e/ou cruzar,. É um jogador que demonstra boa inteligência/compreensão situacional para a leitura dos espaços do campo.

Com a bola no pé, apresenta 69% de aproveitamento nos dribles e 84% de acerto nos passes. Desenvolve bons dribles curtos, cortando de fora pra dentro mas usando a perna direita na maior parte do tempo nessas situações. Felipe costuma buscar tabelas e incursões em diagonal, assim como jogadas de 1×2 e ativação de companheiros. É um lateral que aciona muito as paredes do centroavante, tem boa condução quando afunila as jogadas, sempre procurando manter a bola próxima aos pés e tem boa agilidade para mudar a direção de seus movimentos com rapidez.

Vence boa parte dos enfrentamentos em que se envolve a partir do segundo terço, aliando sua boa capacidade de drible à sua ótima velocidade e passadas largas, também verticalizando seus movimentos e chegando à linha de fundo com facilidade. Ou seja, mostra-se útil dentro do modelo de jogo tanto para abrir a defesa adversária quanto para fazer o jogo fluir do lado para o meio e romper linhas.

Quanto aos passes, realiza boas ações organizacionais para manter circulação, interagir com os volantes. Demonstra inteligência para encontrar companheiros afastados da zona de pressão e ativar o extremo em confrontos ou passagens pelo corredor no lado oposto, utilizando inversões longas em diagonal. Também tende a ser extremamente útil para ganhos de terreno, acelerando a saída de bola e desafogando em situações de transição.

transição

Quando atua como volante, é bem participativo na posse de bola, buscando combinações curtas com os zagueiros e demonstrando razoável visão de profundidade. Apesar de realizar boa gestão no controle possessivo, apresenta certa lentidão para tomada de decisão e receio para arriscar passes verticais quando recebe em zona de maior aglomeração/pressão por dentro. Felipe realiza bons deslocamentos e projeções curtas para auxiliar a construção ofensiva, se oferecendo como opção de passe.

gestão da bola

Defensivamente, tem bom posicionamento para a cobertura por dentro no movimento de basculação defensiva. Sob o comando de Flávio Araújo costumava sair mais da linha para caças setoriais curtas pelo lado, porém, no modelo do técnico Marquinhos Santos, tem marcado de forma mais posicional, mantendo a posição na linha defensiva.

Não costuma ser muito agressivo nas abordagens e situações de 1×1 defensivo em zona de maior amplitude, buscando prever e ler movimentos do ponta adversários para desarmar/travar suas ações no tempo certo. Algumas vezes acaba levando dribles ou sendo superado na velocidade nos confrontos por confiar excessivamente no seu tempo de bote e leitura da ação adversária, dando algum espaço a mais ou falhando no momento de combate mais efetivo.

Quanto ao jogo aéreo defensivo, usa da boa estatura(1.84) e posicionamento para interceptação de lançamentos visando ruptura da linha ou recepção às suas costas. Nos confrontos diretos, Felipe apresenta impulsão apenas razoável e ainda mostra dificuldades no tempo de bola por cima, de forma que boa parte de suas vitórias aéreas se deve mais a erros adversários do que por postura impositiva de si mesmo.

Stats Felipe

De fato, Felipe tem grande potencial técnico e um conjunto de características interessantes. Sua boa compreensão situacional e versatilidade lhe permitem adaptabilidade aos diversos contextos estratégicos de jogo. Se mantiver o atual nível de rendimento e evolução, tem condições de atuar bem e se firmar em cenários mais competitivos do futebol nacional.

Autor: João Elias Cruz

4 comentários em FELIPE – LATERAL DIREITO – FORTALEZA

  1. Ótima análise. Só me parece que a foto inicial não é do Felipe.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Só gostaria de avisar que na foto está o zagueiro Max Oliveira e não o Felipe.
    Excelente análise. Parabéns pelo trabalho!

    Curtir

  3. Na foto está o zagueiro Max Oliveira e não o Felipe.
    Excelente análise. Parabéns pelo trabalho!

    Curtir

  4. sou torcedor do fortaleza e conheço bem este atleta, devo te dizer que sua análise foi perfeita, conseguiu extrair exatamente as principais características do jogador.. Parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: