Como Joga Eric Botteghin, Mais um Zagueiro Brasileiro de Sucesso na Europa
Nossa análise de hoje é sobre Eric Botteghin, zagueiro brasileiro do Feyenoord, nascido em 1987.
Eric Fernando Botteghin é formado nas categorias de base do Guarulhos e do Grêmio Barueri, tendo uma breve passagem também pela base do Internacional, aonde se destacou em um torneio disputado na Holanda e permaneceu no país. Profissionalmente estreou pelo Zwolle da Holanda em 2006, clube pelo qual atuou por 150 partidas. Em 2011 foi contratado pelo NAC Breda, onde ficou por 2 temporadas, sendo titular absoluto em ambas. Seu clube seguinte foi o Groningen, atuando por lá entre 2013 e 2015 e sendo eleito o terceiro melhor jogador do Campeonato Holandês. Com o destaque obtido, foi contratado pelo Feyenoord para a temporada 2015/2016 e soma até então 26 jogos oficiais pelo clube.
MOVIMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO
Botteghin é um zagueiro destro, que joga normalmente pelo lado direito da defesa. Entretanto não possui nenhuma limitação que o impeça de atuar bem pelo lado esquerdo, situação que eventualmente acontece. Em esquema com 3 zagueiros, costuma atuar como o defensor mais centralizado. Tem ótima noção de posicionamento, o que compensa o fato de não ser um zagueiro muito veloz.
CARACTERÍSTICAS
Sua capacidade de posicionamento, associada à sua estatura (1,92m) o auxilia em sua melhor jogada: o jogo aéreo. Por partida, Botteghin executa uma média de 7 disputas aéreas, com aproveitamento de 72%, percentual similar ao de grandes zagueiros do futebol internacional.
Nas disputas pelo chão também é seguro, sendo importante, principalmente, nos bloqueios. Nas disputas de bola, seu aproveitamento é de 69%. Não dispõe de grande velocidade, por isso aposta mais no posicionamento do que em confrontos 1×1, ou seja, é pouco comum vê-lo saindo de sua linha de defesa para combater em outro setor. Dessa forma, consegue também ser mais eficiente nas coberturas. Sua capacidade de marcação de contra-ataques não é das melhores, sobretudo quando sua equipe joga em bloco alto, fato que também pode ser relacionado à sua velocidade.
Tem boa técnica e por isso (e por exigência da equipe) opta, sempre que possível, por sair jogando sem utilizar a “ligação direta”. É bem efetivo nesse tipo de jogada, mostrando um aproveitamento de 84% em passes. Por vezes, por excesso de confiança em seus predicados, comete erros técnicos que acabam levando perigo à sua equipe. Vale ressaltar que essa não é uma constante, visto que o jogador é um dos mais regulares no futebol holandês.
Botteghin é um dos brasileiros com melhor desempenho no futebol internacional e atualmente o melhor zagueiro do futebol holandês. Possui nível para atuar em clubes maiores da Europa, visto que, além de sua ótima capacidade físico-técnico-tática, tem grande experiência no continente. Pelo desempenho atual, poderia também ser observado pelo técnico Tite como um possível nome para a Seleção Brasileira.
Autor: Raphael Junio Fonseca
Deixe um comentário