LEIA TAMBÉM

LEANDRO SALINO – LATERAL DIREITO – OLYMPIAKOS

Nossa análise de hoje é sobre o lateral direito Leandro Salino, ex jogador do Olympiakos, nascido em 1985.

Leandro+Salino+D9tE4wkJ3Rwm

Foto: Reprodução

Formado nas categorias de base do Cruzeiro. Estreou profissionalmente pelo América-MG em 2004. Em 2005 e 2006 atuou pelo Ipatinga-MG, aonde foi campeão Mineiro. Na temporada 2006/2007 foi contratado pelo Nacional da Ilha da Madeira de Portugal e repassado ao Camacha de Portugal e depois ao Ipatinga-MG novamente. Em 2007 atuou pelo Flamengo, retornando ao Ipatinga, aonde conquistou o acesso para a Série A. Em 2009 retornou ao Nacional da Ilha da Madeira.

De 2010 a 2013 atuou no Braga de Portugal, aonde conquistou o vice-campeonato da Liga Portuguesa em 2009/2010 e o título da Copa da Liga em 2012/2013. Com o Braga, Salino disputou a Liga dos Campeões e a Liga Europa em 2010/2011, a Liga Europa em 2011/2012 e novamente a Liga dos Campeões em 2012/2013. Pela equipe portuguesa, atuou em 103 partidas e foi titular em 84 delas.

De 2013 a 2016 atuou pelo Olympiakos da Grécia, conquistando o Campeonato Grego em 2013/2014, 2014/2015, 2015/2016 e a Copa da Grécia em 2014/2015. Pelo Olympiakos, Salino disputou a Liga dos Campeões em 2013/2014, 2014/2015 e 2015/2016, além da Liga Europa em 2015/2016. Ao todo, foram 74 partidas pela equipe grega e 71 delas como titular.

MOVIMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO

Leandro Salino costuma atuar na primeira linha do time, em posição de amplitude. Realiza a função de lateral direito. Normalmente apresenta boa mobilidade pelo corredor, tendo um bom repertório de movimentos, ora direcionando as ações para o fundo ora centralizando. Ao longo de sua carreira, também atuou como lateral esquerdo e volante.

Mapa de Atuação ------->

Mapa de Atuação ——->

CARACTERÍSTICAS

Trata-se de um jogador com boa mobilidade, estrutura física leve (1.70 m), com agilidade e entendimento tático e situacional de bom nível  Salino é importante para o equilíbrio defensivo e tem bastante participação nos momentos intermediários e finais da fase defensiva. Atuando em posição inicial de amplitude, participa de forma sólida do balanço defensivo. Demonstra boa capacidade cognitiva para acompanhar visualmente as jogadas que ocorrem no lado oposto ao seu e para intervir realizando a centralização do movimento, visando a abordagem ao adversário e a compactação da 1ª linha defensiva.

Em situações que ocorrem no seu lado, Salino apresenta boa mobilidade e discernimento para, por vezes, avançar a marcação e realizar o combate em posição alta, acompanhando a marcação em bloco médio. Em algumas situações, realiza bons desgarros de linha e alargamentos, conseguindo criar dificuldades na construção intermediária e final do adversário.

salino

Normalmente é firme nas abordagens, mas por se tratar de um jogador relativamente leve, Salino nem sempre vence a primeira disputa. É um jogador que, por vezes, costuma acelerar o processo de abordagem e acaba errando a ação. Nas transições defensivas, Salino demonstra boa atenção e comprometimento. Pelo lado do campo, consegue realizar a recomposição na maioria das vezes em tempo hábil, empregando boa velocidade e explosão. Em algumas ocasiões, realiza de forma correta a alternância de posição com algum companheiro, compondo a segunda linha na fase defensiva. Em outras acaba se perdendo na troca e acaba tendo que cometer faltas desnecessárias.

Salino é um jogador de razoável movimentação ofensiva, importante nos momentos iniciais e intermediários dessa fase. Em situações finais, Salino é menos participativo e preponderante. Apresenta bom controle de bola, realizando deslocamentos curtos, executando passes verticais tanto com o pé dominante (direito) quando com o esquerdo. É um jogador que sabe circular e fazer o jogo fluir pelo lado do campo, por vezes centralizando o movimento e realizando combinações interessantes. Demonstra ter razoável visão de profundidade, executando passes de média distância que infiltram e quebram linhas, mesmo em situações de construção intermediária.

Salino não é um rompedor de linhas, aquele jogador que força a quebra da composição adversária. Entretanto demonstra certa qualidade na temporização e apresenta razoável qualidade na manutenção de bola.  Nos momentos finais da fase ofensiva, Salino busca o fundo do campo para realizar cruzamentos ou tenta infiltrações através de jogo combinado com os homens de frente, não hesitando em utilizar o pé não dominante (esquerdo).

Stats - Leandro Salino

Salino é um jogador que está sem contrato e tem qualidades interessantes para atuar no futebol brasileiro. Atualmente não está em nível muito inferior aos demais laterais que atuam no nosso mercado e pode se tornar uma boa peça de recomposição. Dentro de um modelo de jogo bem formatado, Salino pode ser importante tanto na fase defensiva quanto na ofensiva, realizando bem as transições e podendo ser utilizado em mais de uma função.

Autor: Giovani Dalla Valle

1 comentário em LEANDRO SALINO – LATERAL DIREITO – OLYMPIAKOS

  1. Giovanni, parabéns pelo comentário sobre o lateral Leandro salino. Foi tão legal que parece que já vimos jogador atuar. Como gosto de futebol e já fui radialista esportivo há muitos anos atrás fiquei muito contente em ler uma matéria tão bem descrita sobre um jogado.. abraços e muito sucesso José Badaró

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: