LEIA TAMBÉM

JEFFERSON NEM – ATACANTE – NÁUTICO

Hoje nossa análise é sobre o meia-atacante Jefferson Nem, jogador do Náutico, nascido em 1996.

Foto: Aldo Carneiro

Foto: Aldo Carneiro

Jefferson Nem iniciou sua trajetória nas categorias de base do Salgueiro. Com 16 anos se transferiu para o Náutico e no mesmo ano, em 2012, foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-17. Em 2013 estreou profissionalmente pelo clube, tendo maiores oportunidades apenas em 2015 e assumindo a titularidade na Série B de 2016. Ao todo foram 36 partidas pelo Náutico, sendo titular em 17 delas e marcando 07 gols.

MOVIMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO

Nem é um jogador que atua na penúltima ou última linha do time. Costuma ocupar posição inicial de amplitude e se deslocar por todo o último terço do campo. Trata-se de um extremo que atua nos dois lados do campo, entretanto possui mais minutos pelo lado esquerdo. Jefferson Nem costuma realizar deslocamentos curtos, em direção ao centro do campo e deslocamentos longos pelo corredor lateral.

Mapa atuação %

CARACTERÍSTICAS

O jovem jogador do Náutico é extremamente importante nos momentos intermediários e finais da fase ofensiva. Atuando em posição de amplitude, apresenta boa alternância entre o lado esquerdo (usual) e o direito dentro da partida. Sua movimentação é constante e costuma ser em direção ao centro, buscando levar a jogada para o lado direito (pé dominante).

Na transição ofensiva, Jefferson utiliza muito sua velocidade para ganhar terreno. Com a bola em condução, Nem é extremamente ágil, apresenta um drible curto bom e parece dominar a região aonde atua (entre a lateral e o centro do campo). Com tais características, torna-se importante em situações de transição ofensiva pela intermediária. Em situações que a transição se dá no primeiro terço, Jefferson não é tão efetivo, demonstrando afobação em se livrar da bola e confundindo a situação transitória com defensiva.

Trata-se de um jogador participativo na construção ofensiva, demonstrando razoável qualidade com a bola nos pés e entendimento tático. Costumar não ficar estático em posição de amplitude, sabendo se deslocar pelo half-space, oferecendo opções de passe e abrindo espaços para deslocamentos dos volantes e meias centrais.

Troca de posição e alternancia

Em situações que é o detentor da posse de bola, Jefferson Nem procura conduções de curta e média distância e demonstra boa coordenação motora, mantendo a bola sempre próxima do seu pé. Além disso, normalmente costuma tentar combinações com quem está próximo dele, visando se projetar nas costas da primeira linha ou abrir espaços para elementos que vêm de trás.

Projeções e 1x2

Jefferson Nem, ainda é um jogador que por possuir boa velocidade e agilidade, acelera as jogadas em demasia. Demonstra falta de discernimento em relação ao momento de verticalizar e de temporizar a ação. Dessa forma, ocasiona algumas perdas de bola para sua equipe. Entretanto, apesar de leve, consegue relativamente manter a posse de bola em situações que exigem proteção. Também demonstra resistir bem à primeira abordagem do adversário, utilizando muito sua agilidade para isso.

Quando se desloca para o centro do campo, Jefferson Nem demonstra boa visão de profundidade. Em algumas situações é deslocado para a função central, entretanto é mais útil realizando movimentos de alternância em direção ao centro e não fixo na região. Chama atenção sua capacidade de realizar passes longos e boas inversões de um lado para outro, ocasionando boas situações de construção ofensiva e desafogo.

Nos momentos finais da fase ofensiva, Jefferson Nem demonstra bom entendimento situacional e capacidade de penetração dentro da área. Não é um jogador que dá profundidade a equipe, mesmo quando atua como atacante no 4-4-2. Entretanto aparece com boa efetividade na região da finalização, principalmente em situações rápidas e/ou que se originam no lado oposto ao seu. Seus 06 gols até então na Série B do Campeonato Brasileiro, em sua maioria, aconteceram dessa maneira. Apesar de sua boa capacidade de infiltração, Nem precisa melhorar seu remate.

Na fase defensiva, Jefferson Nem atua de forma razoável. É um jogador que, atuando em posição de amplitude, percebe a importância de fechar os espaços pelo lado e realizar a pressão ao portador da bola. Entretanto, não possui características de marcador e permite algumas quebras de linha.

Recomposição pelo lado

stats

De fato, Jefferson Nem é um jogador com qualidades interessantes. Ainda muito jovem, demonstra possuir boas ferramentas para atuar em ambos os lados do campo e se bem orientado também na região central. É um jogador que pode evoluir muito se mantiver um processo de desenvolvimento bem planejado.

Autor: Giovani Dalla Valle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: