Análise Tática do Vitória no 1º Turno do Campeonato Brasileiro
Ao final do 1º turno do Campeonato Brasileiro, o Vitória ocupa a 14ª posição com 22 pontos. A equipe comandada por Vagner Mancini venceu apenas 05 partidas, perdeu 07 e empatou outras 07, gerando um aproveitamento de apenas 38,6% dos pontos disputados. Foram marcados 24 gols e sofridos 28.
SANTA CRUZ 4X1 VITÓRIA
A estréia diante do Santa Cruz, serviu para alertar o torcedor rubro-negro. A campanha que culminou com o título baiano não poderia servir como esperança para a direção do clube. Na análise do jogo, já alertávamos que se não houvesse reforços, o Vitória iria sofrer na Série A.
ANÁLISE TÁTICA – SANTA CRUZ 4X1 VITÓRIA
VITÓRIA 3X2 CORINTHIANS
Marcando alto, o Vitória tentou anular as principais alternativas do Corinthians. A estratégia deu certo até o momento em que o Corinthians percebeu a estratégia e tomou conta do jogo. Ao alterar o tipo de marcação, deixando mais jogadores atrás da linha da bola e esperando o Corinthians, o Vitória conseguiu seu triunfo.
ANÁLISE TÁTICA – VITÓRIA 3X2 CORINTHIANS
AMÉRICA-MG 1X1 VITÓRIA
Atuando no 4-4-2, o Vitória se comportou melhor defensivamente. Entretanto, a pouca ambição e profundidade ofensiva foram determinantes para o empate em Minas Gerais.
ANÁLISE TÁTICA – AMÉRICA 1X1 VITÓRIA
VITÓRIA 1X1 ATLÉTICO-MG
Realizando uma marcação em bloco médio, o Vitória conseguiu se impor diante do Atlético. Em uma jogada de bola parada sofreu o gol que tornou a equipe instável e desequilibrada. Mudando a postura e atacando o Atlético, o Vitória conseguiu o empate. Iniciando o Campeonato, mais uma vez ficou claro a necessidade de reforços.
ANÁLISE TÁTICA – VITÓRIA 1X1 ATLÉTICO-MG
FLAMENGO 1X0 VITÓRIA
Atuando com Dagoberto aberto pelo lado, o Vitória não conseguiu aproveitar suas melhores características. Flávio também atuou em posição diferente do que rende mais e o resultado acabou sendo condicente com a atuação apresentada.
ANÁLISE TÁTICA: FLAMENGO 1X0 VITÓRIA
VITÓRIA 1X0 INTERNACIONAL
Após 03 jogos sem triunfos, a partida contra o Internacional determinou a reação da equipe no inicio do Campeonato. Forçando a equipe colorada a propor o jogo, o Vitória conseguiu criar problemas e obrigar o Internacional a fazer o que não sabe.
ANÁLISE TÁTICA – VITÓRIA 1X0 INTERNACIONAL
BOTAFOGO 1X1 VITÓRIA
Completados um terço do primeiro turno, o Vitória mais uma vez empatou. A alternância de plataformas táticas promovida por Vagner Mancini deixava claro que a equipe estava confusa e desorganizada.
ANÁLISE TÁTICA – BOTAFOGO 1X1 VITÓRIA
SÃO PAULO 2X0 VITÓRIA
A derrota por 2 x 0 diante do São Paulo, no Morumbi, não traduziu a atuação do Vitória na partida. Entretanto mostrou o castigo pela falta de ousadia e coragem para vencer, principalmente em jogos fora de casa.
ANÁLISE TÁTICA – SÃO PAULO 2X0 VITÓRIA
VITÓRIA 1X2 CHAPECOENSE
Foi a primeira derrota do Vitória dentro de casa nesse Campeonato Brasileiro. Em uma partida sonolenta na primeira etapa e agitada na segunda, a equipe baiana demonstrou ser menos organizada e preparada que a Chapecoense.
ANÁLISE TÁTICA – VITÓRIA 1X2 CHAPECOENSE
GRÊMIO 1X2 VITÓRIA
Se contra a Chapecoense aconteceu a primeira derrota em casa, contra o Grêmio houve a primeira vitória fora de casa. A equipe se comportou bem, esperando o adversário e conseguiu tornar o jogo um pesadelo para o Grêmio.
VITÓRIA 1X1 PONTE PRETA
O empate em 1 x 1 acabou sendo frustrante para o torcedor rubro-negro. Sem poder contar com Marinho, o Vitória perdeu poder ofensivo e novamente mostrou um sistema defensivo vulnerável.
ANÁLISE TÁTICA – VITÓRIA 1X1 PONTE PRETA
VITÓRIA 3X2 SPORT
O triunfo por 3 x 2 trouxe alívio pela equipe somar mais três pontos. Entretanto, o sinal de alerta continuava ligado evidenciando a necessidade de contratações. Utilizando uma plataforma inicial 3-4-3 no momento ofensivo e 5-3-2 no defensivo, o Vitória realizou uma partida dentro do esperado pelo torcedor.
ANÁLISE TÁTICA – VITÓRIA 3X2 SPORT
CRUZEIRO 2X2 VITÓRIA
Além de obter um resultado extremamente importante para as pretensões da equipe no Campeonato, o Vitória demonstrou atitude de equipe grande. Agrediu o Cruzeiro e criou desequilíbrio ao sistema defensivo mineiro.
ANÁLISE TÁTICA – CRUZEIRO 2X2 VITÓRIA
VITÓRIA 0X0 FLUMINENSE
Mais uma vez o Vitória não conseguiu se impor dentro de casa. Atuando no 4-1-4-1, a equipe novamente demonstrou problemas em relação ao tipo de marcação executada.
ANÁLISE TÁTICA – VITÓRIA 0X0 FLUMINENSE
ATLÉTICO-PR 1X1 VITÓRIA
Se dentro de casa, o Vitória não vinha conseguindo se impor, fora dela obtinha resultados favoráveis. Optando por não escalar Amaral, Vagner Mancini colocou Marcelo em seu lugar.
ANÁLISE TÁTICA – ATLÉTICO 1X1 VITÓRIA
VITÓRIA 2X3 SANTOS
Mais uma vez o Vitória apresentou um comportamento defensivo falho. Vagner Mancini, de fato, não conseguiu formar um sistema e encaixar o modelo de marcação ideal na equipe.
ANÁLISE TÁTICA – VITÓRIA 2X3 SANTOS
FIGUEIRENSE 1X0 VITÓRIA
Após uma semana de treinamentos, Vagner Mancini novamente não conseguiu fazer com o que o time evoluísse. Mais uma vez, o sistema defensivo montado pelo treinador abusou das perseguições individuais e não conseguiu ser efetivo.
ANÁLISE TÁTICA – FIGUEIRENSE 1X0 VITÓRIA
VITÓRIA 3X1 CORITIBA
Resultado importante e atuação no mesmo molde do que as anteriores. Pode-se assim resumir a partida contra o Coritiba, em que mais uma vez o treinador Vagner Mancini insistiu em um sistema defensivo equivocado.
ANÁLISE TÁTICA – VITÓRIA 3X1 CORITIBA
PALMEIRAS 2X1 VITÓRIA
Para enfrentar o Palmeiras, o treinador Vagner Mancini resolveu utilizar o 4-4-1-1 que variava para o 4-4-2, de acordo com a movimentação de Cárdenas. Sabendo da dificuldade de se enfrentar a boa e ofensiva equipe paulista, Mancini deu início a uma atitude que já deveria vir trabalhando em sua equipe há muito tempo.
ANÁLISE TÁTICA – PALMEIRAS 2X1 VITÓRIA
Fica aqui o destaque positivo para a mudança de postura defensiva, mesmo que por alguns minutos. Mas sabemos que a equipe precisa de muito mais. Não é da noite para o dia que se ajusta um sistema defensivo ou se implanta uma nova metodologia de marcação. No entanto, é preciso se iniciar essa mudança, e com urgência, principalmente contra equipes superiores tecnicamente.
Autor: Cássio Santos
Deixe um comentário