LEIA TAMBÉM

LEONARDO – LATERAL DIREITO – BOA ESPORTE

Nossa análise de hoje é sobre o lateral direito Leonardo, jogador do Boa Esporte, nascido em 1996.

Foto: Régis Melo

Foto: Régis Melo

Leonardo é formado nas categorias de base do Vila Nova- GO e estreou profissionalmente em 2013, durante a Série C do Campeonato Brasileiro. Originalmente atuava como volante e assim se consolidou na equipe goiana, realizando 31 partidas. Em 2015 foi contratado pelo Cruzeiro e repassado ao Boa Esporte, clube pelo qual atua por empréstimo até hoje. Ao todo foram 49 partidas pelo clube, sendo a maioria como lateral direito.

MOVIMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO

Leonardo é um jogador que vem atuando como lateral direito, entretanto pode perfeitamente atuar como volante. Trata-se de um defensor que se movimenta muito verticalmente, demonstrando boa mobilidade ofensiva. Seus deslocamentos horizontais são interessantes na fase defensiva, conseguindo ser uma boa opção para o fechamento da primeira linha.

Mapa %

CARACTERÍSTICAS

Leonardo é um lateral direito preponderante na fase defensiva. Sua participação nos momentos intermediários e finais chama atenção. Trata-se de um jogador de boa força física e disposição, que demonstra bom entendimento situacional e razoável versatilidade.

Em situações defensivas pelo seu lado, Leonardo demonstra intensidade na marcação, realizando abordagens agressivas e tendo boa capacidade nos enfrentamentos 1×1. É um jogador que apresenta uma capacidade boa de recuperação e persistência nesse tipo de duelo. Apesar de não ser um jogador leve (1,83 m e 80 kg), consegue apresentar certa agilidade ao efetuar bons desarmes em situações que o adversário direciona a bola para o seu lado não dominante e muda a direção da ação.

Quando exigido, Leonardo mostra que tem entendimento tático e realiza bons avanços para marcar de forma mais pressionante o adversário em posição mais alta. O jovem do Boa Esporte, realiza esse tipo de ação muitas vezes de acordo com sua percepção da jogada.

Avanço na Marcação

Em situações que ocorrem no lado oposto ao seu, Leonardo realiza com muita efetividade movimentos de centralização, fechando a primeira linha e se posicionando em posição central. Dessa forma, torna-se muito sólido na fase final defensiva, conseguindo realizar boas rebatidas e interceptações.  Nesse tipo de jogada, raramente falha e demonstra uma capacidade de concentração boa e objetividade.

Na fase ofensiva, Leonardo é importante principalmente nos momentos intermediários. É um lateral que tem boa velocidade e força física, conseguindo realizar projeções e ultrapassagens pelo corredor e diagonal do lado direito. Trata-se de um lateral que sabe ocupar o segundo terço do campo, até pela sua origem como volante. Dessa forma realiza boas combinações e tentativas de infiltrações pelo half-space e diagonal, aproveitando-se do espaço criado entre-linhas.

1x2 Diagonal

Com a bola nos pés, deixa a desejar. Trata-se de um jogador que enfrenta alguns problemas na fase inicial da construção ofensiva por não possuir boa qualidade para realizar algo diferente. Normalmente demonstra bom primeiro toque, mas peca ao direcionar passes mais longos. Nos passes curtos não compromete e consegue dar sequência em jogadas pelo corredor direito.

Quando pressionado costuma não efetuar um passe de qualidade, entretanto não se omite e busca sempre participar e se oferecer como opção. É um jogador que tem boa noção de posicionamento na fase inicial da construção, se posicionando na primeira linha junto aos zagueiros ou na linha dos volantes. Apresenta condução de bola ruim, sendo muito mais eficiente em projeções e deslocamentos sem ela.

Nos momentos finais da fase ofensiva, Leonardo é objetivo. Realiza bons cruzamentos e demonstrando muita força e explosão, consegue ter uma boa participação. É um jogador que possui boa leitura do jogo ofensivo e se apresenta bem, conseguindo se desmarcar, aproveitando para ganhar terreno e receber a bola em condição oportuna quando a ação ocorre no lado oposto ao seu. Nas finalizações, Leonardo demonstra boa efetividade. Tem potencial para crescer nesse sentido, já que sabe realizar infiltrações e desmarques interessantes, se colocando em posição boa de remate.

Stats

Leonardo é um jovem que apresenta potencial para atuar em um nível maior de competição. Tem boas qualidades físicas e entendimento tático. Se participar de uma boa estrutura de trabalho pode evoluir bastante e se desenvolver como um bom jogador.

Autor: Giovani Dalla Valle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: